Black Friday: projeções de crescimento são otimistas, e e-commerce está no centro de tudo - Total Express
  BLOG

Black Friday: projeções de crescimento são otimistas, e e-commerce está no centro de tudo

18 / 11 / 2020 | Sem categoria

Imagem de um computador ligado. Na tela alguns gráficos que não dizem nada e, em cima, um mini carrinho de compras com pequenas sacolas de papelão dentro.

 

O impacto da Black Friday no ponteiro de vendas do setor varejista existe desde que a data comercial foi implantada no Brasil há dez anos. Passada uma década, é possível dizer que a força do evento nunca foi tão grande como agora. Mesmo com os desafios que a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social impõem, o e-commerce tem provado o seu valor e mostrado que consegue manter o consumo em um patamar de vendas tão grande quanto – ou ainda maior, como mostram pesquisas.

A praticidade para fazer compras online é algo que já impulsionava o segmento de vendas virtuais há alguns anos. Mas com a pandemia forçando o fechamento de lojas físicas, e o fortalecimento da cadeia logística que dá sustentação ao varejo online, fizeram com que a modalidade explodisse e se consolidasse no ano de 2020. 

Dados da 42ª edição do Webshoppers, estudo sobre e-commerce no Brasil elaborado todo semestre pela Ebit/Nielsen em parceria com a Elo, mostram que o comércio virtual brasileiro registrou crescimento de 47% no primeiro semestre, sua maior alta em 20 anos, impulsionado pela alta de 39% no número de pedidos (chegando a 90,8 milhões de compras), em relação ao primeiro semestre de 2019. Para se ter uma ideia do quão explosivo é esse salto, o e-commerce já vinha em alta nos últimos anos e estava projetado para crescer 18% em 2020, de acordo com essa pesquisa. Mas os 47% excedem em muito as estimativas. Os dados são de janeiro a junho de 2020.

Já em setembro, um estudo divulgado pela Fecomércio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) mostra que o e-commerce passou de 2,9% para 3,7% na fatia que representa em relação ao varejo no estado de São Paulo. 

E a mesma instituição também prevê aumento de até 3% nas vendas do comércio varejista em novembro comparado com o mesmo período do ano passado. O que segundo a pesquisa, o aumento deve ser mesmo puxado pela Black Friday.

Conclui-se que as estimativas confirmam uma sensação otimista generalizada na rede varejista, impulsionado por um e-commerce cada vez mais robusto que, por sua vez, é atendido por uma cadeia produtiva ainda mais capacitada e integrada para atender os shoppers. A Total Express, é claro, como principal player logístico neste segmento, vem fazendo a sua parte durante todo o ano, e agora, também está se preparando para entregar uma Black Friday melhor.

Fique por dentro de
nossas novidades


     

     

     

     

     

     

    Total Express na mídia

    Fale com nossa assessoria através do e-mail: totalexpress-spa@llorenteycuenca.com