29 / 01 / 2024 | Ecommerce
Nos últimos tempos, o e-commerce tem vivido sua fase de ouro, batendo recordes e superando expectativas ano após ano. E, para 2024, os cenários também se mostram favoráveis. Segundo um estudo da Worldpay, a estimativa é de que o segmento atinja um marco de 57% de crescimento até esse ano, o que significa um ótimo momento para seus gestores aumentarem suas vendas online e impulsionarem esse aquecimento.
Porém, se a sua empresa alcançou um platô e não está expandindo as vendas como o imaginado, é importante contar com estratégias que ajudarão a traçar práticas para tornar o negócio mais eficiente e direcionado.
Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes que ajudarão a sair do comum e dar um passo adiante para vender mais online. Confira a seguir.
As vendas podem se tornar um grande desafio para os gestores, principalmente quando alcançam um determinado patamar de crescimento. Muito disso vem, justamente, das questões relacionadas com a administração do negócio.
Muitos e-commerces pecam em direcionar o foco nas métricas em si (ou seja, nos dados gerais de vendas), que de fato em estratégias que garantirão um posicionamento de valor perante o público.
Portanto, separamos 7 dicas que acompanhamos com nossos parceiros para ajudar a aumentar as vendas online da sua empresa sem comprometer as operações de outros times, proporcionando maiores chances de sucesso a partir de uma experiência do cliente excelente.
Confira a seguir as melhores estratégias para vender mais online:
Um dos pontos que pode afastar o cliente do seu negócio e diminuir o volume de compras é quando o processo de finalização não é intuitivo, ou seja, a pessoa não encontra facilidade no processo de concretização, abandonando o carrinho.
Para estimular o processo, torne esse processo mais simples etapa a etapa. Confira quais são os gargalos que podem estar presentes em momentos como login, pagamento, análise do valor do frete e reduza ou resolva os pontos que podem gerar fricção ou que sejam confusos.
Você explora, de fato, todo o potencial do seu sistema responsável pelo processamento de entregas de pedidos? Muitas vezes, gargalos que impedem a expansão das vendas acontecem nesse ponto.
Uma dica interessante é buscar mais informações diretamente com o fornecedor sobre o serviço contratado, tirando dúvidas sobre siglas presentes, termos desconhecidos e funcionalidades que possam ser fundamentais para o sucesso do seu negócio.
Conhecer mais sobre isso ajuda, também, a potencializar a visão das entregas e ter um processo de preparação, separação e envio de pedidos mais ágil e eficiente.
Leia mais: PMEs: como ter entregas de alta qualidade com economia para sua loja online
O controle de estoque é fundamental quando falamos em potencializar as vendas, para saber exatamente quais são os produtos disponíveis, suas quantidades e demais informações essenciais, como prazo de validade, por exemplo, ajudando a identificar o melhor momento para uma eventual queima de estoque, se necessário.
A escolha do layout adequado deve levar em conta as demandas da sua loja, que podem ir além do controle do estoque, mas também no processo de envio, o que diminui o tempo de manuseio e envio.
Um dos sistemas de armazenagem mais utilizados é o flow rack, ou fluxo de prateleira, permitindo o armazenamento e retirada de produtos sejam feitos de maneira rápida, esse modelo comumente conta até com prateleiras inclinadas e esteiras rolantes para facilitar esse processo. Entrando mais a fundo nesse assunto, você pode até escolher entre três sistemas de manuseio, sendo eles:
Recomendamos que a recontagem e conferência do inventário sejam realizados a cada 3 ou 6 meses, ou, então, no lançamento de cada campanha, assim você tem uma visão precisa das vendas e quais produtos possuem mais apelo para planejar os próximos passos.
Todo esse processo pode parecer complexo quando temos uma lista enorme de pendências a serem resolvidas, por isso, a Total Express conta com o Total Fulfillment, solução completa de armazenagem e manuseio de estoque com sistema próprio de WMS (Warehouse Management System) e armazenagem, picking e packing para todos os tipos de produtos e quantidades – otimizando o tempo de seus processos, trazendo melhor custo benefício e visão do estoque.
Leia mais em: Total Fulfillment: preocupe-se com suas vendas e deixe o resto por nossa conta
Se você não investe em boas fotos dos produtos, esse pode ser um dos fatores que está influenciando a alcançar o efeito platô e não explorar todo o potencial do seu e-commerce.
Seus clientes querem poder conferir informações e imagens atualizadas e visualizar como o produto é em diferentes ângulos. E, em alguns segmentos, isso se torna ainda mais essencial, como vestuário, mobiliário, arte, e itens de maior valor agregado.
Se você não possui estratégias definidas no calendário para proporcionar aumentos sazonais de vendas, crie campanhas específicas para esses momentos, alinhando-as com seu público-alvo.
O ideal é que tenha em mãos um calendário com as principais datas do ano, de forma que ele te auxilie a desenhar as campanhas para este fim com estratégias mais aprofundadas e assertivas.
Para explorar ao máximo o potencial de divulgação e atingir quem realmente tenha interesse nos produtos do seu negócio, é importante conhecer bem o seu público-alvo e nicho. Isso ajudará não só a escolher os produtos que terão mais aderência, quanto também, definir estratégias de divulgação que atinjam os nichos desejados para a sua empresa.
Para isso, pode ser importante criar pesquisas que ajudem a conhecer melhor seu cliente potencial, suas características e gostos, padrões de comportamento, como definem o processo de compras, entre outros pontos.
Isso ajudará a definir planos de comunicação com mais potencial para o sucesso do marketing do seu negócio, trazendo as principais tendências que realmente façam sentido.
Uma das pesquisas mais utilizadas é a NPS (Net Promoter Score), que auxilia a compreender a satisfação do seu cliente e o grau de fidelidade em relação ao seu negócio. Com isso, é possível identificar se sua loja está no caminho certo para conquistar a fidelização de mais clientes, fazendo com que eles divulguem seu negócio para colegas, familiares e amigos.
Criar um diferencial para seu e-commerce pode fazer toda a diferença para expansão das vendas. Muitas vezes, ações simples como o envio de um mimo, e-mails com mensagens de aniversário, um atendimento dedicado e próximo podem fazer toda a diferença.
Por exemplo, um cliente entrou em contato para falar sobre o atraso de uma entrega? Ter um colaborador que responda prontamente, confirme se está tudo certo e faça um follow up mais próximo pode passar a sensação de que seu negócio valoriza os clientes, não os vendo apenas como um número.
Essa aproximação potencializa o relacionamento do cliente com a sua empresa e aumenta as chances de sucesso a longo prazo. Outras ações interessantes são:
Pensar em estratégias que contemplem diferentes pontos, ajuda a criar o aumento das métricas de vendas e também potencializa a satisfação do cliente. Isso pode ser um grande diferencial para o sucesso da iniciativa da sua empresa, por estender os efeitos a longo prazo.
Em um momento no qual as dinâmicas mudam rapidamente, manter novas estratégias constantemente permite que sua loja virtual esteja sempre a frente no mercado, superando os concorrentes e entregando a melhor experiência para o público.
Com a Total Express do seu lado você conta com uma infraestrutura completa para oferecer uma experiência de alto valor para seus clientes. Para isso, trabalhamos em harmonia com os embarcadores – promovendo um ecossistema inteligente para cada entrega.
Além disso, fornecemos programas de treinamento semanais para empreendedores potencializarem a gestão de pedidos e transportes. Essa é uma iniciativa que ocorre durante os 30 primeiros dias depois da primeira entrega com a Total Express. Assim, nossos clientes podem aproveitar o ritmo e enviar seus produtos para todo o Brasil.
Entre em contato e conheça mais sobre como a Total Express pode ajudar a vender mais online.
Fale com nossa assessoria através do e-mail: totalexpress-spa@llorenteycuenca.com