Total Regional: conheça a operação multiconectada da Total Express - Total Express
  BLOG

Total Regional: conheça a operação multiconectada da Total Express

25 / 01 / 2021 | Sem categoria

ilustração do mapa do Brasil com vários pontos de luz conectados através de linhas.

Segmento estratégico garante atendimento capilarizado e descentralizado de logística e entrega em todo o Brasil

Até pouco tempo atrás, a logística do varejo online funcionava da seguinte maneira: um consumidor do interior do Paraná comprava um produto em um e-commerce de Curitiba-PR e o produto precisava “viajar” até São Paulo para ser separado e consolidado, para só então ser enviado ao seu consumidor. Fazer toda essa jornada para voltar para a mesma região de onde veio é um processo das transportadoras para e-commerce nada prático e, principalmente, lento e custoso para o cliente final.

Trâmites como esse fizeram com que as empresas de logística e entrega passassem a apostar as fichas em operações mais ágeis e regionalizadas. A Total Express acreditou nisso e foi além. Olhar fora do eixo Rio-SP, ampliar capilaridade, maior alcance e menor prazo de entrega foram alguns dos pilares que impulsionaram a estratégia de expansão para aumento de SLA (Service Level Agreement) e do custo-benefício para os clientes, em um segmento da Total que triplicou de tamanho em 2020. O volume de entregas e de agentes regionais quadruplicou-se e se transformou na força motriz de um serviço logístico cada vez mais local e regionalizado.

O que é?

Para entender essa operação, primeiro é crucial entender que este segmento está no centro da estratégia de expansão da empresa privada com o portfólio logístico mais completo do país. “Embora o potencial de consumo do e-commerce ainda esteja concentrado nas regiões Sul e Sudeste, quando olhamos para a distribuição dos embarcadores existe uma pista gigantesca para percorrer em outras regiões, e a coleta descentralizada nos permite aumentar a capilaridade da nossa cobertura de entregas”, afirma o Gerente de Vendas Regional Marcus Vinicius Tadim.

E quem percorre esta imensa pista são os agentes comerciais, que fomentam novas operações e prospectam novos clientes o tempo todo, agindo como extensões da empresa nos quatro cantos deste país continental. Hoje, são cerca de 30 profissionais deste tipo espalhados pelo Brasil, quatro vezes mais do que no início de 2020.

Evolução em 2020

A aposta nesse segmento se reflete nos números. “Fecharemos o ano com um crescimento de 170% aproximadamente em relação a 2019 e cerca de 800 novos clientes”, afirma o Gerente de Produtos Fernando de Azevedo. 

O ano de 2020 contou com uma expansão bastante profunda no segmento. “Foram 25 novas bases aptas para coletar e processar encomendas, uma estrutura de atendimento dedicado para os clientes e para as bases de processamento, aumento de caminhões de transferência na malha sul e a criação de quatro novas malhas regionais, com diminuição média de dois dias no prazo de entrega, sendo que em alguns destinos reduzimos em mais de 4 dias o prazo de entrega”, revela Azevedo, reforçando a melhoria no frete para e-commerce. “Toda essa malha demandou meses de planejamento e operacionalização, envolvendo praticamente todas as áreas da Total”.

Como o ano de 2020 foi atípico, a Total precisou acelerar seus planos de atendimento regional. “A pandemia trouxe muitos novos clientes para o universo de e-commerce, e não necessariamente concentrados no eixo RJ-SP. Por isso, a expansão regionalizada é fundamental, inclusive diminuindo o prazo de entrega para o consumidor final”, explica Tadim.

Metas para este ano

Para 2021, a Total Express tem novas “pistas” a percorrer com o atendimento descentralizado: dez novas regiões passarão a ser operadas pelos agentes comerciais. Brasília, Goiânia e Cuiabá estão entre elas, no âmbito da expansão da malha do Centro-Oeste. Outras 15 novas bases de coleta e processamento de encomendas estão previstas, assim como o aumento do número de agentes comerciais. Afinal, as pistas do Brasil são gigantes e é necessária muita sola para percorrê-las por inteiro.

Fique por dentro de
nossas novidades


     

     

     

     

     

     

    Total Express na mídia

    Fale com nossa assessoria através do e-mail: totalexpress-spa@llorenteycuenca.com

    x