07 / 02 / 2024 | Ecommerce
Para os gestores de e-commerce, aproveitar as principais datas da alta temporada do comércio representa uma grande oportunidade de bater as metas de vendas, ficar mais conhecido e até mesmo girar o estoque. Um cenário que só é possível quando o planejamento é feito adequadamente e as estratégias são bem implementadas, é possível ter resultados bem surpreendentes no período.
Conquistar as melhores vendas nas principais datas do e-commerce, como dia das mães, páscoa, Dia dos Namorados e, os já esperados, Black Friday e Natal, garante um crescimento saudável de um negócio. E seu estoque não pode falhar nesse momento, principalmente quando há uma forte demanda de pessoas em busca de comprar presentes ou, ainda, adquirir algo para si mesma.
Para não perder ótimas oportunidades, separamos dicas que vão ajudar em uma gestão de estoque eficiente voltada a esses períodos, de acordo com nossa experiência em muitas temporadas.
Não ter uma gestão de estoque específica para as vendas pode proporcionar consequências graves para seu negócio. Alguns problemas que devem ser atentados são:
Certamente, a gestão de um e-commerce apresenta seus desafios, mas encará-los de maneira proativa pode transformar obstáculos em oportunidades de crescimento. Identificamos anteriormente algumas consequências potencialmente prejudiciais para o seu negócio online. No entanto, é importante ressaltar que, ao adotar estratégias eficazes, é possível superar tais desafios e fortalecer a saúde do seu empreendimento.
Especialmente para os sites de porte menor ou médio, que podem levar mais tempo para se recuperar de impactos financeiros, é crucial adotar práticas sólidas de gestão de estoque. Mas não se preocupe, estamos aqui para direcionar sua abordagem de forma positiva. Essas são algumas das dicas importantes para você considerar:
Esse é o melhor momento para recorrer à análise de dados ao longo do período. Recorra também às informações do ano passado para ajudar a entender qual é a média de itens que tendem a ter um aumento no volume de vendas e seu percentual. O que permite dimensionar com antecedência a reposição de itens e evitar sobrecarregar o estoque com produtos que não possuem tanta vazão assim. E não é só para os dados internos que você deve olhar.
Outro ponto importante está na análise de concorrentes e tendências de mercado, pois ter um olhar estratégico te ajuda no mapeamento de iniciativas e também a antecipar possíveis erros.
O inventário de estoque atualizado é o maior aliado para evitar dois erros que podem comprometer suas vendas no período:
As tecnologias voltadas à gestão de estoque ajudarão tanto aqui quanto no ponto que trouxemos anteriormente (analisar giro de entrada e saída de produtos) e, também, ao dimensionar se o número de itens presentes é o suficiente para atender uma demanda que poderá aumentar consideravelmente no período.
Mesmo com todo o planejamento anterior, ainda pode ocorrer uma elevação das vendas maior do que o esperado — vamos supor que seu produto tenha viralizado nas redes sociais. Isso fará com que o volume de compras fique bem acima do esperado.
Como contornar isso e não perder oportunidades? Tenha fornecedores de confiança que conseguirão fazer reposições ágeis, nos prazos e sem perda de qualidade. Isso ajuda a não afetar a experiência do cliente e manter sua loja virtual com uma boa imagem com eles.
Só é possível ter um controle de inventário adequado se o seu estoque estiver organizado na metodologia mais adequada ao perfil da sua empresa. Isso também facilita o processo logístico, reduzindo o tempo de picking e liberando a carga para transporte rapidamente.
Além disso, perdas e avarias podem acontecer por isso. Por exemplo, um item frágil mal posicionado pode quebrar durante a manipulação. Uma situação que, caso se repita algumas vezes ao longo de todo o período de fim de ano, pode gerar um volume alto de prejuízo.
Que tal uma super dica?
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Assim, você pode destinar mais tempo para vender e deixar o recebimento e entrega dos pedidos com nossa equipe, principalmente em períodos com muita demanda.
Com o Fullfillment é possível otimizar o tempo de manuseio, contar com melhor custo-benefício e ter toda a cadeia logística concentrada na Total.
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A gestão de estoque é como uma sinfonia e todos precisam estar sintonizados, de forma que saia uma boa melodia no final. Isso exige treinamento para cada um executar seu papel da melhor forma.
Quando todos estão alinhados, os processos automaticamente fluem melhor, as operações não ficam bagunçadas e evitam-se erros que acarretam, inclusive, a perda de produtos em estoque.
Isso passa por todos os envolvidos, não só os responsáveis pelo picking e controle de inventário: profissionais de limpeza, manutenção do espaço, motoristas de veículos dos armazéns, entre outros, todos devem estar devidamente treinados para saberem realizar suas atividades da melhor forma possível.
Uma boa gestão de estoque garante agilidade nas entregas aos clientes, um ponto fundamental nesse período, já que os consumidores esperam receber seus pedidos dentro do prazo estabelecido. Proporcionar uma experiência otimizada pode ajudar para que elas voltem no ano seguinte.
Além de bons fornecedores, é fundamental ter parceiros que também proporcionem uma boa experiência na próxima etapa: o transporte de qualidade.
Contar com uma transportadora de confiança vai garantir que todo o fluxo de compra, até a etapa final de entrega, funcione harmoniosamente.
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