Como utilizar o e-TOTAL? - Total Express

 

 

O QUE É O e-TOTAL?

O e-TOTAL é o serviço de entrega de encomendas da Total Express direcionado para o pequeno e médio e-commerce, que envia a partir de cinco encomendas/dia.

 

CARACTERÍSTICAS DO SERVIÇO

Os principais diferenciais deste produto são:

• Serviço de autoatendimento;

• Contratação on-line, simples e conveniente;

• Coleta realizada por demanda: você solicita no sistema e a gente coleta;

• Sistema on-line para abrir chamado e solucionar dúvidas sobre o status da encomenda;

• Faturamento em 15 dias, com vencimento para 15 dias.

 

VALOR DO FRETE
O melhor preço

Você poderá saber antecipadamente o custo de cada entrega que irá solicitar. Inserindo o local de origem, destino, peso estimado e valor de NF do produto você terá o custo do frete. O custo do frete no e-TOTAL é composto pelo valor do frete + seguro.

 

SIMULADOR DE FRETE

Acesse: “Faturamento” > “Simulador de frete”
Use sempre: Tipo de serviço: “Expresso”
Modalidade: “Entrega Normal”

 

Encomendas com destino fora da área atendida pela Total Express serão redespachadas via Correios (SEDEX). Ao simular e aparecer a mensagem de redespacho, e mesmo assim você enviar suas encomendas, isso significa que você está de acordo com o redespacho e normas de envio dos Correios (SEDEX).

  • O faturamento será feito por objeto, bem como a regra da cobrança de taxa adicional pelas encomendas não maquináveis, acima de 70cm e área de risco do RJ.

O simulador considera apenas o valor de GRIS (seguro). Para o cálculo completo do valor do frete, siga as orientações a seguir:

Para adicionar o peso na simulação, deve-se considerar o maior entre Peso Real x Peso Cubado, abaixo regra para cálculo:

 

Usar as medidas C x L x A em Metro: 0,80 x 0,50 x 0,40 m = 0,16 m³ Fator de Cubagem = 167kg/m³ Peso Cubado = 0,16 x 167 = 26,72 kgs Peso Real = 15,50 kgs

Para cálculo do Peso x UF dentro da tabela em Excel, considerar a regra: Peso Real ====> 1,60 kgs – Faixa de 2,00Kgs = 1,01 a 2,00 Peso Cubado => 4,70 kgs – Faixa de 5,00 kgs = 4,01 a 5,00

 

A classificação da sigla UF da Geografia Comercial, deve considerar o Faixa de CEP na planilha de Abrangência STD

Com base na informação de peso que se enquadra a sua encomenda e as generalidades abaixo, você pode simular o seu frete com as generalidades da tabela:

 

Origem da coleta:
Cep 05445-000 – São Paulo – SP
Peso Real ====> 1,60 kgs – Faixa de 2,00Kgs = 1,01 a 2,00
Peso Cubado => 4,70 kgs – Faixa de 5,00 kgs = 4,01 a 5,00

Destino:
Cep: 06013-000 – Osasco – SPG = Risco Padrão ou Normal Prazo D+2 dias Valor NFE = R$ 100,00

Assim temos:
Frete Peso = R$ 15,66 (Neste caso foi utilizado peso cubado, pois é maior que o peso real.
Seguro = R$ 0,40 (Advalorem = R$ 100,00 x 0,40%)
GRIS = R$ 0,20 (Risco Normal = R$ 100,00 x 0,20%)
Subtotal = R$ 16,26

Impostos, utilizar o fator 0,88 (destinatário PF, para regiões SUL e Sudeste – o Estado do ES). Frete com impostos = R$ 18,48

Obs: Para facilitar a simulação do frete, sugerimos a utilização de uma planilha excel para realização dos cálculos.

Impostos:
Os impostos não estão inclusos nos cálculos do simulador e tem como regra básica para Entregas Intermunicipais e Interestaduais, destinadas a PF os fatores para divisão:
Resultado Subtotal (Frete Peso + Seguro + GRIS)
Regiões Sul e Sudeste – o Estado do ES = 0,88
Demais Regiões + o Estado do ES = 0,93
Cobrança via emissão de CTE – Conhecimento de Transporte Eletronico, (Imposto destacado ICMS)

Entregas Municipais, destinadas a PF a cobrança é feita via Nota Fiscal de Serviço (Imposto destacado ISS). Para destinatários PJ, favor consultar o seu contador.

 

COLETAS
Simples de solicitar

As coletas são gratuitas e realizadas pela Total Express sempre que tiver o mínimo de cinco volumes para ser retirados. Para coletarmos as encomendas será necessário realizar o upload do XML da NFe de cada encomenda no sistema ICS.

Lembre-se de inserir no campo da emissão de NFe o nome da Total Express. E assim que o motorista chegar para a coleta, assinar o romaneio do motorista conferindo todas as encomendas coletadas.

IMPORTANTE: Toda embalagem a ser coletada pela Total Express deverá ter a Danfe afixada externamente em local visível para que possamos fazer a leitura da chave de acesso (código de barras). No momento em que a Danfe passar por nossa operação será emitido nosso Dacte com as informações necessárias para realizar a expedição dos volumes ao destino. A Total Express não coleta produtos sem as instruções acima informadas.

Veja como funcionam os horários de corte para coleta:

Até às 11h: se os uploads dos arquivos XLM forem concluídos até este horário em nosso sistema, realizaremos as coletas das mercadorias até às 19h do mesmo dia.

Após às 11h: se os uploads dos arquivos XLM forem concluídos após este horário em nosso sistema, suas encomendas serão coletadas no dia seguinte, das 9h às 18h. Verifique no item embalagem o devido acondicionamento de seus produtos para que a coleta seja realizada.

Obs: Todos os horários informados neste manual respeitam os dias da semana (segunda à sexta-feira), excluindo feriados nacionais.

 

SOLICITAR COLETA

Para solicitar coletas você deve efetuar o upload do EDI dentro do sistema ICS. Acesse a aba Arquivos > Upload de Dados

Vá em Configuração e selecione a opção XmlNFe

Clique em Arquivo > Escolher arquivo e selecione o XmlNFe

O arquivo XML é a versão digital da nota fiscal propriamente dita, sendo o formato utilizado para registro das informações relativas à NF-e (nota fiscal eletrônica), que é emitida quando da venda de um produto. Ele obedece a um padrão nacional de escrituração fiscal.

 

Outra forma é fazer o upload de todos os dados da nota fiscal utilizando uma planilha na extensão .csv padronizada para esta operação (Total20). Esse arquivo será encaminhado juntamente com o seu login e senha.

 

CANCELAR COLETA

Para cancelar uma coleta, por qualquer motivo, você deverá entrar em contato com a Central de Relacionamento e-TOTAL no telefone (11) 3627-5900, + opção 2, novamente a opção 2 e depois inserir o código 75491.

Para que o cancelamento seja realizado com sucesso, você deve respeitar os horários de corte. Ou seja: todas as encomendas com coleta solicitada antes das 11h devem ser canceladas no máximo até às 11h do mesmo dia. Coletas solicitas após às 11h poderão ser canceladas até às 17h do mesmo dia.

Em casos de coletas fora do padrão long tail, a equipe Total Express entrará em contato com o remetente da mercadoria para agendar uma coleta específica e que atenda à demanda contratada.

 

TEMPO DE ATENDIMENTO O motorista deverá aguardar no local solicitado por 15 minutos. Após esse período o motorista irá embora para conseguir completar seu roteiro de coleta previsto, portanto, é necessário que para solicitar as coletas você já esteja com seus produtos manuseados e prontos para serem retirados.

 

EMBALAGEM
Como despachar

É obrigação do CLIENTE o acondicionamento das encomendas em embalagens que ofereçam a proteção adequada ao manuseio e transporte. O padrão de embalagem a ser utilizado deverá estar adequado ao transporte “porta a porta” e ao conteúdo transportado.

Sua embalagem deve ter as dimensões máximas de 120 cm X 80 cm X 60 cm e/ou até 30 Kg. Caso você nos envie encomendas fora deste perfil, ela poderá não ser coletada por nosso veículo.

Você deve colocar seu produto em embalagem que garanta a integridade da sua encomenda e não se esqueça de afixar a Danfe com código de barras em local evidente.

As embalagens estão sujeitas à homologação da Total Express para que as condições de ressarcimento deste documento sejam aplicáveis.

 

Lembre-se: encomendas que estiverem fora desse perfil podem não ser coletadas pelo motorista e-TOTAL.

 

Encomendas frágeis

Devem ter a indicação clara do lado de fora da embalagem, entretanto, a Total Express não possui tratamento especial para o transporte de objetos frágeis. As encomendas frágeis devem estar acondicionadas com as devidas proteções: plástico bolha, isopor ou outras substâncias para absorção de impactos.

 

Líquidos e vidros

Devem ser acondicionados de forma a não danificar o conteúdo durante o processo de manuseio e transporte. O processo de separação e roteirização em nosso centro de distribuição implica em fortes impactos e pode danificar encomendas que não estejam devidamente protegidas.

 

Embalagens frágeis

Muitas embalagens de exposição em loja não são adequadas ao transporte. Neste caso, é necessário acomodar a encomenda em embalagens secundárias mais resistentes a impactos comuns ao processo de transporte.

Para transporte específico de bebidas, é necessário utilização de embalagem apropriada, que deverá, antes de iniciar a operação, ser submetida a homologação. Programar junto ao comercial o envio de todos os tipos de embalagem: 1,2,4,6 garrafa(s) – Kit com as bebidas dentro, para teste.

Casos em que a encomenda for danificada no processo de entrega, sem qualquer dano à embalagem, demonstra a inadequação da embalagem e, portanto, a encomenda não será indenizada.

Não serão transportados cartas, cartões postais, líquidos de qualquer natureza, moeda corrente, cheques, títulos de crédito, ordens de pagamentos, cheques de viagens, instrumentos negociáveis ao portador, objetos frágeis, raros, valiosos ou que por sua natureza demandem qualquer tipo de cuidado especial, como cristais, vidros, porcelanas, louças, joias, materiais e pedras preciosas, antiguidades e obras de artes, restos fúnebres, plantas, animais, drogas, produtos químicos, produtos perecíveis, explosivos e corrosíveis, nenhum objeto cujo valor seja superior a R$ 10.000,00 (dez mil reais), bem como qualquer outro item sem nota fiscal e proibido ou restrito, segundo legislação vigente.

 

COMO UTILIZAR O SERVIÇO

Após contratar o serviço pelo site, você recebe acesso ao sistema ICS (Integrated Courier System). Esse é o sistema da Total Express que foi desenvolvido para gerenciar todas as encomendas entregues pelo e-TOTAL. No sistema você terá acesso aos seguintes itens:

• Simulador de frete
• Sistema para solicitar coletas
• Pré-fatura para gerenciar seus pagamentos
• Rastreio de encomendas em lote, entre outras funcionalidades

 

Etiquetas

Após a realização da embalagem da encomenda de acordo com as orientações anteriores, você deverá afixar a etiqueta padrão da Total Express, a etiqueta inteligente. Este modelo já vem identificado com um número de AWB, além de padronizar as informações de todas as encomendas com o mesmo layout. Veja como é fácil gerar a etiqueta:

1 – Acesse o site ics.totalexpress.com.br


Caso você não lembre sua senha, clique em “Esqueceu sua senha?”, digite seu usuário e e-mail cadastrado conosco que enviaremos uma nova senha para você.

2 – Insira seu login e senha e aparecerá a tela abaixo

3 – Na sequência acesse “Operações” no menu e clique no botão “Listar Coletas”

4 – Será listada todas as coletas, conforme abaixo

5 – O sistema fornecerá os dados e você pode optar por imprimir as informações do lote.

6 – É possível filtrar as informações de um período específico e para isso, basta selecionar a data, descrevendo a data inicial…

7 – e “data final”, na sequência clicar em “filtrar”

8 – Se desejar imprimir um único pedido, basta clicar no número de referência do lote desejado.

9 – Selecione o pedido desejado e clique no botão imprimir

RASTREIO
Onde está sua encomenda

Todas as encomendas enviadas pelo e-TOTAL geram um código que possibilitam a você rastreá-las dentro do sistema ICS (Integrated Courier System). Para facilitar, você pode realizar a consulta em lote e verificar o status de todas as suas encomendas enviadas pelo e-TOTAL. Já seu consumidor final poderá realizar um rastreamento individual pelo site da Total Express (www.totalexpress.com.br).

 

Consulta de status por lote

No ICS, acesse “Relatórios” e depois “Busca por lote”. Coloque as “AWBs” das encomendas cuja informação você deseja ou outras informações combinadas.

No final deste documento você encontra o detalhamento de todos os status das encomendas que aparecem com maior frequência no ICS. Caso você precise de informações adicionais de alguma encomenda consultada, abra um chamado (ticket) dentro do próprio sistema ICS para que suas dúvidas sejam sanadas. Informe as encomendas que você encontrou dificuldade e receba no próprio sistema a tratativa destas encomendas.

 

Abertura de ticket

Quando abrir um ticket:

• Atualizações de status;
• Previsão de entrega;
• Entrega consta como realizada, mas o consumidor não recebeu solicitação de comprovante de entrega (POD).

 

1 – Caminho Ticket > Enviar ticket ao atendimento

2 – Após tratativa de “Não Conformidade” o cliente deverá solicitar nova tentativa de entrega. Caminho Ticket > Informações para entrega > escolher a opção: “mesmo endereço” ou “novo endereço”.

Observação:

Solicitar a opção de “novo endereço” mesmo que seja uma pequena alteração, por exemplo:

• “O número informado era 10 e o correto é 11”
• Registrar como novo endereço para que o motorista/base entenda que houve uma correção.
• Esse ticket vai direto para a fila da base sem interação do CRT, e a encomenda será movimentada de acordo com a frequência da rota.

 

SLA de atendimento

Tickets recebidos até às 12:00 hrs serão tratados até às 15:00 hrs Tickets recebidos após às 15:00 hrs serão tratados até às 12:00 hrs do dia seguinte.

 

Devolução de encomendas

Caso tenhamos insucesso na entrega de uma encomenda e as tratativas não forem bem-sucedidas, realizaremos a devolução da encomenda e o status será informado em sistema (“Devolver ao remetente”).

Uma encomenda com insucesso de entrega que estiver com tratativa por ticket e aguardando posicionamento do Remetente será encaminhada para devolução AUTOMATICAMENTE após 10 dias (corridos) da informação da ocorrência. Ou seja: se o remetente não tiver resposta de ticket após 10 dias, o volume será devolvido.

O custo de devolução será de 100% do frete original e incluído na fatura mensal do remetente.

Além do procedimento de devolução por insucesso de entrega (três tentativas), outros motivos podem gerar devoluções automáticas para o remetente (não precisam de tratativa para a decisão de devolução).

 

Devoluções automáticas

Encomendas serão devolvidas automaticamente em caso de:

• Recusa do cliente
• Cancelamento da venda antes da entrega
• Produtos com embalagem avariada, molhada ou sem respectiva DANFE

A data de devolução ao remetente será avisada previamente para você, e caso haja insucesso na entrega da mercadoria, cada nova tentativa será tarifada em 100% do frete original.

 

SEGURO
Como acionar

Suas encomendas são seguradas conforme contrato. Sempre que uma encomenda entrar com status “extravio” de qualquer característica, este será analisado pela área de Gerenciamento de Risco e será ressarcida conforme regras listadas a seguir. O ressarcimento decorrerá apenas do valor de nota do produto e não inclui o valor do frete.

 

TIPOS DE SINISTRO
Avaria

São consideradas avarias:
• Produto danificado em embalagem adequada;
• Produtos eletrônicos com embalagem molhada;
• Produtos que possuírem lacre de segurança violado.

Não são consideradas avarias:
• Embalagem danificada;
• Embalagem amassada;
• Vazamento do próprio produto do CLIENTE;
• Embalagem inadequada (exemplos: vidros somente com a embalagem primária ou até mesmo sem embalagem, aparelhos eletrônicos acondicionados diretamente em flyers ou com muitas unidades em uma única embalagem, produtos sem embalagem ou proteção). Para mais detalhes, verifique item “Embalagens”;
• Etiquetas coladas nas embalagens enviadas à Total Express;
• Produtos abertos pelo consumidor final e recusados no momento da entrega por erro ou vício do CLIENTE.

 

Extravio
Consideram-se como mercadorias extraviadas as encomendas que cumprirem os seguintes critérios:

1) As encomendas que tiveram questionamento da efetivação da entrega e esta não pode ser comprovada por meio do comprovante de entrega ou por meio de acareação conforme prazos do item 6 – Comprovação de entrega.

2) Casos que cumpram as seguintes condições:
a) Encomendas que possuem comprovação de coleta, por meio de comprovante de conferência enviado pela Total, ou, na ausência deste, romaneio do CLIENTE assinado pela Total
b) Estão sem movimentação em sistema e sem informação após prazos de tolerância abaixo, contados a partir do término do prazo de entrega previsto e prazo da respectiva etapa de movimentação, acrescida dos atrasos causados pelo CLIENTE ou por motivos de força maior ou caso fortuito, conforme abrangência informada:
• 2 dias úteis para capitais;
• 4 dias úteis para interior com prazo abaixo de 5 dias;
• 7 dias úteis para interior com prazo de 5 dias ou acima.

Não serão considerados extravios:
1) Encomendas que tenham dependência de informação ou atualização do CLIENTE. Podemos exemplificar o atraso causado pelo CLIENTE como: endereço errado, documentação fiscal incompleta, recebedor ausente etc.
2) Encomendas em situações de bloqueio fiscal, em processo de devolução ou aguardando autorização do CLIENTE para devolução.
3) Encomendas em condições de devolução, cujo CLIENTE não aceita a devolução (conforme regras do tópico Avaria).
4) Encomendas enviadas para CEPs não contidos na abrangência Total Express, quando o redespacho pelos Correios foi autorizado pelo cliente durante upload do XML.
5) Encomendas que, apesar de atrasadas, estão dentro do prazo de movimentação da etapa acrescido das tolerâncias descritas no item 2.b. ou que tenham informação em ticket no sistema sobre o motivo de atraso.

Encomendas não atendidas diretamente pela malha da Total Express, mas sim por redespacho pelos Correios, conforme acordo comercial, seguirão as regras de negócio dos Correios. Portanto, as encomendas serão consideradas como extraviadas somente a partir do momento que os Correios informarem o extravio, por meio da resposta ao Pedido de Informação (PI). Ainda conforme serviço contratado, os Correios não disponibilizam procedimentos de acareação e/ou apresentação de comprovante de entrega, sendo utilizado exclusivamente o serviço de PI para a obtenção de informações. Os Correios limitam a abertura de PI a 30 dias da data de postagem.

Roubo
Encomendas que são roubadas em qualquer etapa durante o processo de entrega, havendo disponibilidade da documentação, poderão ser registradas em Boletim de Ocorrência junto à autoridade policial do local do evento.

Pagamento do seguro
O ressarcimento de encomendas que sejam identificadas como avaria, extravio ou roubo, conforme descrito nas premissas acima, será via depósito bancário ou desconto em fatura. Em ambos os casos, será necessário enviar para a Central de Relacionamento e-TOTAL dados bancários e outras documentações adicionais que eventualmente se façam necessárias.

O desconto em fatura será realizado caso você tenha novas faturas em aberto e o valor a ser pago será descontado do valor devido.

A partir dos prazos acordados, acrescidos da tolerância descritas no item 2.b (página 16) você terá o prazo improrrogável de 30 (trinta) dias para questionar via abertura de ticket no ICS, a entrega dos produtos ou perda, não cabendo qualquer reclamação ou pretensão após o prazo acordado.

IMPORTANTE: o valor máximo aceito para transporte é de R$ 10.000,00 (dez mil reais), ficando certo que o valor máximo de ressarcimento do seguro é de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

 

FATURAMENTO
Como pagar

O fechamento do boleto é quinzenal com o prazo de 15 dias para pagamento, conforme tabela abaixo.

No dia do fechamento, você receberá um e-mail com o valor e data de vencimento de sua fatura e o link para baixar arquivo com todo detalhamento.

É muito importante que você pague o boleto na data do vencimento. O não pagamento pode gerar suspensão das suas coletas e envio das faturas para os orgãos SPC e Serasa.

Caso haja alguma informação na sua fatura divergente, você deverá acionar a Central de Relacionamento e-TOTAL para esclarecer eventuais dúvidas sobre os valores cobrados.

Para consultar antecipadamente os valores devidos, você pode acessar pelo sistema ICS (Integrated Courier System) no campo “Faturamento” as prévias dos valores devidos.

 

Consultar faturas

IMPORTANTE: após cinco dias corridos do vencimento de sua fatura, caso o pagamento não tenha sido acusado, suas novas solicitações de coleta serão bloqueadas e o título em aberto será protestado. Mantenha sempre seus pagamentos em dia.

 

CENTRAL DE RELACIONAMENTO

A Central de Relacionamento e-TOTAL é a área exclusiva de atendimento aos clientes e-TOTAL e está preparada para resolver as seguintes questões:

• Problemas com acesso ao sistema ICS (Integrated Courier System);
• Cancelamentos e correções de solicitação de coleta;
• Resolução de tickets abertos no ICS sobre dúvidas e acompanhamento de status;
• Inconsistências de status de encomendas.

As principais informações para você utilizar o serviço e-TOTAL estão disponíveis na área de Ajuda do ICS, com vídeos demonstrativos. Ainda assim, caso tenha qualquer dificuldade, você poderá entrar em contato conosco pelo telefone (11) 3627-5900, + opção 2, novamente a opção 2 e depois inserir o código 75491.

As alterações e cancelamentos relacionados ao processo de coleta deverão ser encaminhados para o e-mail coletaetotal@totalexpress.com.br.

 

STATUS DE ENTREGA
Detalhamento

CÓDIGO STATUS O QUE SIGNIFICA
24 ACAREAÇÃO SEM SUCESSO – MERCADORIA EXTRAVIADA A acareação de dados do recebedor não foi realizada com sucesso.
73 AGUARDANDO AUTORIZAÇÃO PARA DEVOLUÇÃO A encomenda aguarda devolução do embarcador.
98 AGUARDANDO CUBAGEM Encomenda já teve arquivo EDI aprovado e recebeu etiqueta AWB no hub ou PA e será processada, ou seja, passará pela etapa de pesagem e cubagem. Este status é registrado quando o CD do embarcador, onde foi realizada coleta ou está localizado o PA, está dentro do estado.
49 ÁREA RESTRITA DE ACESSO (EXCLUSIVO PARA ÁREA DE RISCO) Endereço do destinatário é atendido pela base de distribuição, porém trata-se de área de risco para o motorista, portanto a entrega não será feita diretamente.
100 ARQUIVO APROVADO O arquivo EDI enviado pelo embarcador foi aprovado. Observação: a aprovação de um arquivo EDI com um lote de encomendas não significa exatamente que todas as encomendas relacionadas no arquivo foram recebidas no hub ou PA. Essa liberação ocorre para apenas para se iniciar o processo de etiquetagem das encomendas.
0 ARQUIVO RECEBIDO O arquivo EDI enviado pelo embarcador com os dados da encomenda e respectivos destinatários foi recebido no sistema ICS. Observação: o recebimento do arquivo não significa que todas as informações contidas estão corretas. Cabe ao embarcador acompanhar as confirmações do ICS, enviadas automaticamente por e-mail ou pelo acesso ao sistema. Caso haja alguma mensagem de erro, as informações deverão ser corrigidas e reenviadas ao sistema ICS pelo mesmo processo de envio do EDI).
70 AVISO ENTREGA/EXECUÇÃO SERVIÇO A encomenda a ser redespachada, já processada, está fora dos padrões exigidos pelos Correios, portanto, será enviada por transportadora parceira.
40 CANCELADO PELO DESTINATÁRIO Motorista esteve no endereço para realizar entrega, porém recebeu a informação que a compra foi cancelada.
56 CANCELADO PELO EMBRACADOR Embarcador solicitou cancelamento de entrega da encomenda.
13 LOCALIDADE FORA DO PERÍMETRO URBANO A base de distribuição não atende o CEP cadastrado. Pode ocorrer em casos em que o CEP pertence a uma zona rural ou por estar fora de perímetro da região de atendimento da base, ou seja, trata-se de um CEP único que abrange uma região de grande escala, ficando o endereço de entrega muito distante da base.
21 CLIENTE AUSENTE/ ESTABELECIMENTO FECHADO Motorista esteve no endereço para realizar entrega (pela primeira vez), porém o destinatário estava ausente, sem nenhuma outra pessoa autorizada a receber a encomenda, ou o estabelecimento pertinente ao endereço estava fechado.
68 COLETA RECEBIDA NO CD Coleta chegou no hub para ser devolvida ao embarcador.
53 CONFLITO CEP / LOCALIDADE O CEP informado para destino da encomenda está divergente. Exemplo: uma encomenda apresenta nos dados de entrega do arquivo EDI uma rua de Belo Horizonte com um CEP de Curitiba. Como as encomendas são roteirizadas no hub por CEP, essa encomenda seria transferida para a base de Curitiba, devendo ser redirecionada à base de Belo Horizonte após identificação da falha.
42 DESTINATÁRIO DEMITIDO Motorista esteve no endereço para realizar entrega, porém foi informado por terceiros no local que o destinatário foi demitido. Isso ocorre em casos de entrega em endereço comercial.
41 DESTINATÁRIO DESCONHECIDO Motorista esteve no endereço para realizar entrega, porém foi informado por terceiros no local que o destinatário era desconhecido.
39 DESTINATÁRIO MUDOU-SE Motorista esteve no endereço para realizar entrega, porém foi informado que o destinatário mudou-se.
25 DEVOLUÇÃO EM ANDAMENTO AO CD Encomenda está em processo de movimentação da base distribuidora para o hub para ser devolvida ao CD do embarcador.
71 DEVOLUÇÃO EM ANDAMENTO PARA O EMBARCADOR Encomenda está em movimentação do hub para o CD do embarcador.
26 DEVOLUÇÃO RECEBIDA NO CD Encomenda no hub para ser enviada ao CD do embarcador.
72 DEVOLUÇÃO REJEITADA PELO EMBARCADOR Houve tentativa de devolução da encomenda no CD do embarcador, porém a devolução foi recusada.
61 DEVOLVIDA AO EMBARCADOR Encomenda foi devolvida ao CD do embarcador, encerrando processo.
34 DEVOLVIDO PELOS CORREIOS Encomenda foi redespachada, porém devolvida pelos Correios.
8 DUAS OU MAIS VEZES AUSENTE/ ESTABELECIMENTO FECHADO Houve tentativa de entrega no endereço indicado por duas vezes ou mais, porém o destinatário estava ausente, não havia ninguém autorizado no local para recebimento ou o estabelecimento comercial estava fechado.
104 EM PROCESSO DE ENTREGA Encomenda foi liberada para seguir viagem de entrega. A partir desse status: Rota local: previsão de entrega de 24h úteis. Rota interior: previsão de entrega de 72h úteis.
105 EM ROTA Encomenda está na base de distribuição, em processo de separação por destino e emissão de romaneio.
15 EMBALAGEM EM ANÁLISE Encomenda teve embalagem ou produto avariado (amassado, molhado, quebrado) e está passando por processo de análise para definição do embarcador sobre o que será feito. O prazo para essa análise é de 48 horas úteis.
78 EMBARCADO PARA: Encomenda passou pelos processos de etiquetagem, processamento, roteirização e consolidação e será expedida conforme prazo de transferência da respectiva base de distribuição.
79 EMBARQUE RECEBIDO NO CD: Encomenda em processo de transferência já está na cidade onde localiza-se a base distribuidora.
6 ENDEREÇO DESTINATÁRIO NÃO LOCALIZADO Houve tentativa de entrega no endereço indicado, porém o endereço cadastrado pelo embarcador não foi localizado.
91 ENTREGA PROGRAMADA Encomenda recebeu programação de data para realização de tentativa de entrega, conforme informação do embarcador.
1 ENTREGA REALIZADA Entrega da encomenda foi realizada.
20 ESPERA SUPERIOR A 20 MINUTOS Houve tentativa de entrega no endereço indicado, porém motorista esteve aguardando no lugar por mais de 20 minutos. Nesses casos, o motorista é autorizado a seguir para a próxima tentativa de entrega.
30 EXTRAVIO / AGENTE Encomenda foi extraviada quando estava em posse da base distribuidora.
31 EXTRAVIO / COURIER OU MOTORISTA Encomenda foi extraviada quando estava em posse do motorista, durante roteiro de entrega.
18 EXTRAVIO / HUB Encomenda foi extraviada no hub.
36 EXTRAVIO / ROUBO – ECT Encomenda foi extraviada quando estava em posse dos Correios (redespacho).
35 EXTRAVIO / ROUBO – TRANSPORTADORAS Encomenda foi extraviada quando estava em posse de uma transportadora parceira (redespacho).
32 EXTRAVIO / TRANSFERÊNCIA AÉREA Encomenda foi extraviada quando estava em processo de transferência aérea para base distribuidora.
33 EXTRAVIO / TRANSFERÊNCIA RODOVIÁRIA Encomenda foi extraviada quando estava em transferência rodoviária para base distribuidora.
23 EXTRAVIO MERCADORIA EM TRÂNSITO Encomenda foi extraviada quando estava em trânsito.
94 EXTRAVIO PARCIAL Parte do pedido foi extraviada (um ou mais volumes).
19 EXTRAVIO POR DIVERGÊNCIA DE COLETA Embarcador enviou o arquivo EDI e a encomenda (físico), conforme comprovação por romaneio conferido e assinado pelo motorista de coleta, porém esta não foi localizada no hub para etiquetagem com AWB.
44 FALTA BLOCO DO EDIFÍCIO / SALA Endereço do destinatário está incompleto, faltando complemento, como bloco do edifício ou sala (para endereços comerciais).
95 FALTA DE COMPLEMENTO FÍSICO Trata-se de um pedido com peças múltiplas (encomendas que devem ser entregues juntas ao destinatário), porém não estão todas na base de distribuição, podendo estar ainda em processo de transferência. Também pode ocorrer esse status quando o arquivo EDI for enviado com erro, duplicando uma única encomenda.
45 FALTA NOME DE CONTATO / DEPARTAMENTO / RAMAL Endereço do destinatário está incompleto, faltando o nome do destinatário, departamento ou ramal (para endereços comerciais).
46 FALTA NÚMERO APT / CASA Endereço do destinatário está incompleto, faltando complemento do número do apartamento ou casa.
37 FORA DE ROTA Encomenda não estava na rota correta de entrega do motorista.
48 INTEMPÉRIES Não foi possível realizar a entrega naquela data, devido a condições desfavoráveis, como: chuvas, manifestações de rua, local de difícil acesso, alagamentos etc.
14 MERCADORIA AVARIADA Encomenda está avariada, podendo a avaria ter ocorrido em qualquer uma das etapas da operação.
22 MERCADORIA ENVIADA PARA SALVADOS Houve ocorrência inicial com a encomenda (avaria na embalagem ou extravio parcial) com recuperação posterior, porém sem autorização do embarcador para reversão do extravio. A encomenda não é devolvida ao embarcador nestes casos.
51 NÃO VISITADO Houve algum imprevisto durante tentativa de entrega, impedindo o motorista de realizá-la no mesmo dia.
47 NÚMERO INDICADO NÃO LOCALIZADO Houve tentativa de entrega no endereço indicado, porém o motorista não localizou o número indicado.
63 ORDEM DE COLETA CANCELADA Coleta foi cancelada pelo embarcador.
74 PERDA DE EMBARQUE POR HORÁRIO DE CORTE Encomenda foi recebida no hub fora de tempo hábil para descarregamento e processamento para ser embarcada, conforme horário de corte definido para a respectiva rota.
92 PROBLEMAS FISCAIS Encomenda está retida pela SEFAZ ou Cia. Aérea para conferência de Notas Fiscais.
93 PROBLEMAS OPERACIONAIS Ocorrência de problema operacional que pode impactar em atraso da entrega.
57 PRODUTO NÃO DISPONÍVEL PARA COLETA Houve tentativa de coleta, porém o físico não foi disponibilizado pelo embarcador.
59 RECEBEDOR SEM IDENTIFICAÇÃO Houve tentativa de entrega no endereço indicado, porém o responsável no local estava sem documento de identificação.
101 RECEBIDA E PROCESSADA NO CD Encomenda foi processada no hub (pesada e cubada) seguindo para processo de roteirização por destino.
103 RECEBIDO CD DE: Encomenda foi recebida na base distribuidora que irá dar andamento no processo de separação por destino, emissão de documento para expedição da base e entrega.
55 RECUSA – FALTA DE COMPRA Houve tentativa de entrega no endereço indicado, porém destinatário recusou-se a receber a encomenda, alegando que não fez a compra.
11 RECUSADA – AVARIA DA MERCADORIA / EMBALAGEM Houve tentativa de entrega no endereço indicado, porém destinatário recusou-se a receber a encomenda, alegando que a mercadoria/embalagem estava avariada.
9 RECUSADA – MERCADORIA EM DESACORDO Houve tentativa de entrega no endereço indicado, porém destinatário recusou encomenda, alegando que a mercadoria estava em desacordo com o pedido.
16 RECUSADA – PEDIDO /COLETA EM DUPLICIDADE Houve tentativa de coleta, porém o cliente informou que as encomendas já foram coletadas.
52 RECUSADO POR TERCEIROS Houve tentativa de entrega no endereço indicado, porém um terceiro presente no local recusou-se a receber a encomenda.
38 REDESPACHO CORREIOS Encomenda redespachada pelos Correios.
106 REDESPACHO TRANSPORTADORA A encomenda a ser redespachada, já processada, está fora dos padrões exigidos pelos Correios, portanto será enviada por transportadora parceira.
76 RETIRADO DA CAF ANTERIOR Encomenda foi inserida em rota e romaneio de expedição da base distribuidora (CAF) para seguir viagem de entrega, porém foi retirada do processo. Pode ocorrer quando encomenda exceder espaço físico disponível no veículo atrelado ao documento, exceder valor de risco permitido ao veículo, quando for pertinente a outra rota ou por outras questões operacionais referentes ao processo de viagem para entrega.
75 RETIRADO DO EMBARQUE ANTERIOR Encomenda foi retirada do embarque ao qual estava atribuída e será inserida em próximo embarque. Ocorre por demanda operacional.
77 RETIRADO DO MANIFESTO ANTERIOR Encomenda está na rota de entrega, mas foi “retirada do manifesto” por questões internas. Em seguida, a encomenda é analisada e direcionada para a rota de entrega.
27 ROUBO DE CARGA Ocorrência de roubo de carga.
12 SERVIÇO NÃO ATENDIDO Encomenda está fora dos padrões de entrega da Total (de acordo com medidas, peso ou tipo de restrição por produto) ou trata-se de região de redespacho quando o embarcador não autoriza este tipo de serviço.
10 SINISTRO LIQUIDADO Ressarcimento realizado devido a ocorrência de extravio/avaria da encomenda.
28 SITUAÇÃO DE RISCO / EM PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO Motorista sofreu uma tentativa de roubo e encomendas estão em processo de verificação. O prazo para análise é de 48h úteis.
102 TRANSFERÊNCIA PARA: Encomenda encontra-se em processo de transferência, ou seja, já foi expedida pelo hub a ser recebida em base de distribuição.
50 VEÍCULO ENTREGADOR AVARIADO Não foi possível realizar a entrega na data da ocorrência, em função de problemas ocorridos com o veículo do motorista entregador.
     

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