23 / 11 / 2023 | Black Friday
A Black Friday é uma das melhores datas para o varejo nacional. É uma ótima oportunidade para impulsionar suas vendas e, ao mesmo tempo, encantar os clientes, suprindo suas demandas.
No Brasil, segundo dados da Neotrust, estima-se que as vendas no período aumentem 12%, em comparação com o ano de 2022. A expectativa é alcançar R$ 6,92 bilhões em movimentações na data.
E a Total Express entende bem os desafios e demandas da Black Friday! Hoje trouxemos 7 dicas imperdíveis de nossos especialistas, que vão ajudá-lo nesse momento.
Fato é que a Black Friday, ainda que seja uma das melhores datas do varejo nacional e internacional, gera muitos desafios para os gestores.
Alguns dos principais desafios que nossos especialistas identificam e que você pode identificar agora e saber como manejá-los. São eles:
Nosso time de especialistas separou sete dicas imperdíveis para gerar mais vendas e contornar os principais desafios encontrados na Black Friday. Com elas, seu negócio terá os melhores resultados nesta data.
“A palavra-chave é ‘planejamento’. A Black Friday se resume em quão bem a empresa consegue se planejar para atender essa enxurrada de pedidos.” – Luis França, Head Comercial da Total Express.
O planejamento de uma Black Friday de sucesso começa já em novembro do ano anterior. Nesse momento, considere questões tais como:
“Olhem para os seus sistemas, é necessário que os sistemas estejam prontos para não colapsarem, pois os sistemas mais do que quintuplicam, porque as trocas de informações são muito maiores no período de Black Friday.” – Eduardo Peixoto – Vice-Presidente Comercial da Total Express.
Lembre-se da transparência. Muitos compradores fazem o monitoramento dos preços de itens que desejam comprar durante todo o ano e sabem identificar quando há uma “promoção fake”. Não prejudique o nome da sua empresa nesse momento.
Evite processos como aumentar o preço e voltá-lo para o patamar depois. Não queira que seu cliente o classifique como um membro da “Black Fraude”. Promova descontos genuínos.
Muitas vezes, o número de vendas de um produto pode ser três vezes mais do que o fluxo em outros momentos do ano. Antecipar esse aumento de demanda e ir aumentando o estoque gradualmente ao longo do ano é fundamental.
É comum que os fornecedores não consigam atender o aumento de demanda tão próximo da data, já que diversos compradores estão solicitando também itens para atender seus estoques.
Forneça canais de comunicação que facilite a troca de informações com seu cliente. Isso passa desde criar um marketing focado para esse momento, caprichando, inclusive, na pré-Black Friday a, também, potencializar o trabalho do suporte.
Principalmente se você está começando, é fundamental mostrar que seu negócio está preparado para esse momento e começar a captar a atenção dos clientes. Tenha uma estratégia dedicada a esse momento.
“Seu cliente vai precisar de informação, então não adianta você ter um bom planejamento, estoque, contar com parceiros como a Total Express para vender seu produto Brasil afora, mas não ter um bom atendimento.” – Luis França – Head Comercial
Muitas pessoas podem ter dúvidas no processo de compra, precisando de suporte para saber mais sobre prazos de entrega, funcionamento dos itens, entre outros pontos. O volume de atendimentos aumenta significativamente e demora ou problemas podem provocar o afastamento dele e ir atrás dos concorrentes.
Para isso, contrate profissionais temporários para suprir esse aumento e, também, treine-os. Para dúvidas mais simples, contar com bots pode agilizar, também, a tirada de dúvidas.
Muitos dos seus clientes vão comprar vários itens em sua loja e em outros espaços, que contarão com o mesmo embarcador. Se a sua integração está bem ajustada, enviando a quantidade correta de múltiplos é possível que a transportadora faça o processo com maior fluidez e agilidade para o cliente.
“É importante ter uma expedição bem ajustada porque a gente sabe o volume aumenta, então a carga tem que estar expedida para que empresa que vai transportar não perca tempo ali na coleta. Muitas vezes essa coleta, ela é compartilhada, por conta disso, é necessário entender bastante do múltiplo. É um momento do ano que o consumidor compra vários itens, às vezes do mesmo embarcador. Então muito cuidado. Vê se a sua integração está bem ajustada para mandar o arquivo com a quantidade correta de múltiplos.” – Marcus Tadim – Gerente Regional da Total Express
Outro problema comum é tentar dar um passo além do que o seu negócio é capaz. Quanto mais você conhecer suas limitações no momento, saberá como manejar os riscos de forma geral e identificar até onde pode ir.
É fundamental saber o que é possível expedir e o prazo adequado. Muitas vezes, é melhor disponibilizar um dia a mais de entrega para o cliente do que tentar sobrecarregar o time de expedição e acontecerem falhas graves no processo.
“É estar preparado para surpresas e deixar o time todo conectado, porque é certo que problemas vão acontecer e a diferença está na capacidade da resolução de problemas […] é essa a diferenciação que a gente vê dos grandes e-commerces, que conseguem crescer e se adaptar, conseguem ser flexíveis e continuar encantando o consumidor independente da época do ano.” – Eduardo Peixoto, Vice-Presidente Comercial da Total Express
No contexto da gestão de não conformidades, destacamos que 60% das ocorrências relacionadas a endereços incorretos são eficazmente abordadas internamente. Utilizamos a plataforma de dados denominada “data tex” como nossa principal base, empregando tecnologia avançada para desenvolver algoritmos que identificam lacunas em endereços, como falhas no logradouro.
A Total Express utiliza o histórico de entregas anteriores que já estão registradas dentro da base e realiza essas correções automaticamente, para que as conformidades apresentem uma redução notável nesses períodos de grandes volumes de entregas. É uma abordagem pensada para aprimorar a eficiência operacional e serve para minimizar sua intervenção como embarcador ou cliente.
“Essa capacidade de correção automática reflete a robustez de nossos processos, contribuindo significativamente para a excelência em nossa cadeia logística” – Marcus Tadim, Gerente Regional da Total Express.
E para atender às suas demandas e chegar com todo o potencial de sucesso na Black Friday, conte com a solução Smart Label, da Total Express, que pode ser utilizada nos mais diferentes segmentos. É uma tecnologia de etiqueta inteligente simples, mas que vai revolucionar seu processo logístico.
Ao fazer sua venda e gerar a etiqueta para embarcação, é possível já colocar na sua etiqueta todas as informações da Danfe simplificada e dados que serão utilizados no processo de rastreamento.
Com isso, não é preciso fazer novas etiquetagens no momento da coleta pela transportadora, reduzindo chances de falhas e agilizando ainda mais o processo de entrega e que fazem a diferença no processo de satisfação do cliente e encantá-lo!
Entre em contato e saiba mais sobre como adotar a Smart Label em seu negócio ainda a tempo da Black Friday!
Fale com nossa assessoria através do e-mail: totalexpress-spa@llorenteycuenca.com