6 erros a serem evitados em seu e-commerce em alta temporada - Total Express
  BLOG

6 erros a serem evitados em seu e-commerce em alta temporada

02 / 02 / 2024 | Ecommerce

evitar-erros-e-commerce-temporada

Quem trabalha no e-commerce sabe que esse é um mercado dinâmico, movido principalmente por datas especiais. Mas é inegável que existem alguns períodos marcados por uma demanda maior. A alta temporada representa um momento esperado ao longo do ano pelos consumidores, como páscoa, Black Friday, dia das mães e Natal. 

Aproveitar todo o potencial de cada época é fundamental para vender mais, principalmente em um momento em que há mais de 2 milhões de e-commerces no Brasil

Para aproveitar essa oportunidade e alavancar resultados ao máximo em todos os períodos do ano, confira 6 erros que devem ser evitados em seu e-commerce.

1. Ignorar seu público-alvo no planejamento

O comportamento e perfil do seu público-alvo trazem informações fundamentais para pensar nas melhores estratégias para alavancar resultados. Isso ajuda a pensar em como estar alinhado com os objetivos delas.

Por exemplo, o seu público tende a fazer as compras mais perto das datas festivas? Isso exigirá um processo logístico de excelência, para que os itens cheguem a tempo na casa de cada um.

Costumam comprar presentes para vários familiares, amigos e colegas próximos em um mesmo site e envia os produtos para endereços diferentes? Esse tipo de comportamento pode demandar uma estratégia específica, por exemplo, de precificação do frete, trazendo ofertas atrativas que darão destaque a empresa.

2. Não divulgar corretamente nas redes sociais

A presença nas redes sociais é uma forte responsável por alavancar o sucesso de estratégias específicas para o fim de ano. Muitos clientes só têm conhecimento de ofertas vantajosas para eles a partir da divulgação de suas marcas de confiança nesses espaços.

Não pensar em uma estratégia criada e direcionada para esse momento é abrir mão de um forte potencial de engajamento. Alguns pontos que podem ser explorados para essas datas são:

  • Criar enquetes sobre qual o presente desejado;
  • Compartilhar histórias que emocionam;
  • Criar ações promocionais que envolvam seus clientes;
  • Mostrar nas publicações como os produtos da sua loja podem ser ótimas opções de presentes.

Como pode ver, opções não faltam. Então, crie um calendário editorial com suas ideias e comece a postar diariamente para atrair a atenção de seu público nas redes sociais. 

3. Dar descontos sem analisar a margem de lucro

Esse é um erro que o gestor de e-commerce paga caro no futuro (literalmente). Muitas vezes, os descontos são concedidos considerando os valores que o concorrente está praticando, querendo ser mais competitivo do que ele. Porém, nisso, esquece de analisar a margem de lucro.

O resultado pode ser bem desastroso e gerar prejuízos que comprometerão seu fluxo de caixa no começo de ano (um período no qual alguns segmentos enfrentam queda nas vendas, pois muitos clientes compram menos devido às contas fixas que são pagas nesse momento).

Ao definir a margem de lucro, não deixe de considerar alguns pontos importantes para precificação, como o custo de frete, armazenamento e acondicionamento dos itens no estoque, mão-de-obra, contratação de serviços fundamentais para seu e-commerce, entre outros.

4. Subestimar o seu estoque

Não perca oportunidades por ter planejado seu estoque aquém da demanda para o período. Nesse caso, os dados serão seus maiores aliados. 

Analise o fluxo médio de vendas ao longo do ano e, se tiver essas informações, veja como foi a tendência de crescimento de compras dos clientes no mesmo período no ano passado.

Com isso, é possível verificar se é necessário aumentar o volume de alguns itens que podem ter uma maior saída no período ou incentivar a venda de outros que ficam mais encalhados no período.

Outro erro comum é, também, não incentivar as queimas de estoque. Esse é um ótimo momento para reduzir itens parados, planejando a entrada de produtos com novas linhas. Equilíbrio aqui será fundamental para seu sucesso.

5. Atendimento sem personalização

Seu negócio não pode errar no suporte ao cliente, principalmente nessas datas. Há muito envolvimento emocional nas compras de fim de ano, sendo preciso que esse contato seja feito da melhor forma possível, a fim de evitar eventuais crises.

Invista em atendimento de qualidade, que possa fidelizar os clientes para lançamentos futuros. Algumas dicas para isso são:

  • Contrate profissionais temporários para darem conta do aumento de volume do período;
  • Identifique quais são os canais preferidos do cliente para tirar dúvidas;
  • Crie mensagens que possam ajudá-lo pro ativamente a passar por toda a jornada do cliente;
  • Ao perceber que há uma dificuldade, por exemplo, em concluir o carrinho, um contato pode ser feito para identificar se foi uma questão técnica ou dúvida e prestar o suporte necessário;
  • Crie tutoriais de ajuda para questões que podem ser mais difíceis (como saber inserir corretamente um cupom de desconto para determinados públicos).

6. Não contar com uma logística abrangente em todo o Brasil

Esse é um ponto que impacta seriamente os e-commerces durante a alta temporada: não investir adequadamente em uma logística abrangente em todo o Brasil.

Com o aumento da confiança no público no e-commerce, pessoas de todo o Brasil estão cada vez mais fazendo suas primeiras compras online. Algo que se comprova quando vemos o setor bater recordes de faturamento, com mais de 185,7 bilhões em compras em 2023 – um crescimento de 11% em comparação com o ano anterior. 

Por isso, é fundamental garantir que ele receberá seus itens em qualquer lugar do país, com agilidade, contando com uma transportadora de confiança. Lembre-se que, para muitos, essa poderá ser a primeira experiência com compras online e pode ser responsável por fidelizá-lo, se for positiva.

E esse é um trabalho que a Total Express entende muito bem. Com 100% de cobertura nacional, plataforma intuitiva e 2 mega hubs, com mais de 50 bases de coleta e entrega e 120 bases de entrega, com as quais empreendedores podem otimizar a sua operação logística com muito mais agilidade e confiança.

Dessa maneira, seus clientes contam com uma experiência positiva e seu negócio pode vender muito mais.

Como vimos, o período de alta temporada tem o potencial de ser o ponto alto dos negócios, mas para isso é fundamental preparar as operações corretamente. Explorar as melhores estratégias e evitar os erros que listamos aqui ajudam a trazer diversos benefícios para seu e-commerce nesse período quente, como trazer novos clientes para seu e-commerce, aumentar as vendas, movimentar o estoque e ajudar a fazer a queima de estoque para o começo de ano. 

Gostou de saber mais sobre as principais dicas para evitar erros que coloquem seus resultados a perder em um dos momentos mais estratégicos do ano? 

Então continue acompanhando nosso blog, com conteúdos imperdíveis e que darão um up importante em seu e-commerce.

Fique por dentro de
nossas novidades


     

     

     

     

     

     

    Total Express na mídia

    Fale com nossa assessoria através do e-mail: totalexpress-spa@llorenteycuenca.com

    x