PME: como o Total Points viabiliza mais vendas com pontos de coleta em todo o Brasil - Total Express
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PME: como o Total Points viabiliza mais vendas com pontos de coleta em todo o Brasil

05 / 03 / 2024 | Total Points

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Para quem está abrindo a sua primeira loja online (e até mesmo para veteranos), muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é como viabilizar as entregas para todas as regiões do país e proporcionar diferenciais para seus clientes. Afinal, esse é um dos pontos mais envolvidos com a satisfação do cliente e pode ser diretamente responsável pelo sucesso do seu novo negócio.

Uma das formas de diminuir custos logísticos iniciais e ao mesmo tempo encantar os clientes, é por meio do “Pick-up, Drop-off”, uma estratégia de entrega que permite escalar suas vendas no começo da sua PME. Já ouviu falar sobre os pontos de coleta?

Então vem com a gente entender melhor como isso funciona e como o Total Points pode ser um aliado importante no começo da sua loja online.

 

O que é Pick-up, Drop-off?

O “Pick-up, Drop-off” (PUDO) é uma estratégia logística em que a loja online utiliza pontos de coleta e entrega estratégicos, nos quais o cliente pode buscar sua encomenda e também a própria PME, que tem como possibilidade utilizá-lo como um ponto de recolhimento em casos de logística reversa.

Essa é uma estratégia que vem crescendo bastante no Brasil. Segundo pesquisa realizada pela Mintel, empresa de inteligência de mercado, o uso dessa possibilidade cresceria 64% até 2023, com a abertura de mais de 3 mil novos pontos de retirada. E, na prática, vemos na Total que realmente os negócios têm adotado cada vez mais essa modalidade de entrega.

Os motivos são, principalmente, os benefícios que ele pode proporcionar para pequenos e médios negócios, sendo um dos centrais a redução dos custos logísticos, especialmente no que diz respeito à logística reversa.

Afinal, encaminhar uma transportadora até a residência de cada cliente pode ser custoso. 

Portanto, uma forma de resolver isso é justamente orientar que a entregadora leve para um ponto de coleta específico, solicitando ao cliente o recolhimento do produto apenas no ponto, o que traria uma maior flexibilidade, tanto para o transportador quanto ao próprio consumidor, que poderia buscar o produto no momento que julgasse mais adequado.

Mas, além disso, há outros benefícios que podem ser percebidos, principalmente quando contamos com um serviço diferenciado como o Total Points, que é o que veremos a seguir.

 

Total Points: conectando seus produtos a clientes em todo o país com pontos de coleta

O Total Points é o serviço de pontos de coleta da Total Express voltado para e-commerces. Nós disponibilizamos nossa malha de pontos de PUDO para oferecer aos seus clientes, proporcionando mais uma possibilidade de entrega na sua PME.

Confira alguns diferenciais que você poderá ter ao contar com esse serviço!

 

Vendas com maior abrangência

Outro ponto interessante é que por meio dos PUDOs, seu e-commerce pode garantir a entrega em locais que não são atendidos normalmente com as entregas até o ponto final. É o caso, por exemplo, de zonas rurais ou locais de difícil acesso.

Nesse tipo de situação, o cliente pode escolher buscar o item em um ponto de entrega, conforme sua disponibilidade e conformidade. Com isso, ele pode ter uma experiência de compra de qualidade e, ao longo do tempo, até mesmo ser fidelizado.

 

Aumento de vendas no e-commerce

Se você começou seu e-commerce e sofre com o abandono de carrinhos, saiba que uma das causas para isso pode ser falta de flexibilidade na entrega. Por exemplo, uma pessoa que mora sozinha e não tenha ninguém para receber encomenda no horário comercial pode não comprar em sua loja, caso veja que não há outras opções de entrega para sua região.

Ainda, muitas vezes, a entrega no ponto final (residência do comprador) pode estender o prazo do frete e, com isso, não conseguir atender a necessidade da pessoa. E o Total Points pode ser um aliado potencial para o problema.

No primeiro exemplo, a pessoa pode escolher para retirada um ponto que esteja no seu trajeto para o trabalho e, assim, consegue receber seu item com segurança. No segundo caso, ela consegue se programar para buscar no ponto escolhido em um prazo menor do que poderia acontecer nas opções tradicionais.

Ter mais opções é um modo de conseguir atender as demandas desse público e, com isso, minimizar a ocorrência de abandonos e aumentar o volume de vendas do seu negócio.

 

Pontos de coleta estrategicamente localizados

Outro diferencial é que os PUDOs conseguem atender regiões que são pouco vistas, proporcionando um atendimento diferenciado para esse público e reduzindo prazos de entrega para essas pessoas.

Locais predominantemente rurais ou mais afastados podem sofrer mais com esse tipo de problema. Com a expansão da malha de pontos de entrega e coleta pelo Total Points, seu negócio consegue atender esse público com satisfação.

 

Segurança de ponta a ponta

Um receio comum de pequenos empreendedores que começam a cogitar trazer a modalidade PUDO para seu negócio é saber se, realmente, é uma ação segura. E garantimos que sim. Nosso sistema segue processos de liberação feitos apenas com confirmação por aplicativo.

Com isso, evita-se que pessoas não autorizadas possam buscar uma mercadoria nos pontos de coleta que não pertence a elas. E isso passa maior confiança para seu cliente também, que terá menos receio em contar com essa opção.

 

Devoluções e troca com mais tranquilidade

Como falamos em outros pontos, contar com a opção dos pontos de coleta também é vantajoso para adoção de logística reversa, uma situação que pode ser o calcanhar de Aquiles para e-commerces menores. Isso porque esse é um processo que pode ser custoso e impactar no orçamento da sua empresa.

Desta forma, ao torná-lo mais simples e facilitado, é possível reduzir gastos, otimizar o fluxo de caixa e, ao mesmo tempo, proporcionar maior conforto para o cliente. Afinal, lembra-se dos problemas que muitos deles passam com o recebimento de encomendas pela falta de disponibilidade no horário comercial?

Pois é, o mesmo pode acontecer nos casos em que é necessário devolver um item. Possibilitar que a pessoa deixe o produto em um ponto de coleta pode, também, ser uma forma de proporcionar praticidade para ela e conquistar ainda mais sua satisfação e confiança.

O Total Points é uma possibilidade interessante para apoiar a escalabilidade das operações do seu negócio. Se você ficou interessado e quer saber mais, nós tivemos uma conversa bem legal sobre o assunto no Total Cast e vale a pena conferir!

Sem contar que a Total Express também pode atender as operações logísticas do seu e-commerce. Temos cobertura em 100% do território nacional, com prazo curto de entrega  (em até 48 horas), além de oferecer uma infraestrutura de ponta, com tecnologias modernas, proporcionando modernidade e agilidade nos processos.

Quer saber mais como podemos ajudar o seu negócio? Entre em contato e converse com um de nossos consultores!

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