Total Express elege cinco tendências para a logística do e-commerce em 2021 - Total Express
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Total Express elege cinco tendências para a logística do e-commerce em 2021

Jan 25, 2021

Total Express elege cinco tendências para a logística do e-commerce em 2021

Personalização e modos alternativos de pagamento são algumas das novidades que deverão sacudir o varejo virtual neste ano

2021 chegou e, com ele, vieram novas perspectivas de tendências na logística do e-commerce. Depois de um ano de crescimento acelerado em virtude da pandemia do novo coronavírus, o varejo virtual precisa recorrer a novas ideias e soluções que deem sustentação logística e operacional às projeções otimistas que 2021 reserva. De acordo com a Ebit Nielsen, o e-commerce no Brasil deve evoluir 26% em faturamento no ano, na comparação com 2020.

Confira algumas das tendências para o e-commerce que a Total Express, empresa privada com o portfólio logístico mais completo do país, separou:

1 – Retenção e personalização

Expandida a base de consumidores no universo virtual de compras, o novo desafio para lojistas e embarcadores de uma forma geral será fidelizar o cliente e retê-lo para que ele continue comprando. E um dos trunfos é a quantidade de informação que se pode agregar sobre um determinado consumidor. A personalização da experiência de compra é capaz de criar um relacionamento próximo e constante com o cliente. As preferências online permitem a um lojista saber como customizar campanhas e ofertas e, assim, as entregas podem ser personalizadas de acordo com “o gosto do freguês”.  Na Total Express, foram ampliados os canais de comunicação via site, telefone, WhatsApp e Facebook, além de criada a opção de assistência virtual inteligente, com a existência da EVA. Assim, a empresa passou a fornecer um atendimento Omnichannel que está disponível e acessível para os clientes embarcadores e para os consumidores 24 horas por dia e sete dias por semana, resultando em um atendimento mais eficiente. Também nesse sentido de personalização, a companhia tem apostado em pesquisas e NPS (Net Promoter Score), para medir o grau de satisfação dos clientes com mais exatidão.

2 – Operação regionalizada

A construção de novos Centros de Distribuição e o emprego de agentes de carga em distintas regiões do Brasil serão cruciais para abaixar o frete para e-commerce em 2021. Operações descentralizadas e que reduzam o custo-benefício para os clientes devem estar no centro das estratégias de comerciantes e transportadoras. A Total Express já vem empregando uma estratégia de expansão descentralizada para redução de SLA (Service Level Agreement) que deverá garantir ainda mais capilaridade e diminuição dos tempos de entrega em 2021.

3 – Terceirização da logística: fulfillment 

Para empresas, especialmente PMEs, uma solução fundamental para economizar, transformando custos fixos em variáveis, e ainda assim ter previsibilidade e transparência sobre os processos é a adoção do Fulfillment. Trata-se da terceirização da operação logística, desde a recepção da mercadoria até o transporte, passando pela armazenagem e manuseio, reservando ao lojista mais tempo e mais recursos para que ele pense no marketing, no atendimento online e na potencialização das vendas. Essa solução, já oferecida pela Total Express em conjunto com empresas como a Pier8, está em voga e deve só crescer daqui em diante. Soluções inteiramente novas na logística e e-commerce que vieram para ficar.

4 – Tecnologia e interatividade

Não é segredo que o uso de VR (Virtual Reality) tem sido cada vez mais constante no ambiente corporativo e tecnológico. Lojas no mundo todo estão ainda experimentando essa ferramenta e os primeiros testes já mostraram que ela resulta, sim, em vendas. Um exemplo foram os vestiários virtuais criados pela Nike nos Estados Unidos. Por meio da realidade aumentada, as pessoas conseguem verificar as peças do catálogo sem precisar ir à loja física. Não se assuste se mais empresas do comércio eletrônico aderirem a essa solução para garantir, por meio das tecnologias de interatividade já disponíveis no mercado, uma experiência inteiramente nova para o comprador.

5 – Novos métodos de pagamento e checkout mais simples

A cada ano, novas soluções de pagamentos, como carteiras digitais, são lançadas no mercado. O lojista no e-commerce deve estar sempre atento a esse tipo de tendência, para não ficar para trás oferecendo apenas transferência bancária via boleto. PayPal, PicPay e Apple Pay já entraram com alguma consistência no mercado de varejo virtual. E com a chegada do PIX, solução do Banco Central lançada em novembro de 2020, os pagamentos ficaram ainda mais descomplicados e ágeis. Nessa linha, é importante que as plataformas de e-commerce também simplifiquem a etapa de finalização dos pedidos, o famoso check out. Salvando as informações de cobrança e entrega de cada cliente, ele não precisará digitar os dados a cada vez que for comprar digitalmente. A eliminação de etapas de checkout assegura uma melhor experiência para o consumidor final.

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