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5 tendências do e-commerce para 2020

08 / 03 / 2020 | Sem categoria

Foto ilustrativa de um computador com a tela desligada e uma pessoa escrevendo com uma caneta em pequenas caixas seladas.

Após mais um ano é hora de fazermos um balanço do que aprendemos em 2019. Para o e-commerce brasileiro há um amadurecimento, quando falamos em estratégia. O empreendedor digital assimilou que mais do que oferecer produtos é necessário entender a experiência do cliente em cada etapa de compra.

Para termos uma ideia, entre os anos de 2017 e 2018 foram registrados um crescimento de 12% no setor de vendas online, e este percentual foi alcançado já no primeiro semestre de 2019, de acordo com levantamento da Nielsen. 

Atualmente, há mais de 65 milhões de brasileiros conectados na internet, o que significa que o “novo consumidor” já está habituado com as facilidades do universo digital e, com isso as exigências aumentam. 

Um dos grandes desafios é a respeito da velocidade de entrega. Nos EUA, por exemplo, as remessas são entregues em até 2 úteis, enquanto no Brasil a média para que o produto chegue na casa do consumidor é de até 13 dias. 

Entender as necessidades deste mercado que evolui em tempo recorde é um dos desafios de 2020. Por isso, destacamos as principais tendências e inovações para o e-commerce brasileiro.

A logística de entrega para e-commerce

Hoje, a otimização do tempo é fundamental para manter o cliente satisfeito. A maioria das empresas já entenderam a importância de uma entrega rápida, e o quanto este ponto é crucial para o fechamento de novos negócios.

logística de entrega é um dos pilares do comércio eletrônico. Ao realizar uma compra online, as pessoas querem ser informadas sobre o andamento de cada etapa: desde à efetivação de compra, ao rastreamento de entrega.

prazo de entrega é um dos fatores decisivos no processo de escolha do melhor e-commerce. Para atender estas exigências é preciso contar com parceiros que vão ajudar neste processo de fidelização para garantir a melhor experiência ao cliente

Este tipo de discussão não está restrito apenas aos e-commerces, as transportadoras também se preocupam em oferecer ferramentas que facilitem o acesso à informação. Afinal, o processo de compra deve continuar após o fechamento do carrinho, com foco na fidelização do cliente.

Os grandes varejistas, pequenos e médios empreendedores também estão pesquisando soluções alternativas de entrega, capacidade para o processamento das encomendas e abrangência em todo o Brasil. A busca pela agilidade, praticidade e tecnologia é um dos meios para não perder as vendas em potencial.

Sites de e-commerce com carregamento rápido

Contar com uma entrega eficiente é umas das etapas para um e-commerce de sucesso. Porém, antes disso é preciso contar com uma plataforma de vendas que realmente funcione. A regra é simples: a página deve ser responsiva, de fácil leitura e com os produtos organizados por categoria. 

Lembre-se, que é a partir da loja virtual que o cliente terá o primeiro contato com a sua marca. Portanto, se ele encontrar alguma dificuldade de acesso, o tempo mínimo de permanência na página não será alcançado, e os produtos ficarão no carrinho.

Uma boa loja virtual também conta com a integração para pagamentos online. Esqueça os depósitos em conta, ou o envio manual dos comprovantes, o “novo consumidor” realiza todo o processo digitalmente, e espera que o empreendedor digital conte com a mesma tecnologia.

O cliente é sempre o centro das atenções

Não existe estratégia sem que o cliente seja evidenciado. O lema para 2020 é a “experiência do usuário”. Mas, o que isso significa? Para conquistar novos clientes para o seu negócio é importante pensar em soluções que estreitem a relação com o consumidor.

atendimento personalizado é o grande diferencial de um e-commerce. O chatboté uma ferramenta excelente para melhorar a comunicação de uma loja virtual, já que diminui o tempo de espera para as respostas e a possibilidade de fornecer o atendimento 24/7. 

O atendimento rápido, por meio de mensageiros instantâneos, como o Whatsapp é uma forma eficaz para a comunicação com o cliente e, por isso será uma das tendências para 2020. 

Através da ferramenta é possível enviar uma mensagem com dados da situação de entrega, esclarecimento de dúvidas e entre outras facilidades. Este é o tipo de aproximação que o consumidor brasileiro deseja e, que os empreendedores digitais devem apostar para o próximo ano. 

Mas vale ressaltar que, apesar de ser um mecanismo, a comunicação deve ser a mais humanizada possível, para que passe segurança e credibilidade ao seu cliente.

A informação é tudo! 

É importante implementar uma estratégia de marketing, amparada por conteúdos de qualidade e pertinente aos usuários. Como tendência para as vendas no e-commerce em 2020 será necessário ir além das fotos com mega zoom ou textos descritivos.

O “novo consumidor” espera contar com depoimentos e experiências de outros compradores, imagens em alta resolução e a possibilidade de saber a dimensão real do produto, para que não haja surpresas na hora da entrega.

Aqui a palavra é proatividade! É necessário antecipar-se a respeito das necessidades do cliente, fornecendo o máximo de informações sem que ele precise entrar em contato. 

Fique atento: Outra dica é contar com uma boa produção audiovisual, capaz de mostrar os mínimos detalhes e todos as características e curiosidades a respeito do produto que está vendendo. Afinal, quanto mais dúvidas você responder e um único conteúdo, as chances serão maiores de atrair o futuro cliente e realizar uma venda.

 Omnichannel é o caminho

Talvez esta será uma das palavras mais ouvidas em 2020. A integração dos canais de comunicação com as lojas físicas fará parte da rotina dos e-commerces no Brasil.

Este tipo de conceito estimula o consumidor em sua jornada de compras. O grande desafio é proporcionar ao cliente a mesma experiência que ele teria ao adquirir um produto em uma loja física, sem que ele perceba a diferença entre os mundos: ON e OFF.

As ferramentas devem conversar entre si, por isso o Omnichannel é o futuro do varejo, já que a percepção e experiência do cliente em cada ambiente serão sintetizadas, com apenas um objetivo: melhorar o atendimento ao cliente.

Seguindo nesta linha, guarde este nome: Pudo! Sigla para Pick Up & Drop Off. A sigla, que será uma grande tendência para 2020 faz parte do processo de inovação do e-commerce brasileiro.

O serviço permitirá que o empreendedor digital entregue a sua mercadoria, por meio de pontos de coletas espalhados em todo o Brasil, que podem ser desde um locker a até uma banca de jornal, por exemplo.

Agora, que você já sabe as principais tendências do e-commerce brasileiro para 2020 é hora de contar com uma solução logística de uma das maiores transportadoras para e-commerce do Brasil. Clique aqui e saiba mais.

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