O comportamento do consumidor e a necessidade dos PUDO’s - Total Express
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O comportamento do consumidor e a necessidade dos PUDO’s

11 / 11 / 2022 | PUDO

Comprar online e esperar que o pacote chegue em casa já não é mais a única opção para o consumidor. Com o final da pandemia de COVID-19, e a volta ao modelo de trabalho presencial ou híbrido, as pessoas voltarem à circulação. Por isso, é possível que a quantidade de entregas com destinatário ausente ou não encontrado possa crescer. Mas ainda podemos ter muitos consumidores que preferem deixar de comprar online por não ter uma opção para receber seus pedidos. 

 

Posso retirar na loja ou em algum ponto comercial perto de mim? 

Pick Up e Drop Off. Pegar e deixar, numa tradução literal, é exatamente a proposta que há alguns anos vem sendo desenvolvida por algumas empresas. A ideia de retirar o pedido na loja física das grandes lojas está presente no Brasil desde antes da pandemia. Essas lojas viram a possibilidade de aumentarem suas vendas online com a disponibilização desse serviço. Atualmente, em um relatório da Fiserv Inc, denominado Carat Insights 20221, podemos ver que 66% dos brasileiros já fizeram compras pela internet e retiraram o produto na loja física. 

Agora, empresas de logística colocam à disposição dos e-commerces, que não têm um ponto comercial físico, essa mesma modalidade de entrega.  

 

Ir buscar por quê? 

Os motivos para querer ir buscar a encomenda em um ponto são vários, mas há dois que se destacam: os moradores de áreas de risco ou fora das rotas de entrega por algum motivo e as pessoas que não podem estar em casa no período em que as entregas são realizadas. 

 

Áreas de risco 

Estima-se que cerca de 40% da população do Rio de Janeiro não consegue fazer compras online por morarem em áreas de risco2. São Paulo também está na lista de cidades onde as áreas de risco atrapalham as entregas3. A situação chega a extremos e até mesmo o Correios tem uma extensa lista de CEPs onde somente cartas são entregues. São consumidores que têm necessidade de compra online e têm intenção de fazê-lo, mas não conseguem. Implantar pontos onde essas pessoas possam retirar seus pedidos é essencial. 

 

Morador não encontrado 

Ultimamente, muitas pessoas estão ausentes de casa em horário comercial. O motivo mais evidente é aquele que já falamos: a volta ao trabalho presencial. Mas ainda há as aulas presenciais, a volta às rotinas médicas de consultas, exames e tratamentos, e vários outros motivos. Para quem não mora em condomínios ou em prédios onde exista a possibilidade de recebimento de entregas pelos porteiros, receber os pacotes em casa não é viável. Portanto, os PUDOs são uma solução para esses consumidores. 

 

E o Drop Off? 

A modalidade “deixar” dos PUDOs pode atender tanto ao pequeno empreendedor que vende pela Internet quanto ao consumidor que deseja devolver uma mercadoria para troca, por exemplo. As empresas de logística, ao estabelecerem pontos de coleta em endereços estratégicos, oferecem mais uma opção para quem precisa enviar volumes, mas não pode ficar esperando em casa.  

 

Conforto x necessidade 

O que interessa mais ao consumidor? Obviamente é poder receber suas encomendas no prazo combinado e com segurança. Por isso, sacrificar o conforto não é algo ruim, mas muitas vezes necessário. A Total Express entende essa situação e disponibiliza o produto Total Points: uma série de pontos Pick Up e Drop Off que permite às lojas virtuais oferecerem uma opção aos seus consumidores. 

 

Conte com a Total Express e amplie a abrangência de entrega de seu e-commerce com nossos PUDOs. 

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