Organização, disciplina, limpeza: 5S reformula cultura de trabalho na Total Express - Total Express
  BLOG

Organização, disciplina, limpeza: 5S reformula cultura de trabalho na Total Express

26 / 02 / 2021 | Sem categoria

Imagem de dois homens, um de frente e outro de costas para a câmera. O primeiro segura um computador. Entre eles o texto

Conceito japonês vem orientando novas práticas no ambiente de trabalho

Você sabe o que significa 5S? Trata-se de um conceito desenvolvido no Japão, que, destruído após a Segunda Guerra Mundial, precisava de uma consistente cultura organizacional e corporativa que orientasse e direcionasse a recuperação econômica daquela que hoje é uma das maiores potências do planeta.

O 5S é o acrônimo de cinco palavras japonesas. Seiri é senso de utilização; seiton é senso de organização; seiso é senso de limpeza; seiketsu é senso de padronização e shitsuke é senso de disciplina. Essa cultura corporativa se desenvolveu de tal maneira que virou sinônimo de programa de gestão de qualidade em todo o mundo e chegou ao universo das empresas brasileiras na década de 1990 trazendo padronização, disciplina e organização como valores. 

Na Total Express, empresa privada com o portfólio logístico mais completo do país, o 5S vem sendo implementado com sucesso (e respaldo da direção) por uma equipe multidisciplinar chefiada pela Gerente de Projetos, Processos e Qualidade, Juliana Schneider, e com apoio dos Recursos Humanos.

A princípio, essa nova cultura de organização trouxe uma novidade na empresa logo de cara: o open office, ou seja, o entendimento do escritório como um espaço aberto em que todos os profissionais ficam disponíveis para os demais, e onde as mesas são compartilhadas, sem baias e com material apenas estritamente necessário para trabalhar. 

Em poucos meses, o 5S construiu um case para chamar de seu dentro da companhia: graças à nova gestão de qualidade, foi possível reformular e reorganizar toda a área operacional logística da Total Express, melhorando o ecossistema de trabalho após uma série de treinamentos e novas práticas incutidas na cultura de trabalho de cada um dos colaboradores. As áreas de triagem e expedição foram completamente transformadas em espaços mais limpos e organizados, e algumas práticas diárias se tornaram mais racionais e inteligentes. 

“Diferente do que muitos pensam, o 5S não é sobre limpeza. É sobre cultura de boas práticas. Tem que ser uma cultura dentro da rotina de todo mundo”, explica Cristiane Torres Duarte, da área de Qualidade e Processos.

“É necessário mudar a cultura para que as pessoas se incomodem quando as coisas estiverem fora do padrão e desorganizadas”, continua Cristiane. Quanto à mudança de cultura, ela garante que os colaboradores da Total Express já são muito mais receptivos ao programa de gestão. “No início, alguns acharam estranho. Hoje, já tenho gestores que nos procuram para dar palpites pensando em melhorar a rotina de trabalho. É gratificante.”

Os gestores de cada área fazem um acompanhamento semanal da implementação das práticas do 5S, e acompanhamento quinzenal com o time de Melhoria Contínua, do Departamento de Qualidade de Processos. 

A ideia é expandir o 5S para filiais da Total Express e dar robustez a um programa que começou com o pé direito e em pouco tempo já vem deixando uma marca indelével: a mudança de cultura em prol de um ambiente de trabalho mais organizado e disciplinado, onde todos saem ganhando e a produtividade cresce.

Fique por dentro de
nossas novidades


     

     

     

     

     

     

    Total Express na mídia

    Fale com nossa assessoria através do e-mail: totalexpress-spa@llorenteycuenca.com