Social commerce: o que é e como usar para vender mais em sua loja online - Total Express
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Social commerce: o que é e como usar para vender mais em sua loja online

11 / 06 / 2024 | Sem categoria

social commerce pessoa navegando na internet

Você explora o potencial das redes sociais em suas vendas? Se ainda não, saiba que pode estar perdendo grandes oportunidades. Esses ambientes são mais do que um local de entretenimento, mas também se tornam um espaço importante de tomada de decisões para os usuários.

Para você ter uma dimensão desse assunto, mais de 1 milhão de vendas já foram geradas nas redes sociais, segundo pesquisa da Nuvemshop. Além disso, uma pesquisa realizada pela All In e OpinionBox mostra que 75% dos consumidores utilizam as redes sociais como uma forma de buscar informações sobre itens que desejam comprar.

Viu o tamanho do potencial do uso dessas plataformas para o sucesso do seu negócio? Então é hora de adotar estratégias que ajudem a potencializar suas vendas utilizando esse espaço, por meio do social commerce.

Saiba mais sobre o que é esse conceito e como adotá-lo para vender mais em sua loja.

O que é social commerce?

O social commerce é uma estratégia que utiliza as redes sociais para conseguir alavancar vendas e potencializar as possibilidades de chegar a novos clientes. Em outras palavras, trata-se de uma estratégia para as empresas digitais aproveitarem seus perfis nas redes sociais como uma ferramenta para atrair novos compradores. Isso engloba uma variedade de táticas, que vão desde a venda direta nesses canais até o aproveitamento do poder dos influenciadores em prol da marca.

Alguns dos principais benefícios do social commerce são:

  • Visibilidade e construção de autoridade para a merca;
  • Maior proximidade com o consumidor;
  • Direcionar as ações para seu público-alvo, entre outras possibilidades.

De maneira geral, ter uma boa presença nas redes sociais faz toda a diferença para que clientes encontrem produtos e lojas de seu interesse e também de criar uma conexão com pessoas que já compram em determinada loja.

 

Como usar as redes sociais para vender mais online

E se você quer aproveitar todos os benefícios que viu anteriormente, é importante traçar estratégias eficazes de aproveitamento desse espaço a seu favor. Por isso, separamos 6 dicas imperdíveis para utilizar os seus perfis para aumentar suas vendas de forma eficiente.

 

1. Escolher quais redes sociais utilizar 

Um erro comum que muitos gestores cometem é achar que a empresa precisa ter estratégias de social commerce em todas as redes sociais. Porém, se o seu público não estiver nesses locais, os esforços podem ser em vão.

Por exemplo, se o seu público-alvo é mais jovem, estar no Tik Tok pode ser muito vantajoso, porém, talvez estar presente no Facebook não seja muito assertivo nesse caso. Por isso, analise quem é a sua persona e alguns pontos importantes: o que ele gosta? Qual a idade? Que tipo de conteúdo ele consome nas redes sociais? Ele acompanha as trends?

Isso ajudará a identificar em quais redes sociais e plataformas vale a pena investir em estratégias mais robustas. Estão entre as principais disponíveis atualmente:

  • TikTok;
  • Instagram;
  • Kwai;
  • Facebook;
  • Telegram;
  • WhatsApp.

 

2. Revise e melhore seu perfil 

O seu perfil é a identidade da sua loja, é fundamental que ele esteja bem estruturado para causar uma boa primeira impressão. Pense que esse espaço funciona como uma “vitrine”: quanto mais atrativo ele for, maiores as chances da pessoa entrar e se interessar pelos produtos.

Alguns pontos que merecem sua atenção são:

  • Analise a qualidade da foto do perfil;
  • Veja se a descrição realmente informa o cliente sobre o seu negócio;
  • Confira se todos os links da bio estão funcionando;
  • Analise se os posts possuem uma identidade visual característica da sua marca 

E não se esqueça de manter uma rotina de cuidado com esses itens, garantindo que ele seja uma área dinâmica do seu perfil.

 

3. Mostre bem os seus produtos

Todas as redes sociais que listamos anteriormente como importantes nesse momento possuem um ponto em comum: elas são predominantemente visuais. Por isso, cuidar da exibição dos seus produtos é fundamental.

Lembre-se de um segundo ponto em comum entre elas: a concorrência do seu post com diversos concorrentes diretos e indiretos pela atenção do cliente. Por isso, é preciso que eles sejam exibidos de forma que encante o cliente.

Além de boas fotos, de alta qualidade e bom enquadramento, também é essencial criar um relacionamento entre o usuário e seu item. Por exemplo, um produto natural que seja exibido em uma área verde tende a chamar maior atenção do público-alvo.

E, claro, explore a criatividade! Algumas formas de fazer essa apresentação são:

  • Faça fotos “fora da caixinha” dos seus produtos;
  • Crie uma live apresentando o produto e tirando dúvidas do público;
  • Grave vídeos mostrando como ele pode ser utilizado no dia a dia (por exemplo, tutoriais de maquiagem para negócios do segmento de cosméticos);
  • Faça vídeos de bastidores, que mostre como seu produto é feito.

Dessa maneira, você se destaca em meio a tantas empresas, mas também cria uma personalidade única que encanta e engaja com o público.

 

4. O valor de trabalhar com influenciadores 

Trabalhar com parcerias com influenciadores ajuda a expandir o seu campo de descobrimento e fazer com que sua marca alcance novas pessoas possam ter interesse no produto. Além disso, aumenta sua credibilidade, incentivando que eles comprem da sua loja.

Voltemos ao exemplo de cosméticos: se uma influenciadora que faz resenhas de produtos indicar uma base do seu portfólio, o público confiará que é um item de boa qualidade. A tendência, com isso, é ter um aumento no volume de vendas.

Porém, atenção: é fundamental escolher pessoas que façam sentido para o seu negócio — e isso vale tanto para o nicho em que está inserido quanto para a personalidade do influenciador. Por exemplo, se a sua marca é mais séria, escolher um influenciador mais descolado pode não ter o resultado esperado.

 

5. Desenvolva uma estratégia de vendas 

Uma falha comum é que as empresas criem estratégias robustas para divulgação e uso das redes sociais e não desenvolvam ações robustas de vendas. Isso pode, até mesmo, atrapalhar a imagem da empresa.

Quer ver um exemplo disso? Uma ação com um influenciador grande aumenta o número de pessoas que buscam pelo seu negócio para fazer compras. Se você não tiver escalonado o estoque, poderá perder ótimas oportunidades de vendas.

Por isso, ao começar a utilizar o social commerce, traga processos bem definidos para a área de vendas. É preciso que marketing e vendas andem lado a lado nesse momento, evitando compras perdidas por uma estratégia errada.

Leia mais: Gestão de estoque na alta temporada: como evitar problemas com falta de produtos

 

6. Utilize métricas para acompanhar seu crescimento 

Toda mudança ou estratégia utilizada deve vir acompanhada de monitoramento, para analisar se os resultados estão dando certo ou se é preciso redirecionar rotas. Isso pode, inclusive, ser utilizado em casos de testes iniciais, para avaliar em quais pontos vale a pena destinar recursos.

O social commerce pode proporcionar resultados potentes para seu negócio. E quando falamos em estratégias de vendas, não se esqueça, também, dos processos logísticos, ok?

Encantando o cliente de ponta a ponta, é possível fidelizá-los a longo prazo e aumentar a confiança no seu empreendimento. E disso a Total Express entende, pois oferecemos soluções logísticas integradas que garantem entregas rápidas e seguras em todo o Brasil. 

São as principais:

  • Cobertura de 100% do território nacional;
  • Capacidade de realizar mais de 1 milhão de entregas por dia;
  • Maior abrangência expressa do mercado
  • Pontos estratégicos para a entrega e coleta dos seus produtos;
  • Serviços de logística reversa pensados para simplificar a devolução de produtos.

Todas desenvolvidas para entregar produtividade e eficiência nas etapas mais importantes do seu negócio. Visite nosso site e comece a embarcar com a gente!

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