A TEX COURIER S.A reconhece a importância da privacidade e tem como missão estabelecer uma relação de transparência com seus clientes e usuários a respeito do tratamento de dados pessoais por meio desta política.

Esta Política de Privacidade (Política) contém informações sobre o tratamento dos dados pessoais dos usuários e visitantes do sítio eletrônico https://totalexpress.com.br/ (Site) e nossos aplicativos móveis, aqui denominados como Plataformas. Este documento descreve os dados pessoais que coletamos, como eles são tratados e os seus direitos em relação a esses dados. Recomendamos a leitura atenta.

Esta Política de Privacidade se aplica a todos os clientes, potenciais clientes, usuários e visitantes do Site. A nossa Política de Privacidade é regularmente revisada para assegurar a conformidade com leis, regulamentações e novas tecnologias, refletindo possíveis mudanças nas nossas operações e práticas. É importante que você acesse regularmente esta política e observe a sua data de atualização.

Após a leitura desta Política de Privacidade, caso queira se comunicar conosco sobre dúvidas, reclamações ou para exercer os seus direitos relacionados aos seus dados pessoais, você pode contatar o nosso departamento encarregado por meio do e-mail dpo@totalexpress.com.br. Para dúvidas ou reclamações relacionadas aos nossos serviços você pode entrar em contato conosco pelo telefone (11)3627-5900, pelo chatbot EVA disponível em nosso sítio eletrônico.

1. Conceitos básicos: o que eu preciso saber para compreender esta Política?

Agentes de Tratamento: o controlador e o operador;
Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD): órgão da administração pública federal responsável por zelar, implementar e fiscalizar o cumprimento da LGPD em todo o território nacional.
Banco de Dados: conjunto estruturado de dados pessoais, estabelecido em um ou em vários locais, em suporte eletrônico ou físico;
Bases Legais ou Base Legal: São as hipóteses legais que autorizam o tratamento de dados pessoais, por exemplo: (i) consentimento; (ii) cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (iii) tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis e regulamentos ou respaldadas em contratos, convênios ou instrumentos congêneres; (iv) realização de estudos por órgão de pesquisa; (v) execução de contrato ou de procedimentos preliminares relacionados a contrato do qual seja parte o titular; (vi) exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral; (vii) proteção da vida ou da incolumidade física do titular ou de terceiro; (viii) tutela da saúde, exclusivamente, em procedimento realizado por profissionais de saúde, serviços de saúde ou autoridade sanitária; (ix) atender aos interesses legítimos do controlador ou de terceiros; e (x) proteção do crédito.
Consentimento: manifestação livre, informada e inequívoca pela qual o titular concorda com o tratamento de seus dados pessoais para uma finalidade determinada;
Controlador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais;
Dados Anonimizados: dado relativo ao titular que não possa ser identificado, considerando a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis na ocasião de seu tratamento;
Dados Pessoais: informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável;
Dados Sensíveis: todo dado pessoal sobre origem racial ou ética, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual e dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural;
LGPD: Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei Federal 13.709/2018);
Operador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de Dados Pessoais em nome do Controlador;
Plataformas/Site: ambientes virtuais da Total Express, tais como aplicativos móveis proprietários e sítio eletrônico sob o nome de domínio da Total Express, incluindo páginas de serviços de rastreamento, área do cliente e demais subdomínios
Titular: pessoa natural a quem se referem os Dados Pessoais que são objeto de tratamento;
Tratamento: toda operação realizada com Dados Pessoais, como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração;
Uso Compartilhado de Dados: comunicação, difusão, transferência internacional, interconexão de dados pessoais ou tratamento compartilhado de bancos de dados pessoais por órgãos e entidades públicos no cumprimento de suas competências legais, ou entre esses e entes privados, reciprocamente, com autorização específica, para uma ou mais modalidades de tratamento permitidas por esses entes públicos, ou entre entes privados

2. Coleta de Dados Pessoais

Os tipos de Dados Pessoais e a forma de coleta dependem de como você se relaciona com a gente e por quê.

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. Para tanto, dependendo do tipo de relacionamento estabelecido, poderemos vir a coletar Dados Pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de outra forma, de acordo com o serviço prestado.

2.1. Formas de coleta

Em geral, coletamos Dados Pessoais das seguintes formas:

(i) Dados Pessoais fornecidos diretamente por você: Dados Pessoais inseridos ou encaminhados ao acessar nossas Plataformas.
(ii) Dados Pessoais fornecidos por terceiros: Dados Pessoais recebidos por intermédio de terceiros, sejam clientes, parceiros ou prestadores de serviços que possuam algum relacionamento com você. É possível, ainda, que haja coleta dos seus dados provenientes de bases públicas.
(iii) Dados Pessoais coletados de outra forma: Dados Pessoais coletados por meio de certas tecnologias de mercado, como dados computacionais e de navegação, com o propósito de melhorar a sua experiência de navegação em nossos serviços, de acordo com os seus hábitos e as suas preferências.

2.2. Tipos de dados coletados

Os Dados Pessoais que tratamos variam de acordo as finalidades de uso, inclusive as indicadas nessa Política, e com as atividades que realizamos. Esses Dados Pessoais podem incluir, dentre outros, os seguintes:

Dados Pessoais: nome, data de nascimento, sexo, RG, CPF e/ou outros documentos de identificação, tais como carteira de habilitação, foto, data de nascimento, endereço residencial e comercial, telefones residencial, comercial e celular, e-mail, profissão, ocupação, estado civil, nacionalidade, naturalidade, entre outros.

Dados Computacionais e de Navegação: informações técnicas sobre o seu dispositivo, como sistema operacional, tamanho de tela, conexão e endereço IP, identificação do dispositivo. Também podemos coletar, se você nos autorizar pelas nossas Plataformas, sua geolocalização, para indicarmos dependências próximas e também oferecer produtos e serviços para você e/ou para sua comodidade, bem como para prevenção à fraude e segurança, proteção do crédito, se aplicável.

Informações sobre hábitos de navegação: páginas e funcionalidades acessadas em nossas Plataformas e Site, quantidade de cliques, páginas e aplicativos que originaram os respectivos acessos às nossas plataformas.

Dados de mídias e plataformas sociais: interações que você possa ter com nossas redes sociais, tais como Facebook, Instagram e LinkedIn.

Dados Pessoais que coletamos de terceiros: dependendo da sua relação conosco, podemos acessar seus dados pessoais para fins de viabilizar a prestação de serviços a nossos clientes, como a entrega de um produto a você.

Dados de Geolocalização: Dependendo da sua relação conosco, por exemplo, se você for um parceiro de entregas ou colaborador de empresas parceiras, podemos captar dados a respeito de sua geolocalização, obtida do seu dispositivo via GPS e redes móveis (torres de celular, Wi-Fi e outras modalidades de localização).

Nós não pretendemos coletar diretamente Dados Pessoais de crianças ou adolescentes. Quando pretendemos coletar informações pessoais de crianças ou adolescentes, tomamos medidas adicionais para proteger a privacidade das crianças ou adolescentes, de acordo com a legislação aplicável.

2.3. Finalidades dos Tratamentos

Os Tratamentos de Dados Pessoais podem ter finalidade diversas. Assim, apresentamos abaixo, de forma exemplificativa, as principais finalidades para as quais trataremos suas informações pessoais:

• Para a execução dos serviços a que o Titular manifeste interesse, por meio de acessos às nossas Plataformas ou indiretamente através da contratação de serviços de nossos clientes/parceiros;
• Para a execução dos serviços contratados: será necessário utilizar os seus Dados Pessoais para desempenhar os nossos serviços e cumprir com as nossas obrigações, de acordo com o que for solicitado e com base no nosso relacionamento, cumprindo assim com as nossas obrigações contratuais;
• Para disponibilizar aos Titulares um ambiente eletrônico por meio do qual os Usuários possam obter mais informações sobre os nossos serviços;
• Para estabelecimento de canal direto de comunicação e resposta às solicitações de usuários por meio dos canais disponibilizados, como “Rastrear Encomenda”, “Área do cliente”, “Trabalhe conosco”, “Chatbot Eva”;
• Para o cumprimento de obrigação legal ou regulatória, tais como, mas não se limitando: (i) resoluções; (ii) circulares; (iii) atos normativos; (iv) comunicados de órgãos competentes;
• Para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral, (i) na condução dos processos de recebimento de reclamações em ouvidorias; (ii) no recebimento e elaboração de respostas a reclamações apresentadas aos órgãos de defesa do consumidor; e (iii) no armazenamento de informações para defesa em processos judiciais, administrativos ou arbitrais;
• Na persecução do interesse legítimo da empresa e de terceiros, sempre no limite da sua expectativa, e nunca em prejuízo aos seus interesses, direitos e liberdades fundamentais, por exemplo, (i) na construção e avaliação do perfil dos clientes para oferecimento de serviços personalizados e compatíveis com a sua necessidade; (ii) na implantação e desenvolvimento de nossos serviços; (iii) no estabelecimento de estatísticas, testes e avaliações para pesquisa e desenvolvimento, visando o gerenciamento e avaliação de riscos do negócio, a melhoria e/ou criação de novos serviços; (iv) em caso de reclamação, quando há citação da empresa em redes sociais ou plataformas específicas, com a finalidade de resolver os pontos reclamados, bem como adotar as medidas necessárias para resolver a situação da melhor maneira possível; (v) na utilização de chatbot/sistema automatizado de atendimento ao cliente ou consumidor;
• Para a condução de atividades que visam prevenir a ocorrência de fraudes;
• Para o cumprimento de obrigação legal ou regulatória, tais como, mas não se limitando: (i) resoluções; (ii) circulares; (iii) atos normativos; (iv) comunicados e atendimento à requisitos de órgãos competentes;
• Por meio de autorização concedida por você, como em processos de (i) envio de comunicação sobre serviços próprios ou de terceiros;
• Ocasionalmente, podemos enviar comunicados e pesquisas de satisfação como parte do nosso processo de feedback do cliente. É do nosso interesse obter tais opiniões para assegurar que os nossos serviços/produtos estão sendo prestados no mais alto nível;
• Para aprimorar o serviço oferecido, facilitar, agilizar e cumprir os compromissos estabelecidos entre os nossos clientes e consumidores, melhorar a experiência dos usuários e fornecer funcionalidades específicas a depender das características básicas do usuário;
• Para compreender como o usuário utiliza os serviços, para ajudar no desenvolvimento de negócios e técnicas;
• Para apresentar anúncios personalizados para o usuário com base nos dados fornecidos;
• Para aprimorar as iniciativas comerciais e promocionais, nos limites permitidos pela lei, e proporcionar experiências personalizadas para você;
• Permitir o envio de notificações referentes aos nossos serviços;
• Compartilhar as informações com terceiros e/ou com outras empresas do nosso grupo econômico na medida do necessário para viabilizar a prestação de serviços e respeitando os limites impostos pela legislação aplicável; e
• Caso venha visitar nossas instalações, podemos gravar a sua imagem por meio do nosso sistema de monitoramento por razões de segurança. Serão coletadas, eventualmente, informações pessoais para providenciar as suas credenciais de acesso, de forma a manter um ambiente de trabalho seguro.

3. Por quanto tempo os Dados Pessoais ficam armazenados?

Os seus Dados Pessoais são armazenados somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de quaisquer obrigações legais e/ou regulatórias, entre outras necessidades, desde que fundamentadas em uma Base Legal.

4. Segurança dos Dados Pessoais

A Total Express busca garantir a Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade dos Dados Pessoais de clientes, parceiros, consumidores, funcionários, por meio da adoção de medidas técnicas e organizacionais das melhores práticas de segurança para proteção contra acessos não autorizados, destruição, perda, alteração indevida, dentre elas, as seguintes:

• Monitoramento dos ambientes físicos e lógicos;
• Proteção de dados nos ambientes tecnológicos que suportam a operação da Total Express;
• Políticas, treinamentos e campanhas de conscientização do usuários;
• Gestão de acessos aos sistemas e ambientes físicos, de modo o acesso aos dados seja realizado para execução das atividades laborais; e
• Gerenciamento de incidentes de segurança.

5. Compartilhamento de dados

Podemos compartilhar Dados Pessoais com terceiros ou parceiros de negócios que sejam relevantes para fins de viabilizar a utilização das Plataformas ou viabilizar a prestação dos serviços. Em geral, o compartilhamento ocorre com base nos seguintes critérios e para as finalidades descritas abaixo:

• Com nossos parceiros e fornecedores: podemos compartilhar Dados Pessoais que coletamos a partir das Plataformas com parceiros e/ou fornecedores para fins de: (a) fornecimento de software, sistemas antifraude e/ou ferramenta para gestão de clientes, (b) geração de leads, prospecção de clientes e desenvolvimento de ações de marketing, (c) prestação de serviços logísticos dos pedidos realizados por meio das Plataformas; (d) auxílio no gerenciamento de promoções; (e) prestação de serviços de atendimento ao consumidor. Nossos parceiros e fornecedores somente são autorizados a utilizar os Dados Pessoais para os fins específicos que eles foram contratados, portanto, eles não irão utilizar os seus Dados Pessoais para outras finalidades além as da prestação dos serviços previstos contratualmente, bem como, garantir o cumprimento com as obrigações legais.
• Para resguardar e proteger direitos: reservamo-nos o direito de acessar, ler, preservar e fornecer quaisquer Dados Pessoais e informações, incluindo interações suas, caso sejam necessários para cumprir uma obrigação legal ou uma ordem judicial; para fazer cumprir ou aplicar outros acordos e/ou contratos; ou proteger nossos direitos, propriedade ou segurança, bem como de nossos funcionários e/ou clientes.
• Requisição de autoridade competente: podemos compartilhar seus Dados Pessoais com terceiros (incluindo órgãos governamentais) a fim de responder a investigações, medidas judiciais, processos judiciais ou investigar, impedir ou adotar medidas acerca de atividades ilegais, suspeita de fraude ou situações que envolvam ameaças em potencial à segurança física de qualquer pessoa ou se de outra maneira exigido pela legislação.
• Novos negócios: se estivermos envolvidos em uma fusão, aquisição ou venda de todos ou de parte de ativos, os Dados Pessoais poderão ser transferidos para a empresa ou pessoa adquirente. Em circunstâncias nas quais a identidade do Controlador de Dados Pessoais se alterar como resultado de qualquer transação, realizaremos a notificação de quaisquer escolhas que os Titulares possam ter acerca de seus Dados Pessoais.

6. Transferência Internacional

Os seus Dados Pessoais, quando aplicável, poderão ser transferidos para prestadores de serviços em outros países, incluindo provedores de serviços em nuvem, para as finalidades previstas nesta Política de Privacidade. Os Dados Pessoais transferidos podem se sujeitar às leis de jurisdições nas quais o fornecedor de serviço ou suas instalações estão localizados. Utilizamos serviços de terceiros que buscam adotar padrões adequados em privacidade e proteção de Dados Pessoais, inclusive com certificações reconhecidas mundialmente.

7. Seus direitos como Titular de Dados Pessoais e como exercê-los?

São garantidos ao usuário a possibilidade de apresentar solicitações, baseadas nos seguintes direitos:

• Acesso e confirmação da existência de Tratamento dos dados, como solicitar uma cópia destes dados;
• Atualização, correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
• Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na LGPD. Neste caso, informaremos a correção e atualização aos terceiros com os quais os Dados Pessoais tenham sido compartilhados;
• Portabilidade dos dados, observadas as normas aplicáveis e os segredos comercial e industrial;
• Informação das entidades públicas e privadas com as quais tenha sido realizado o Uso Compartilhado de Dados;
• Informação sobre a possibilidade de não fornecer Consentimento e sobre as consequências da negativa;
• Revogação de Consentimento, que poderá ser realizada a qualquer momento e sem ônus, mediante manifestação expressa;
• Solicitação de eliminação dos Dados Pessoais tratados com o Consentimento, exceto nas hipóteses em que a manutenção dos dados é necessária ou permitida pela legislação;
• Oposição a Tratamento realizado com fundamento em outras Bases Legais, que não o Consentimento;
• Solicitação de revisão de decisões tomadas unicamente com base em Tratamento automatizado de Dados Pessoais que afetem seus interesses.

Para exercer seus direitos sobre os seus Dados Pessoais, você pode entrar em contato conosco por meio do endereço dpo@totalexpress.com.br. Podemos requisitar informações adicionais para nos certificarmos da autenticidade da sua solicitação e prover maior segurança para você.

Nos empenharemos todos os esforços para fornecer informações o mais rápido possível, de forma transparente, inteligível e acessível, em linguagem clara e simples.

Podemos manter alguns Dados Pessoais e/ou continuar a realizar o Tratamento, mesmo no caso de solicitação de eliminação, oposição, bloqueio ou anonimização, em circunstâncias específicas, como para cumprimento de obrigações legais, contratuais e regulatórias, para resguardar e exercer direitos da empresa, dos usuários e clientes, para prevenção de atos ilícitos e em processos judiciais, administrativos e arbitrais, inclusive por questionamento de terceiros sobre suas atividades e em outras hipóteses previstas em lei.

8. Cookies ou dados de navegação

Utilizamos cookies para facilitar o uso e adaptar as Plataformas aos interesses e necessidades de seus usuários, bem como para auxiliar e melhorar suas estruturas e conteúdo. Os cookies também podem ser utilizados para acelerar o carregamento de partes específicas das Plataformas ou suas atividades, bem como personalizar e melhorar experiências futuras em nossos serviços.

Utilizamos alguns tipos de cookies conforme descrição abaixo:

Cookies necessários: Os cookies são essenciais para permitir que você navegue corretamente nas Plataformas, bem como faça uso de todas as funcionalidades disponíveis.
Cookies de publicidade: Os cookies são utilizados para fornecer mais conteúdo relevante e do interesse do usuário. Podem ser utilizados para apresentar publicidade com um maior direcionamento ou limitar o número que esta é veiculada. Além de permitir a medição da eficácia de uma campanha publicitária lançada.
Cookies estatísticos: Os cookies ajudam-nos a entender como os visitantes interagem com as Plataformas, fornecendo informações sobre as áreas visitadas, o tempo de visita e quaisquer problemas encontrados, como mensagens de erro.
Cookies funcionais: Eles memorizam as preferências e escolhas dos usuários, evitando a necessidade de configuração e/ou preenchimento das informações novamente em um novo acesso.

A qualquer momento, o usuário poderá revogar a sua autorização quanto à utilização de cookies, utilizando, para tanto, as configurações de seu navegador de preferência. Contudo, alertamos que, de acordo com a escolha realizada, certas funcionalidades dos nossos serviços poderão não funcionar da maneira idealmente esperada.

Caso deseje remover os cookies instalados no seu computador, você pode eliminá-los manualmente por meio das configurações disponíveis no seu navegador, utilizando, por exemplo, as instruções do Chrome, Mozilla Firefox, Microsoft Edge ou Safari.

9. Alterações dessa Política de Privacidade

Reservamo-nos o direito de modificar essa Política de Privacidade a qualquer momento, então, é recomendável que você a revise com frequência. As alterações irão surtir efeito imediatamente após sua publicação nas Plataformas. Ao utilizar o serviço ou fornecer Dados Pessoais após eventuais modificações, o usuário e visitante demonstra conhecer e concordar com as novas disposições.

10. Como falar conosco sobre Dados Pessoais?

Se você acredita que seus Dados Pessoais foram usados de maneira incompatível com esta Política de Privacidade ou com as suas escolhas enquanto Titular de Dados Pessoais, ou, ainda, se você tiver dúvidas, comentários ou sugestões relacionadas a esta Política, entre em contato conosco. Nós temos um Encarregado (Data Protection Officer | DPO) que está à disposição nos seguintes endereços de contato:

E-mail para contato/ exercer direito de Titular: dpo@totalexpress.com.br

Atualizada em:  09/05/2022

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