Logística na Black Friday: como a preparação certa evita problemas neste período - Total Express
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Logística na Black Friday: como a preparação certa evita problemas neste período

14 / 11 / 2023 | Black Friday

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Esperada por comerciantes e também por clientes, a Black Friday é uma data recente para o público brasileiro, mas desde as primeiras promoções se tornou um momento aguardado por todos, principalmente empreendedores em busca de aumentar suas vendas – seja no online ou até mesmo nas lojas físicas.

Uma pesquisa do Google mostra que 67% dos brasileiros pretendem fazer compras para a data. Além disso, sete em cada dez consumidores pretendem gastar igual ou mais do que no ano anterior — um aumento de 5% em relação ao esperado em 2022. É ou não é algo para se animar?

Quando falamos de Black Friday, ter boa preparação é um dos pontos principais de uma operação organizada e eficiente, principalmente nas PMEs que precisam lidar com diferentes demandas ao mesmo tempo.

No entanto, muitos empreendedores ainda pecam em um importante tópico: a logística das entregas durante essa época.

Isso porque dar atenção para esse ponto gera muitos benefícios para lojas online. Ao tornar a entrega de produtos uma prioridade, será possível garantir que os pedidos sejam entregues na data prometida e até mesmo antes do indicado – um fator que ganha pontos na satisfação do cliente e abre caminho para que ele volte a comprar em seu negócio.

Neste artigo, iremos explorar quatro importantes tópicos que mostram porque você deve se preparar para a Black Friday e como garantir que clientes fiquem super satisfeitos com seus produtos.

  • Evitar erros nos processos de expedição

Que tal revisar seus processos antes de pensar em novas estratégias para a Black Friday? Com isso, você evita que pequenos problemas se transformem em uma bola de neve e atrapalhe toda sua operação – e vendas.

Analise qual é o tempo médio de processamento dos pedidos, quem é o responsável por essa etapa (quando se tem mais pessoas na empresa), como você organiza as etapas de receber um pedido, por exemplo, retirar pedido > embalar > processar > enviar para transporte.

Deixe tudo isso organizado e você com certeza evitará problemas futuros.

  • Contar com transportadora de confiança

Escolher sua parceira logística é outro ponto importante para ter vendas tranquilas durante a Black Friday e também ao longo do ano todo. Dessa maneira, analise a cobertura que a empresa entrega, quais regiões atende e até mesmo quantos centros de distribuição possui. Características que demonstram a capacidade de coletar e entregar produtos em poucos dias, proporcionando maior satisfação ao cliente. 

Fique atento também com as ferramentas que a transportadora disponibiliza para sua gestão. Em alguns casos, lidar com sistemas complexos e sem fácil integração com plataformas de e-commerce pode exigir mais tempo do seu dia a dia para organização. 

Um cenário que não afeta apenas o faturamento, mas também a confiança do cliente na sua empresa.

  • Preparar a logística reversa

Quem nunca comprou algo e acabou não servindo, não é mesmo? Ou até mesmo decidiu comprar um presente, mas ele acabou não agradando como o esperado. 

A Black Friday é um momento em que muitas pessoas podem estar motivadas pelo emocional e o senso de urgência que a data traz. Por isso, facilitar o processo de trocas ou até mesmo para devolução é algo que deve fazer parte de seus processos de vendas. 

Uma boa logística reversa oferece soluções customizadas para as necessidades do empreendedor, por exemplo, com agendamento de coleta, tracking de todas as etapas em tempo real, comprovante e até mesmo checklist para proporcionar mais acuracidade do produto coletado. 

Dessa forma, você pode gerar satisfação e facilidade ao cliente desde a entrega até a troca. E isso proporcionará fidelidade para próximas compras. Investir em uma logística reversa eficiente significa colocar o cliente em primeiro lugar.

  • Dar atenção para o pós-venda

Manter um relacionamento com o cliente significa estar presente em seu dia a dia. Por isso, invista em ações que não acabem com a entrega dos produtos. Faça pesquisas para saber sobre sua experiência com a compra, envie e-mails e mensagens com novidades e até mesmo ofereça descontos com base nas informações que ele tenha dado para você. 

Dessa maneira, você tem dados muito valiosos para criar conexões duradouras e fidelizar os clientes. Afinal, o natal está logo aí!

Black Friday é com a Total Express

Garantir que tudo aconteça dentro do planejado é um dos principais desafios de empreendedores à frente de suas empresas durante a Black Friday. Por conta disso, todos os processos de preparação vão ajudar a proporcionar um período de vendas com mais tranquilidade.

Aqui na Total Express sabemos o valor de contar com uma parceira de confiança. É por isso que nossas operações são capazes de atender até 800 cidades em 48 horas, além de ter uma cobertura 100% do território nacional com capacidade de mais de 1 milhão de entregas.

O que demonstra na prática nossa capacidade de apoiar o seu negócio em uma das datas mais importantes do calendário. Ao somar um planejamento de logística eficiente que considere todos os detalhes de seus processos a uma transportadora de alta qualidade permite tornar as vendas bem mais tranquilas e sem complexidade. Tudo o que você mais precisa e merece.

Dê o pontapé em sua Black Friday com a Total Express. Chegue em todo o Brasil e venda mais. Fale com nossos consultores para começar hoje mesmo a usar nossos serviços.

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