Integração ERP Bling - Total Express

A Total Express possui integração através do produto e-TOTAL com o ERP Bling.

Essa integração facilita o dia-a-dia do lojista/seller e possibilita:
– Consultar fretes
– Solicitar coletas
– Fazer o tracking de pedidos

 

Benefícios:

A solicitação de coleta para o e-TOTAL passa a acontecer de forma automática, após a confirmação de pagamento de cada pedido e também permite disponibilizar o rastreio das encomendas aos consumidores direto na plataforma.

 

Como utilizar o módulo de integração?

Após você ter realizado o seu cadastro no site e-TOTAL, enviamos um e-mail de “Boas-vindas” com o login e senha para acesso ao nosso sistema ICS.
Agora basta seguir as orientações abaixo e preencher os dados necessários para a conexão da sua loja com a Total Express.

 

Passo a passo para realizar o cadastro no Sistema ICS da Total Express:

Acesse o nosso sistema em ics.totalexpress.com.br

1) Insira seu login e senha

2) Acesse o menu: Arquivo\ Integração para plataformas\

3) Selecione opção TEX > Bling:

4) Clique em enviar e pronto! Com os dados de acesso ao webservice da Total Express que foram gerados acesse Bling para concretizar a integração com o ERP.

5) Faça login no site do Bling e acesse Preferências > Logística > Configurações de integrações logísticas 

Siga o passo a passo abaixo:

Ao incluir uma nova integração ou editar uma existente, para configurá-la siga os seguintes passos:

Descrição: descrição da sua integração que será visualizada ao utilizar os serviços. Preencha com a descrição que preferir.

Integração: seletor com as integrações logísticas disponíveis. Selecione a integração Total Express.

Usuário: preencha com seu usuário de login de produção do Web Service.

Senha: preencha com sua senha de login de produção do Web Service.

Autenticar: clique para testar as suas credencias da Total Express.

 

Modelo de etiqueta: seletor do modelo de etiqueta personalizada. O modelo é utilizado para a impressão das etiquetas no checkout de vendas; nos pedidos de venda e notas fiscais (opção Imprimir etiquetas de transporte); e na listagem de objetos logísticos em remessa no módulo de Integrações Logísticas. Caso não selecionado, o modelo padrão é a etiqueta dos Correios.

Selecione a opção Enviar e-mail ao destinatário ao atualizar situação de rastreamentos, se desejar que o sistema envie um e-mail para o cliente, sempre que a situação de rastreamento for atualizada.

Código da empresa: preencha com o código de sua empresa obtido na Total Express.

Identificador da coleta: o identificador da coleta é o código que será utilizado para identificar os envios das coletas. Esse identificador é utilizado para montar a URL de rastreamento da Total Express. Os valores permitidos são:
Identificador único: é o ID único do objeto de postagem. É indicado pois é garantido que sempre seja único.
Número da nota fiscal: número da nota fiscal à qual o objeto de postagem pertence.
Número do pedido na loja: o número do pedido proveniente de sua loja virtual.

Transportadora: você pode vincular uma transportadora a um serviço de entrega, assim os dados serão atualizados automaticamente nas suas vendas caso o serviço seja selecionado.

Serviço: selecione os serviços da logística selecionada, que deseja utilizar no Bling.

 

Atenção: Ao alterar a configuração do identificador da coleta (campo 8), os pedidos já enviados ficarão sem URL de rastreamento válida. A URL de rastreamento será gerada corretamente somente para os pedidos dos próximos registros de coleta.

Para obter os serviços disponíveis de sua integração logística será necessário realizar a autenticação clicando no botão Autenticar. Se a autenticação na Total Express for bem-sucedida, será exibida uma mensagem de sucesso e os serviços serão carregados no campo seletor Serviço.

Para adicionar os serviços, selecione os dados de contato da Transportadora, selecione o Serviço e clique em Adicionar.

Você pode configurar Aliases para os serviços, que serão utilizados para importações de pedidos das lojas virtuais.

Utilização dos serviços

Após configurar sua integração, os serviços serão listados na seção Transportador do Pedido de Venda e Nota Fiscal, conforme a figura abaixo:

Logística: selecione a integração logística da Total Express que foi configurada.

Serviço: selecione o serviço de entrega a ser utilizado.

Adicionar novo objeto: adicione um novo objeto de postagem e escolha o serviço de entrega para este.

 

Registro de coleta

O registro de coleta pode ser criado a partir dos objetos de postagem gerados nas vendas e notas fiscais. Para acessar a área de gerenciamento de pedidos de envio acesse Vendas > Integrações Logísticas.

Geração de remessas

Ao acessar a tela, será listado todos os objetos de postagem gerados no Bling. Para gerar um registro de coleta, selecione os objetos de postagem desejados e clique em Gerar remessa selecionados.

Obs:

Caso você possua muitos objetos, poderá selecioná-los em diferentes páginas, a sua seleção é mantida ao mudar a página.

Para visualizar os registros de coleta gerados, pressione Visualizar Remessas,para visualizar os objetos de postagem pressione Visualizar Objetos, ambos no menu de ações no canto direito da tela.

Após clicar em Gerar remessa selecionados você será redirecionado para a página do registro de coleta, onde serão exibidos os dados da remessa e a lista com os objetos de postagem selecionados anteriormente.

Neste momento os objetos serão pré-validados, aqueles com problemas serão destacados, conforme o exemplo a seguir.

Ao clicar sob um objeto de postagem da lista, serão exibidas as informações dele, estas informações podem ser editadas a qualquer momento, até que a remessa seja enviada.

Objetos com problemas de validação recebem um ícone de informação, ao clicar sob ele, será exibida uma lista com os problemas a serem corrigidos.

No objeto de postagem, é possível editar as seguintes características  do objeto (utilizadas para o cálculo de frete):

Serviços adicionais: clique para expandir e preencher o valor declarado.

Valor declarado: valor do objeto de postagem.

Características: clique para expandir os detalhes do objeto de postagem.

Tipo do objeto: tipo de objeto que será enviado.

Embalagem: é possível escolher a embalagem para envio do produto (são consultadas apenas embalagens com situação ativa, para mais informações acesse o Manual Embalagens).

Peso bruto: peso total do produto em quilogramas (peso bruto = peso líquido + peso embalagem) .

Dimensões (se uma embalagem for selecionada, os dados a seguir serão setados automaticamente):

Altura: altura da embalagem, em centímetros.

Comprimento: comprimento da embalagem, em centímetros.

Largura: largura da embalagem, em centímetros.

Na aba Endereço destinatário é possível informar um endereço de entrega alternativo, diferente do endereço cadastrado no contato do cliente.

Na aba Cotação é possível obter a estimativa da data de entrega e o valor aproximado da entrega (veja a seção Cálculo de frete deste manual).

Na aba Rastreamento será exibida a última situação de sua entrega, caso houver (veja a seção Rastreamento deste manual).

Envio dos registros de coleta

Após as informações do objeto serem corretamente preenchidas, pode ser realizado o envio dos registros de coleta. Esta operação pode ser realizada individualmente (para cada remessa), ou em lote, conforme a imagem a seguir.

Observações:

As coletas que possuem objetos de postagem com erros, não poderão ser enviadas.

Somente são aceitos pela Total Express, objetos de postagem provindos de notas fiscais emitidas.

O limite é de 100 objetos de postagem por remessa.

As remessas podem ser excluídas a qualquer momento, enquanto estiverem com a situação Em aberto.

Caso todos os ítens enviados forem processados pela Total Express, a situação da remessa muda automaticamente para Emitida.

 

Exceções

Quando um ou mais objetos não forem processado pela Total Express, o motivo será exibido. Estes objetos serão removidos da remessa enviada e incluídos em uma nova remessa, que pode ser reenviada posteriormente, após a correção dos itens.

As remessas de itens não processados (geradas automaticamente), podem ser identificadas pelo termo “/nao_processada” ao final de sua descrição.

Muitas vezes a remessa é enviada com sucesso, porém os objetos nunca recebem o código AWB ou atualizações na situação de entrega. Nesse caso, abra a remessa e confira o seu número, se o número da remessa for igual a 1, a sua conta com a Total Express está configurada para o ambiente de homologação. Se for o caso, entre em contato com a transportadora, solicitando a migração de seu conta para o ambiente de produção. Se a remessa for enviada, possuir número diferente de um e mesmo assim os objetos não forem atualizados, abra um ticket no suporte do Bling descrevendo a situação.

Rastreamento

Após o envio do registro de coleta, é possível acompanhar o andamento da mercadoria, verificando a situação da entrega.

É possível visualizar estas informações na listagem de notas fiscais e dos objetos de postagem no módulo de integrações logísticas.

Para todos os objetos de postagem ainda não entregues, o andamento da entrega é consultado de hora em hora e atualizado automaticamente, não sendo possível a sincronização manual.

Através do link Histórico na logística é possível consultar o histórico completo da entrega da mercadoria.

Também é possível enviar as informações do rastro do objeto para o e-mail do cliente.

Observação: se os rastreamentos não estiverem sendo obtidos automaticamente, deve-se solicitar à Total Express a configuração de sua conta para receber as atualizações de rastreamentos via Web Service.

Cálculo de frete (cotação)

É possível realizar o cálculo de cotação dos serviços da Total Express no Bling, possibilitando a obtenção do valor do frete aproximado e da data de entrega prevista da mercadoria.

Ao salvar uma venda com Objetos de Postagem, a obtenção da cotação é realizada automaticamente.

O cálculo é realizado com base no peso bruto do objeto, no valor declarado e no destino de entrega.

Caso não seja informado o valor declarado ou o peso do objeto, serão enviados os valores mínimos aceitos pela Total Express (valor declarado de R$0,01 e peso de 1g).

Também é possível realizar o cálculo manualmente. Em Vendas > Integrações Logísticas escolha sua integração Total Express no filtro de integração. Será exibida a listagem de objetos de postagem. Clique no objeto que deseja obter a cotação, preencha os dados (peso, dimensões e valor declarado), e pressione Obter Cotação.

Obs: para o serviço Super Expresso não é disponibilizado o cálculo de cotação.

Para dúvidas e demais solicitações, fale com a Eva, através do WhatsApp clicando aqui.

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