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4 coisas que você precisa saber sobre logística para e-commerce

23 / 03 / 2023 | Sem categoria

Vender pela internet pode ser uma excelente estratégia de negócios, já que as compras online já entraram no gosto do consumidor. Entretanto, isso pode tornar um pesadelo quando o empreendedor não tem as informações necessárias para atender melhor seus clientes. Para que um e-commerce possa ser bem-sucedido, é fundamental que haja uma estrutura logística bem definida e eficiente.

Essa é uma das áreas mais essenciais nesse tipo de atividade e que colabora em pontos como:

– previsibilidade no prazo de entrega;

– controle de estoque e vendas;

– garantia de bom atendimento ao cliente.

Somente com um planejamento logístico eficiente é possível ter organização, entregando uma boa experiência para o consumidor, garantindo a fidelização de clientes e melhores resultados para o negócio. Mas afinal, de que formas é possível atingir esse objetivo? Confira 4 coisas que sua empresa deve saber a respeito:

1.      Estruturar o fluxo logístico

O primeiro passo para se ter uma boa logística para e-commerce é contar com um processo de armazenagem e expedição de mercadorias bem planejado. Uma boa estruturação do fluxo logístico permite que a empresa tenha um controle maior sobre o estoque, evitando que haja faltas ou excessos de produtos, além de garantir que as entregas sejam realizadas dentro do prazo estipulado.

Para organizar esse fluxo, o empreendedor deve considerar as possibilidades físicas e operacionais do espaço – como a capacidade do espaço, a organização dos produtos e a gestão dos estoques – de modo a evitar a implementação de ações que possam aumentar a complexidade dessa organização e gerar problemas.

Junto a isso, está o estudo das tendências do mercado, assim como das vendas realizadas pelo negócio.

O resultado desse levantamento deve permitir optar por aquilo que é mais vantajoso, como a demanda, os níveis de estoque e o trânsito das mercadorias. Algumas perguntas que a gestão deve se fazer são:

– quais são as etapas a serem realizadas para que um produto possa ser entregue ao cliente dentro do prazo?

– quem serão os responsáveis por cada uma delas?

– quanto tempo será preciso dispor para que cada processo seja cumprido?

Já a expedição de mercadorias deve ser planejada de forma a minimizar os erros e garantir que as encomendas sejam entregues corretamente e no prazo adequado.

2. Boas práticas para o controle de estoque

Uma boa logística de vendas online deve contar com um controle de estoque minucioso. Afinal, todo o processo depende da disponibilidade dos produtos a serem enviados.

Nesse aspecto, dispor de um inventário estruturado permite, por exemplo, ter visão dos produtos com melhor saída ou acompanhar quais itens não estão sendo vendidos. Confira algumas práticas relevantes:

– armazenar produtos de categorias semelhantes próximos uns dos outros;

– etiquetar os itens, para que o momento de procurá-los seja mais simples, diminuindo as chances de envios errados;

– utilizar um software de ERP (sigla para “Enterprise Resource Planning” ou Planejamento de Recursos Empresariais), que integre dados e forneça informações sobre todos os setores da empresa de forma simplificada;

– programar promoções para aqueles itens que não estão tendo saída – um recurso importante especialmente para setores que dependem de tendências, como vestuário e acessórios.

3. A importância de escolher uma boa transportadora

Essa é uma escolha fundamental para o sucesso das vendas online, impactando tanto no trabalho diário do empreendedor, como nos resultados de venda e fidelização de clientes.

Afinal, quando um prazo é prometido, ele deve ser cumprido. Caso contrário, as chances de insatisfação – e reclamações – são grandes, afetando sua reputação online.

Isso sem contar que os valores de frete são decisivos para a compra. Alguns pontos que auxiliam na escolha por uma transportadora dentro da logística de e-commerce são:

– transparência nos processos e taxas;

– alcance nas entregas em todos os estados do Brasil;

– suporte ao cliente fácil e rápido;

– verificar as políticas de qualidade e as normas da empresa, que envolvem os prazos de entrega, por exemplo.

4. Porque ter logística reversa

A logística reversa consiste no conjunto de processos relacionados ao retorno de um produto ao e-commerce, nos casos de troca e devolução pelo consumidor, fazendo o caminho inverso ao da entrega da encomenda.

As etapas incluem o recebimento da solicitação do cliente, a checagem do estoque no caso de trocas, o atendimento durante todo o evento e o estorno ou envio de um novo item.

Além de ser uma prática que auxilia na boa experiência do cliente, faz com que as lojas virtuais estejam de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o qual determina o direito ao comprador de devolver o produto em até 7 dias úteis em caso de arrependimento.

Dedicar tempo para desenvolver processos eficientes de logística para e-commerce ajuda a diferenciar o negócio frente aos concorrentes, agilizar pedidos, otimizar custos e proporcionar uma percepção positiva ao cliente, refletindo-se nos bons resultados.

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