Tutorial: Como começar a sua loja online - Total Express
  BLOG

Tutorial: Como começar a sua loja online

09 / 08 / 2023 | Ecommerce

Em um mercado cada vez mais aquecido e repleto de oportunidades, empreender online se tornou uma alternativa viável e lucrativa para muitas pessoas. No entanto, para criar um negócio do zero na internet é fundamental desenvolver um planejamento adequado, como em qualquer outro segmento, e isso pode parecer um desafio para aqueles que não sabem por onde começar. 

Pensando nisso, neste artigo, vamos trazer dicas valiosas para garantir que sua empreitada seja bem-sucedida. Vem com a gente!

 

Por que vender online? 

Antes de mergulharmos no passo a passo, confira as vantagens para quem deseja embarcar nas vendas online:

  • Alcance de um público amplo: A internet proporciona uma audiência nacional e até mesmo global, permitindo um alcance de pessoas além das fronteiras geográficas.
  • Baixo investimento inicial: Comparado a lojas físicas, montar uma loja online geralmente exige um investimento inicial menor, tornando-o acessível a empreendedores com orçamentos limitados.
  • Vendas 24 horas por dia: Sua loja estará disponível o tempo todo, possibilitando vendas mesmo quando você estiver dormindo.
  • Gestão simples das operações: Com as ferramentas e plataformas adequadas, boa logística e parcerias de confiança, a gestão da sua loja online pode ser simplificada, permitindo que você foque no crescimento e atendimento ao cliente.

 

Com isso em mente, fica claro que o mundo online oferece possibilidades reais para todos os tipos de negócios. Todavia, é fundamental planejar a gestão inicial do empreendimento para garantir o sucesso. 

 

Passo a passo: Como começar uma loja online do zero 

Cada loja online é diferente. Seja por conta do segmento ou até mesmo de como você espera conduzir suas ideias, mas há alguns pontos básicos que é importante passar para criar uma base sólida e preparada para crescer. Veja só:

 

  • Escolha a área que você quer atuar

O primeiro passo é escolher a área em que deseja atuar. Pesquise o mercado para identificar nichos com potencial de venda e analise o que as empresas (de todos os tamanhos) estão fazendo. Procure identificar lacunas onde você pode se destacar e oferecer algo único. 

Lembrando que é sempre valioso ter um bom conhecimento sobre o serviço ou produto que você irá vender. Então, não pule etapas de pesquisa sobre os detalhes de seus itens, como material, durabilidade, cores e outras informações que podem ser cruciais para alguém fechar a venda. 

Confira alguns exemplos de possíveis áreas para explorar:

  • Papelaria e decoração; 
  • Roupas; 
  • Acessórios, como bolsas, semi jóias, capas de celular;
  • Beleza – maquiagem, cuidados de pele artesanal; 
  • Bem-estar e alimentação.

 

  • Conheça seu público 

Esse é um ponto que está conectado com o primeiro, pois após entender qual segmento você deseja atuar, é com base no público que a sua loja começará a criar corpo. Nesse sentido, é primordial entender as preferências, a faixa etária, as necessidades e hábitos de consumo do seu potencial cliente para criar uma estratégia de negócio eficaz.

Por exemplo, uma loja de camisetas para jovens entre 18-25 anos não terá a mesma abordagem do que uma loja com foco em atender um público de 28-35 anos. Aqui temos duas gerações: Z e Millenial, e cada uma delas conta com características específicas que devem ser levadas em consideração para melhorar a comunicação e oferecer os produtos adequados.   

 

  • Faça uma lista de produtos para vender 

Esse é um tópico muito importante, já que está conectado diretamente com a gestão de estoque, construção da vitrine do site, comunicação e compra de produtos. 

Nesse caso, é recomendável começar com um número menor de produtos e ir expandindo à medida que as vendas demonstrem os gostos e preferências dos clientes. Dessa maneira, os recursos financeiros são investidos com mais assertividade e gera menos riscos de produtos parados.

 

  • Pesquise sobre plataformas de e-commerce, marketplace e logística 

Essa é uma etapa importante, pois muitos empreendedores escolhem a “primeira que veem”, mas que a longo prazo são limitadas ou têm cobranças a mais. Por isso, analise com cuidado a que se adequa ao seu negócio.

Você também deve decidir se deseja vender exclusivamente em seu próprio site ou se pretende utilizar marketplaces para alcançar um público mais amplo. Para isso, pense no tempo e esforços disponíveis, no que você já sabe fazer e na visão para o futuro (olhando seis meses a um ano para frente!).

E aí vem o pulo do gato: a transportadora também tem seu papel nessa história. Escolher a certa é vital para garantir operações eficientes e entregas rápidas. Entre os critérios a serem avaliados, estão:

  • Capacidade operacional;
  • Número de cidades atendidas; 
  • Cobertura nacional ou regional;
  • Custos de frete.

Leia também: 3 Itens para avaliar antes de escolher uma transportadora para seu e-commerce

 

  • Crie um plano de negócios 

Com base em todas essas informações, é hora de criar um plano de negócios. Ele será um guia para saber onde você quer que a sua loja online/empresa chegue, estabelecer metas de vendas, definir os canais de comunicação que serão utilizados e com qual abordagem, e, decidir como e se irá investir em marketing. 

A intenção é que este guia se transforme em um documento completo para direcionar o caminho a ser seguido e servirá como uma referência para avaliar o desempenho da sua loja, podendo tomar medidas corretivas, quando necessário.

 

  • Continue em constante atualização 

Um negócio online está em constante evolução, e é crucial estar atento às tendências do mercado, comportamentos dos clientes e nichos que podem ser agregados para vender mais e atender um público maior.

Sendo assim, mantenha-se atualizado, participe de cursos e eventos do setor e esteja sempre aberto a novas ideias para aprimorar sua operação. Outra dica especial: busque fontes que possam trazer inspirações, dessa maneira você terá mais facilidade em criar produtos atrativos.

E aí, gostou das dicas? 

Lembre-se: uma gestão de sucesso não é algo exclusivo a grandes corporações. Na verdade, uma gestão planejada e estruturada pode ser o grande diferencial de pequenas e médias empresas na internet. Por isso, é importante desenvolver operações que atendam cada uma de suas demandas e aproveitar esses fatores como vantagens competitivas no mercado digital.

Com a  Total Express você conta com a solução perfeita para levar seus produtos a todo o Brasil com agilidade e confiança. Entre em contato com nossos consultores e comece a entregar com a gente.

Fique por dentro de
nossas novidades


     

     

     

     

     

     

    Total Express na mídia

    Fale com nossa assessoria através do e-mail: totalexpress-spa@llorenteycuenca.com