Do seu negócio para o cliente: entenda o processo por trás da entrega de pedidos - Total Express
  BLOG

Do seu negócio para o cliente: entenda o processo por trás da entrega de pedidos

19 / 05 / 2023 | Ecommerce

Do seu negócio para o cliente entenda o processo por trás da entrega de pedidos

A entrega de produtos é uma das etapas mais importantes de qualquer negócio que lida com vendas online. Porém, essa operação é complexa e desafiadora, especialmente em um país como o Brasil, com dimensões continentais e características regionais muito distintas.

Para superar esses desafios é necessário ter uma estratégia eficiente de logística, ao qual a tecnologia tem sido uma grande aliada para que empresas, transportadoras e clientes possam ter uma visão e controle maior de cada etapa.

Neste artigo iremos abordar um pouco mais sobre o assunto, apresentando todo o caminho que um produto passa desde a saída do local de retirada até a casa do cliente. Acompanhe!

Processo de entrega de pedidos: a jornada da encomenda rumo ao cliente

 

Confira como funciona o processo por trás da entrega de pedidos:

> Coleta de encomenda: a primeira etapa é a coleta dos produtos. Nessa fase, uma equipe da transportadora vai até a empresa para coletar os pedidos.

Na Total Express há duas modalidades de coleta:

  •       Coleta Agendada: para embarcadores que possuem acordo comercial, as coletas permanecerão nos dias e horários pré-definidos.
  •       Coleta Automática: ocorrem de segunda a sexta-feira das 12h até às 18h, respeitando o horário de corte de envio até às 10:59.

Essa flexibilidade permite que o embarcador possa escolher a opção que melhor se adapta à sua operação.

> Processamento da encomenda: após a coleta, os pedidos são encaminhados para o armazém da transportadora, onde são processados e preparados para a próxima etapa.

> Transferência para base destino: de acordo com análise especializada, escolhe-se o melhor caminho para chegar a uma localização base para a entrega. Essa escolha é feita com consideração a diversos fatores, tais como a distância até o destino final, o tipo de produto transportado e as características da região.

> Recebimento na base destino: a última parada serve para otimizar a entrega, chegando o mais próximo possível do destino final. Aqui, é feita a separação dos pedidos por região e o planejamento das rotas.

> Processo de entrega: com o planejamento das rotas finalizado, os motoristas recebem os pedidos e se preparam para seguir ao endereço do cliente. Nessa etapa, é importante que os motoristas estejam bem treinados e equipados, para garantir a segurança do produto e a satisfação do cliente.

Sem contar que, ao longo de todos os processos as encomendas são monitoradas por nossa equipe própria de Gerenciamento de Riscos (GRIS), o que é um grande diferencial! Pois a maioria das operadoras logísticas não possuem um GRIS próprio. 

Realizar essa gestão internamente dá agilidade e ainda mais segurança em muitas etapas e processos. 

> Entrega chega ao destino final: ao chegar no destino final, há duas possibilidades:

  •   Sucesso! O pedido é entregue conforme o planejado.   
  •   Segunda tentativa: caso não seja possível efetuar a entrega, como, por exemplo, por ausência do cliente, um ticket é criado para nova tentativa, redespacho ou devolução.

Lembrando que, estamos falando de um ecossistema mais padrão de entrega.

 Existem ecossistemas mais complexos e que adicionam mais pontos/etapas em sua cadeia, dependendo de suas particularidades e atendendo as necessidades diferenciadas de muitos comércios.

E além disso, como sabemos, cada região brasileira é diferente uma da outra, por isso, é difícil estabelecer um prazo único para entregas de produtos em todo o território nacional. No entanto, com o avanço da tecnologia, os prazos vêm diminuindo gradativamente, e o rastreamento dos pedidos tem se tornado mais assertivo e atualizado.

Com o uso de sistemas integrados, as transportadoras conseguem acompanhar em tempo real a localização dos pedidos, oferecendo aos clientes informações precisas sobre o status de suas entregas.

Também temos as ferramentas como sistemas de geolocalização e de distribuição de carga também têm se aprimorado, permitindo que os motoristas otimizem os trajetos, reduzindo o tempo de trânsito e, consequentemente, o prazo de entrega. Dessa forma, as organizações conseguem oferecer um serviço mais eficiente e satisfatório para seus clientes, independentemente da região onde se encontrem.

 

Como a Total Express proporciona uma jornada eficiente do seu negócio ao cliente

 

A Total Express é uma empresa que se destaca pela eficiência na entrega de encomendas e pela experiência que proporciona aos seus clientes.

Com um sistema interativo e atualizado, a transportadora oferece um simulador de frete, que possibilita ao consumidor calcular o valor do frete de forma fácil e rápida, de acordo com a região de destino e o tipo de encomenda.

E, um dos seus principais diferenciais está no serviço de tracking de cada pedido, viabilizando um rastreamento preciso e em tempo real de cada encomenda, desde a saída até a entrega. Esse processo garante mais segurança e transparência para o cliente, que pode ter certeza de que seu pedido está em boas mãos, além de uma visão completa de cada etapa para os gestores e empreendedores.

Outro ponto forte da Total Express é a sua performance de entrega. Com uma equipe de profissionais altamente capacitados e equipamentos de última geração, a empresa proporciona que todas as encomendas sejam entregues dentro do prazo e em perfeitas condições.

Para finalizar este artigo, queremos ressaltar que, com processos eficientes de logística, como os da Total Express, os negócios podem obter benefícios significativos, como redução de custos, aumento da eficiência operacional e melhoria da experiência do cliente.

Quer obter todas essas vantagens na sua loja?

Entre em contato com nossos consultores. Eles estão de prontidão para tirar todas as suas dúvidas!

 

como-gerenciar-entregas-passo-a-passo

Fique por dentro de
nossas novidades


     

     

     

     

     

     

    Total Express na mídia

    Fale com nossa assessoria através do e-mail: totalexpress-spa@llorenteycuenca.com