Semana do Consumidor: como preparar o seu e-commerce para o movimento? - Total Express
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Semana do Consumidor: como preparar o seu e-commerce para o movimento?

13 / 03 / 2023 | Ecommerce

Você sabia que em 15/03 é comemorado o Dia do Consumidor? Foi nessa data, em 1962, que John Kennedy, então presidente dos EUA, enviou uma carta ao Congresso Americano e fez um discurso sobre a necessidade dos consumidores terem seus direitos respeitados e de serem ouvidos.

Mas foi somente em 1983 que a data começou a ser comemorada e acabou transformando-se numa tentativa de estabelecer um momento forte para o consumo no primeiro semestre. Aqui no Brasil, foi a partir da década de 1990, com o Código de Defesa do Consumidor que a data começou a ser lembrada.

Aproveite essa grande data para alavancar as suas vendas. Em 2022 o faturamento do Dia do Consumidor¹ foi de R$ 722 milhões. Um crescimento de 22% em relação a 2021.

Vale a pena realizar uma semana de descontos, promoções ou outros tipos de ações que façam sentido para o seu negócio! Está na dúvida de como começar? Vem ver essas dicas abaixo e prepare a sua loja virtual para este momento!

 

Foco na queima de estoques e disponibilidade de produtos

Aproveite a data para vender produtos que estão parados no estoque há algum tempo. Faça os cálculos e verifique a possibilidade de oferecer descontos maiores nesses itens. Além de ser um ótimo chamariz para a campanha, você poderá conseguir com eles um bom faturamento para reinvestir em novos produtos.

Além disso também é importante verificar seu estoque e a capacidade de repor itens rapidamente junto a seus fornecedores. Porque é extremamente negativo fazer uma promoção e depois acabar atrasando o envio do pedido por faltas em estoque. Tenha sempre em mãos os números de itens vendidos nos últimos 12 meses para verificar quantidades e tomar decisões.

 

Chame a atenção

Descontos são sempre muito atrativos, mas é possível brincar com o fato de que o Dia do Consumidor é no meio da semana, na quarta-feira. Uma ideia é trabalhar com descontos progressivos até quarta e, depois, fazer uma prorrogação até o final da semana.

Definida a campanha, é preciso criar um plano de divulgação usando as suas Redes Sociais, banners em seu site e e-mail marketing. Vá com tudo na divulgação da Semana do Consumidor, apresentando os produtos, os descontos e todas as vantagens que você preparou para seus clientes.

 

Por onde vender

Seu site é o primeiro foco de suas vendas. Verifique se ele é 100% responsivo e se ele permite uma boa experiência ao cliente na hora de encontrar os produtos. A pesquisa “E-commerce Trends 2023”, aponta que 73% das pessoas compram pelo smartphone.

Além do site próprio, o Instagram teve uma eficiência em termos de divulgação e vendas bastante importante no último ano. Ele está presente em 92% dos smartphones no Brasil, conforme aparece no “Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de Apps no Brasil”²,. E o WhatsApp também é uma ferramenta em potencial se o seu público costuma realizar compras através dele.

 

Prepare-se para a entrega

Com o aumento no número de pedidos, a entrega dentro do prazo desejado pelo consumidor é fundamental. Além disso, um fator que é muito levado em consideração é a possibilidade de escolher a forma de entrega e há uma preferência por entregas rápidas.

Conheça dois produtos logísticos que atendem a essa demanda de prazos curtos para a entrega: o Total Hoje e o Total Expresso. Para os clientes que desejam receber no mesmo dia, o Total Hoje cumpre o papel de forma segura e rastreável em todas as fases do processo. Já o Total Expresso atende demandas de entrega com prazo médio de 48 horas para mais de 800 cidades.

Pensando na promoção de produtos com mais tempo em estoque, uma ótima opção é vender e fazer a entrega a partir de suas lojas físicas. Use o serviço Total ShippingFromStore! Cadastre e integre suas lojas físicas no sistema da Total Express e elimine os custos de coletas no seu estoque central ou centro de distribuição.

 

1. https://materiais.allin.com.br/relatorio-dia-do-consumidor-2022

2. https://blog.opinionbox.com/pesquisa-sobre-aplicativos-no-brasil/

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