05 / 12 / 2023 | Institucional
Alcançar a marca de 30 anos líder no setor de logística foi um grande desafio, principalmente, sendo um dos segmentos mais estratégicos do Brasil. Um feito para poucos, e a Total Express tem orgulho de traçar caminhos que permitem operações complexas com muita inovação e tecnologia.
Contribuímos, lado a lado, com o nascimento e expansão de diferentes e-commerces distribuídos pelo território nacional, e nos colocamos lado a lado de pequenos e médios negócios oferecendo soluções para que possam se destacar nesse mercado tão vasto e competitivo. O que torna nossa função ainda mais gratificante.
Nesse artigo, queremos contar mais sobre o impacto da nossa trajetória dentro do mercado de logística e e-commerce, compartilhando as experiências durante essas 3 décadas de história.
Além disso, você pode conhecer ainda mais sobre nossa história no Total Cast – Especial 30 anos. Nesse episódio, batemos um papo super especial com o time que fez e faz nossa história: Ana Gabriela, nossa Head de Operações e Planejamento, Fernando Magnoler, nosso Diretor de Planejamento, Produtos e Pricing e, também, nosso CEO, Felipe Lima. Assista aqui:
A Total Express começou suas atividades em 1993, como uma empresa de Courier, responsável por entregar cargas importadas que alcançavam o Aeroporto de Guarulhos, principalmente na Grande São Paulo.
No final dos anos 1990, junto à expansão da Internet no Brasil, surge uma novidade que transformaria o cenário do setor de vendas no país: o e-commerce, ainda visto com certa desconfiança. Enxergamos potencial no surgimento desse modelo, e investimos no segmento, de modo que, 6 anos depois, demos início à nossa estreia no mundo do comércio virtual. Um dos nossos primeiros embarcadores foi a Netshoes, empresa pioneira nesse segmento e que até hoje conta com a parceria da Total Express.
A jornada da companhia avança e é impulsionada especificamente nos anos 2013 em diante, quando tivemos a oportunidade de inaugurar o Mega Hub de Barueri, que nos possibilitou expandir nossas atividades e potencializar a capilaridade das entregas.
Com o intuito de expandir ainda mais nossa capacidade de atendimento, a Total Express inaugurou mais 15 hubs regionais, permitindo que as entregas possam ser realizadas com ainda mais agilidade. Em paralelo, houve um forte investimento em tecnologia para a consolidação de áreas de desenvolvimento de projetos, BI, segurança da informação e infraestrutura de rede – ou seja, um cérebro ainda mais inteligente para apoiar as estratégias de cada solução.
Desde então, contamos com vários eventos marcantes na nossa trajetória:
Nos últimos 5 anos, fomos finalistas e vencedores de alguns dos principais prêmios do e-commerce nacional, como o Prêmio Reclame Aqui, Prêmio E-commerce Brasil e VTex, o que ajudou a ressaltar nosso compromisso com os clientes e impulsionar o crescimento dos seus e-commerces.
Um dos pontos de destaque da Total Express, é a consciência da responsabilidade social que temos com diferentes públicos. Entre nossos valores, está o objetivo de proporcionar um impacto positivo na sociedade.
Pensando em um alinhamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU, criamos a plataforma Responsa, que atualmente se dispõe em 4 frentes:
Entre nossas ações voltadas aos cuidados com a sociedade, realizamos o Responsa Total Dia das Crianças, onde fizemos a distribuição voluntária de cestas básicas e presentes para crianças em situação de vulnerabilidade social.
Também realizamos a campanha Natal Solidário, na qual entregamos cestas básicas em comunidades, com o apoio das lideranças locais, proporcionando um final de ano mais confortável para os moradores. Este ano participaremos da arrecadação de cestas básicas novamente junto ao Projeto Orsi.
Esse tipo de preocupação e cuidado faz parte da cultura da Total Express e nossos colaboradores realmente vestem a camisa e fazem parte deste momento:
“Como colaborador, é sempre um privilégio poder fazer parte destas iniciativas do Responsa Total em prol das ações de voluntariado, para ajudar as pessoas de várias comunidades. A gente é sempre muito bem recebido pelos líderes comunitários e associações. E poder, em troca, dar esta ajuda, é uma sensação eterna de gratidão em poder fazer parte. E é sempre um prazer convidar a todos para participarem desta ação em conjunto, que sempre vai valer muito a pena.” – Vinícius Leonelli – Analista de Marketing e Eventos.
“Tenho 4 meses na Total Express e eu sempre tive a visão de uma empresa com olhar social, o Responsa Total me encanta. Participei da organização da Semana CX, e fiz parte do incentivo a doação e receber os brinquedos, que foram entregues na ação do Responsa Total. Foi incrível, o esforço do pessoal de correr atrás do mesmo objetivo trás um olhar diferente de trabalho em equipe por algo que faz sentido. Passamos o total de 3 dias coletando os brinquedos e 8h separando e contando, no final tivemos mais de 5.200 doações, 5.200 crianças felizes, esse é o verdadeiro sentido de trabalhar com amor.” – Graziele Araujo Santos – Coordenadora de CX
Imaginar o futuro é um exercício animador, permitindo olhar para novos horizontes e dar um passo de confiança para tornar o mundo um lugar melhor. O que esperar das próximas décadas da Total Express? Uma coisa é fato: queremos continuar conectando negócios e aproximando pessoas em todo o Brasil.
Ao permitir que empresas possam entregar seus produtos com segurança e rapidez, ajudamos a construir novas histórias e transformar a vida de cada um de nossos clientes.
Para concretizar nossa visão, persistiremos em investir em tecnologias inovadoras, aprimorando continuamente a experiência de compra no mercado por meio de soluções como inteligência artificial, realidade virtual e aumentada.
“As operações de coleta e entrega cresceram de maneira segregada sistemicamente, e muitas vezes a operação também. Apesar de irmos praticamente aos mesmos lugares, pelos horários da operação e controles diferentes, perdemos grandes oportunidades de sinergias. Para ganhar produtividade na rua, e conseguir otimizar essas operações, a Total está preparando a integração das malhas de coleta e transferência. Em um único aplicativo teremos a possibilidade de fazer qualquer tipo de operação, evitando sobreposição de malhas e tornando a operação mais fluida, atrativa e rentável para nossos parceiros” — Ana Gabriela, Head de Operações e Planejamento.
Além disso, a Total Express reforça seu compromisso ambiental, planejando e implementando iniciativas sustentáveis para impactar positivamente o meio ambiente. Estamos empenhados em alcançar a autossuficiência energética em nossos centros de distribuição, enquanto trabalhamos ativamente na compensação das emissões de carbono. Dessa forma, buscamos não apenas atender, mas também superar as expectativas de nossos clientes, alinhando-nos aos princípios de responsabilidade social e ambiental.
Ao longo dessa trajetória, aprendemos muito. Fomos pioneiros na adesão de uma logística eficiente ao e-commerce, expandimos nossas capacidades de atuação com nossos novos hubs e seguimos com nossas ações para auxiliar a sociedade a crescer junto conosco. Estamos sempre em busca de entregar serviços de alta qualidade, impacto positivo na sociedade e inovação no mercado.
E esperamos vocês ao nosso lado ao longo dos próximos anos!
Continue acompanhando nosso blog e seja o primeiro a acompanhar as novidades que estamos planejando para o futuro.
Fale com nossa assessoria através do e-mail: totalexpress-spa@llorenteycuenca.com