Razões para usar um ponto de entrega para enviar pedidos no e-commerce - Total Express
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Razões para usar um ponto de entrega para enviar pedidos no e-commerce

23 / 02 / 2024 | Ecommerce

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O mercado de e-commerce no Brasil tem se tornado cada vez mais favorável. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm),estima-se que o faturamento do setor tenha aumento de mais de 10% no ano de 2024, sendo altamente convidativo para os negócios buscarem aprimorar suas operações.

Afinal, ao mesmo tempo em que o setor expande, a tendência é que o consumidor fique mais exigente e a concorrência amplie. E se há um tema que merece sua atenção nesse momento, é proporcionar uma experiência diferenciada de entrega com o PUDO (Pick-up, Drop-off), ou seja, oferecendo a possibilidade de que o cliente possa retirar seu item em pontos de entrega estratégicos.

Confira a seguir os principais motivos pelos quais você precisa considerar essa questão o quanto antes e encantar seu público.

As vantagens de oferecer pontos de entrega no e-commerce 

Segundo a mesma pesquisa da ABComm, o e-commerce pode alcançar 91 milhões de clientes em 2024. É um número que se aproxima de quase 50% da população do país. E quanto mais a confiança do público nesse modelo cresce, maior a necessidade de entregar uma experiência diferenciada no transporte das mercadorias.

Oferecer pontos de entrega pode ser um aliado nisso. Eles conseguem atender demandas específicas de uma parcela dos compradores, que não consegue, por exemplo, receber seus itens em sua residência, por diversos motivos.

Mas não é só por isso que essa estratégia deve ser considerada. Confira a seguir as principais vantagens de oferecer pontos de entrega aos clientes do seu e-commerce.

Oferecer opção adicional de entrega ao consumidor

Proporcionar mais um local de entrega oferece maior controle e flexibilidade ao cliente. Isso permite a ele fazer a melhor escolha, considerando suas demandas e necessidades.

Por exemplo, muitas vezes o prazo pode ser menor se o item for direcionado a um ponto de entrega, compensando mais ir até o local do que receber na própria casa. Além disso, para muitos, essa é a única opção possível quando em um cenário que não se consegue realizar uma compra online, como moradores de áreas rurais ou de difícil acesso.

E, ainda, há aqueles que não possuem outras pessoas na residência para receber o entregador e não possuem ninguém para receber a encomenda. Com isso, elas não ficam sem suas compras e conseguem pegar seus itens com maior comodidade.

Menos carrinhos abandonados 

Muitas vezes, o alto índice de carrinhos abandonados pode ser causado, justamente, por falta de opções de transporte em algumas regiões, ou o prazo fornecido não atende a necessidade da pessoa, o que pode mudar com essa opção de transporte.

Quer ver um exemplo? Imagine que um cliente queira comprar uma peça para um evento a ser realizado no sábado, mas, por diversos motivos, ela está vendo a questão em cima da hora. Ao consultar o prazo de entrega percebe que será até segunda-feira. Muito provavelmente, ela abandonará o carrinho e procurará o item numa loja com transporte mais ágil.

Mas, e se ela pudesse retirar em um ponto de entrega na sexta-feira? Provavelmente, a compra seria concluída. Isso mostra na prática como essa possibilidade pode ser uma aliada no combate aos carrinhos abandonados.

Redução de custos com logística 

Para a empresa também há redução de custos. Isso porque o envio de diversos itens em um mesmo ponto representa um valor menor acerca dos gastos logísticos do que os processos de last mile.

Com isso, a empresa consegue aumentar a margem de ganho ou, até mesmo, oferecer valores mais competitivos de frete para o cliente, destacando seu e-commerce no mercado. Pode ser, até mesmo, um ponto que fará seu consumidor optar pela compra em seu site ao preferir um concorrente.

Segurança e logística reversa de confiança

Os pontos de entrega também são aliados de uma política de logística reversa, facilitando o processo de recolhimento de itens para o retorno à sua loja. Isso é especialmente importante, inclusive, quando falamos sobre itens com maior valor agregado.

O cliente, podendo escolher um ponto de confiança, consegue ter maior segurança no trajeto, rodando menos com a mercadoria. Isso vale, também, quando falamos de peças frágeis: é possível proporcionar maior cuidado com ela e menos risco de avarias quando levada a um ponto de logística reversa de confiança.

E, além disso, vale lembrar que os custos com esse retorno são muito menores quando o recolhimento é centralizado em um único ponto, além disso, o gestor pode escolher um dia específico para essa atividade e assim evitar idas e vindas. 

Comprometimento com meio ambiente 

Além de todos esses levantamentos, optar pela possibilidade do cliente utilizar um ponto de entrega é interessante para aumentar a sustentabilidade dos processos do negócio. Afinal, cada vez mais essa é uma demanda central, e, quanto antes seu e-commerce engajar, mais conseguirá estar alinhado com pautas essenciais para o futuro.

Por meio de estratégias de PUDO, a empresa consegue reduzir a emissão de carbono e também adotar medidas de ESG, o que pode ser vantajoso até mesmo em questões financeiras para o negócio. 

Total Points: amplie as entregas de seu negócio 

Realizar a entrega de encomendar com agilidade é ponto central de uma boa experiência de compra no e-commerce. Por isso, a Total Express possui uma estrutura completa para atender todas as demandas de negócios de sucesso – seja para empresas de pequeno, médio ou grande porte. 

O Total Points habilita novas opções logísticas para os clientes de sua empresa, facilitando a gestão de toda a jornada dos produtos, desde os estoques até chegar ao destino final.  

Com isso, nossos parceiros podem contar com pontos estratégicos de confiança, além de acompanhamento completo pelo nosso sistema. 

Quer saber mais sobre como trazer essa estratégia para seu negócio e os benefícios? Entre em contato e vamos conversar sobre o assunto!

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