Como escolher as melhores embalagens para meu produto?
  BLOG

Como escolher as melhores embalagens para meu produto?

03 / 04 / 2023 | Ecommerce

O consumidor está cada vez mais exigente em relação a diversos aspectos que envolvem uma compra online, incluindo a maneira como recebe seus itens em casa. Por isso, a embalagem ideal de produtos também deve ser uma prioridade, já que ela diz respeito, por exemplo, ao cuidado que a marca tem com suas entregas e à própria imagem.

Mas afinal, como escolher as embalagens para que passem uma boa impressão e mantenham os produtos intactos até chegarem ao cliente? É isso que você vai ver a seguir. Confira algumas dicas!

 

Tamanho e formato

Este é um ponto que deve ser avaliado antes mesmo da adição de um novo produto, evitando comprar embalagens grandes demais que deixem a mercadoria solta e sob o risco de sofrer danos.

Além disso, vale citar que itens embalados em formato não convencional, como esférico, por exemplo, podem gerar uma taxa extra – que pode ser considerável. Portanto, simule o investimento antes de se decidir por uma opção diferenciada. 

Caso seja importante por aspectos como a experiência do cliente, a sugestão é utilizar duas embalagens, sendo uma interna, no formato do produto, e outra externa, no padrão do responsável pelo transporte e entrega.

 

Características dos produtos 

Imagine que a sua loja vende itens de decoração de vidro ou cristal, bem como bebidas. Essas são apenas algumas das hipóteses que merecem atenção extra no momento de escolher a embalagem ideal. 

Afinal, eles devem chegar sem danos aos clientes, de forma a evitar experiências negativas e prejuízos financeiros para o vendedor. Alguns cuidados a se tomar são:

objetos frágeis devem ser embalados com plástico bolha e levarem um aviso na embalagem, para que a transportadora tenha cuidado;

produtos cortantes ou pontiagudos também devem ser bem embalados com plástico bolha para não estragarem a embalagem nem machucarem os entregadores ou os clientes;

líquidos precisam ser lacrados e reforçados com plástico bolha. É importante também se informar com o parceiro que fará a entrega sobre as regras para estes itens.

 

Embalagem customizada ou padrão

Uma das formas de demonstrar ao cliente que há interesse em oferecer uma experiência positiva e personalizada é criando embalagens internas (que ficarão dentro das embalagens padrões) customizadas e atraentes para a marca. 

Enquanto por fora elas podem ter a identidade visual da transportadora ou algo mais básico e padrão, por dentro o cliente pode ser surpreendido com papéis finos, como o de seda, envolvendo o produto, e um bilhete, seja ele manuscrito ou impresso, contendo o seu nome no início da mensagem. 

Se fosse com você, se sentiria especial, concorda? Pois os seus clientes certamente terão a mesma sensação. 

 

Custos dos materiais adicionais 

Itens como almofadas de ar, isopor, papel picado ou pardo fazem parte da embalagem e devem ser incluídos no orçamento total. 

Faça uma listagem com o valor de cada produto e seu rendimento por embalagem para chegar a um custo unitário. Por mais que isso pareça algo insignificante, o montante total impacta no lucro. Portanto, fique atento para não ter prejuízos. 

Além de chegar em boas condições, as embalagens ideais de produtos precisam ser bonitas e funcionais, bem como seguras. Por isso, é fundamental dar uma atenção extra para essa parte da experiência de compra do cliente, o que envolve a escolha por uma boa transportadora.

Fique por dentro de
nossas novidades


     

     

     

     

     

     

    Total Express na mídia

    Fale com nossa assessoria através do e-mail: totalexpress-spa@llorenteycuenca.com