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Dicas para usar o TikTok e o Kwai para alcançar mais pessoas para sua loja online

15 / 04 / 2024 | ESG

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Cada vez mais o público tem utilizado plataformas audiovisuais, como Tik Tok e Kwai, para gerar e consumir fontes variadas de entretenimento; além de aproveitarem a oportunidade para conhecerem produtos interessantes que passam pela sua timeline.

Por isso, o dinamismo do varejo online é um fator que deve ser altamente levado em conta se o objetivo do seu negócio for otimizar estratégias e aumentar suas vendas; tendo em vista que a maioria dos seus consumidores se encontram em canais de conteúdo rápido e prático como nessas plataformas.

Se ainda está pouco familiarizado com essas redes ou deseja encontrar boas dicas sobre como utilizá-las para o seu objetivo, continue a leitura e mergulhe no universo dos canais com o maior número de usuários do momento.

 

O que é o Kwai e TikTok e por que usá-los para vender online?

Tanto o Kwai quanto o TikTok são plataformas de redes sociais voltadas para criação e consumo de vídeos curtos, entregando conteúdos variados para um público amplo e, em sua maioria, jovem.

Ambos os canais também vêm sendo muito utilizados para realizar pesquisas e vendas online, o que indica uma ótima oportunidade para empresas B2C para expandir suas fontes de comunicação e criar vínculos ainda mais fortes com seus consumidores.

Uma confirmação dessa realidade pode ser assegurada pela pesquisa da Opinion Box – que afirma que cerca de 38% dos brasileiros já compraram algo que viram em um vídeo no TikTok; além de terem a forte tendência de uso do TikTok e do Kwai como buscadores, servindo como um contraponto ao Google.

Isso demonstra que essas redes representam uma fonte valiosa para aumentar a presença online das empresas e influenciar positivamente nas decisões de compra do seu público, criando uma apresentação diferencial para os seus produtos.

 

Dicas de como se destacar sua loja no Kwai e TitkTok

Como o visto, ambas as plataformas carregam o poder de moldar tendências, criar conexões emocionais e ainda impulsionar o engajamento de diferentes usuários; o que torna ainda mais importante que o seu negócio atente-se a algumas dicas para se aprofundar nas estratégias de social commerce com assertividade – mesmo que isso envolva estar no meio de múltiplas contas pessoais.

Por isso, vale atentar-se aos principais pontos:

 

1. Conheça seu público

Mais do que as demais redes, os usuários do TikTok e Kwai demandam uma aproximação de linguagem com o público-alvo. Caso contrário, sua marca poderá não gerar interesse ou se perder no algoritmo mais refinado dessas plataformas, em comparação com outras redes sociais.

Por isso, pesquise bem o perfil do seu persona: qual a linguagem que eles utilizam? Que tipo de conteúdo mais consomem? Qual o formato que afasta o público? Isso ajudará a definir a melhor estratégia para seu negócio e, ainda, gerar insights valiosos para a criação de novos conteúdos.

2. Mostre os bastidores de seu negócio

Um tipo de conteúdo para empresas que rende bem nesse espaço são os bastidores do negócio. Isso gera um laço importante de empatia com o público, mesmo que seja algo tão simples.

Quando você mostra quem são os responsáveis por cuidar dos produtos, os processos de organização etc; é possível criar uma imagem mais humanizada da sua marca, o que tende a gerar efeitos mais positivos e sair do formato “mais do mesmo”, evitando causar fadiga nos consumidores.

3. Crie conteúdo de qualidade

Quando falamos em conteúdos de qualidade, não é necessário contratar produtoras e fazer ações gigantes. Bom, se couber na sua estratégia, até pode ser uma opção, mas não é sobre isso que estamos falando.

Nesse caso, produções que tenham conteúdos audiovisuais qualificados e com um bom planejamento, torna-se mais fácil de desenvolver histórias empáticas, gerar emoções nos seus seguidores e, principalmente, aumentar o engajamento da sua conta.

4. Não misture conta pessoal e conta do negócio

Você já deve ter visto algum case de post pessoal passando pelas redes de uma empresa e os resultados desastrosos que isso proporcionou a imagem do negócio, não é mesmo? Por isso, evitar questões pessoais dentro do perfil da sua empresa é essencial.

Uma dica é ter um dispositivo específico para as gravações dos vídeos para as redes sociais, além de instruir os responsáveis a não acessar as contas pessoais a partir do mesmo equipamento.

Com isso, reduzem-se os riscos de que o responsável, acreditando que está na conta pessoal, poste algo que não condiz com as políticas da sua empresa.

5. Esteja por dentro das trends

TikTok e Kwai são redes conhecidas por, justamente, ter suas trends do momento. Quando seu negócio participa delas,as chances de ser visto por outros usuários que poderão se tornar seguidores é elevada.

Porém, não é preciso fazer parte de todas! Caso contrário, o efeito pode ser o oposto e afastar seu público. Por isso, escolha aquelas trends que realmente podem ser exploradas, gerando valor para o seu negócio.

Por exemplo, uma trend de “Lookinho do rolê” pode não fazer sentido para uma empresa de produtos de informática. Mas, para quem é lojista do segmento de moda, pode ser uma ótima oportunidade para exibir os produtos. E não se esqueça das hashtags!

6. Explore as possibilidades do perfil business

Se o perfil da sua empresa ainda não é business nessas redes sociais, seria uma boa ideia considerar o assunto. Com essa opção, você terá acesso às principais métricas de cada uma das plataformas, tornando possível identificar padrões, verificar o que deu certo e o que precisa ser modificado para próximas ações; além de utilizar os posts patrocinados a seu favor!

 

TikTok Shop e Kwai Shop: as novas possibilidades do varejo online

E que tal vender dentro do próprio TikTok ou no Kwai? Ambas as plataformas contam com a possibilidade de comercializar itens dentro do próprio espaço, como o Kwai Shop e o TikTok Shop, que já conta com um número impressionante de usuários, onde mais de 37% dos pesquisados afirmam que comprariam diretamente na plataforma – segundo dados do Marketing Influence Factory.

Portanto, essa é uma ótima oportunidade para engajar seu público e expandir sua lucratividade, tendo em vista que com as dicas abordadas no decorrer do artigo, seu negócio estará mais preparado para aderir novas estratégias e ampliar seus meios de comunicação; lembrando que é sempre importante avaliar as atitudes que mais fazem sentido para o seu nicho e adaptá-las conforme seus processos.

E, claro, contar com o apoio de quem entende do assunto, como a Total Express, é uma ótima forma para levar sua loja online ainda mais longe! Entre em contato e venha transformar suas operações logísticas e levar a sua empresa para o próximo nível!                   

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