15 / 04 / 2024 | ESG
Cada vez mais o público tem utilizado plataformas audiovisuais, como Tik Tok e Kwai, para gerar e consumir fontes variadas de entretenimento; além de aproveitarem a oportunidade para conhecerem produtos interessantes que passam pela sua timeline.
Por isso, o dinamismo do varejo online é um fator que deve ser altamente levado em conta se o objetivo do seu negócio for otimizar estratégias e aumentar suas vendas; tendo em vista que a maioria dos seus consumidores se encontram em canais de conteúdo rápido e prático como nessas plataformas.
Se ainda está pouco familiarizado com essas redes ou deseja encontrar boas dicas sobre como utilizá-las para o seu objetivo, continue a leitura e mergulhe no universo dos canais com o maior número de usuários do momento.
Tanto o Kwai quanto o TikTok são plataformas de redes sociais voltadas para criação e consumo de vídeos curtos, entregando conteúdos variados para um público amplo e, em sua maioria, jovem.
Ambos os canais também vêm sendo muito utilizados para realizar pesquisas e vendas online, o que indica uma ótima oportunidade para empresas B2C para expandir suas fontes de comunicação e criar vínculos ainda mais fortes com seus consumidores.
Uma confirmação dessa realidade pode ser assegurada pela pesquisa da Opinion Box – que afirma que cerca de 38% dos brasileiros já compraram algo que viram em um vídeo no TikTok; além de terem a forte tendência de uso do TikTok e do Kwai como buscadores, servindo como um contraponto ao Google.
Isso demonstra que essas redes representam uma fonte valiosa para aumentar a presença online das empresas e influenciar positivamente nas decisões de compra do seu público, criando uma apresentação diferencial para os seus produtos.
Como o visto, ambas as plataformas carregam o poder de moldar tendências, criar conexões emocionais e ainda impulsionar o engajamento de diferentes usuários; o que torna ainda mais importante que o seu negócio atente-se a algumas dicas para se aprofundar nas estratégias de social commerce com assertividade – mesmo que isso envolva estar no meio de múltiplas contas pessoais.
Por isso, vale atentar-se aos principais pontos:
Mais do que as demais redes, os usuários do TikTok e Kwai demandam uma aproximação de linguagem com o público-alvo. Caso contrário, sua marca poderá não gerar interesse ou se perder no algoritmo mais refinado dessas plataformas, em comparação com outras redes sociais.
Por isso, pesquise bem o perfil do seu persona: qual a linguagem que eles utilizam? Que tipo de conteúdo mais consomem? Qual o formato que afasta o público? Isso ajudará a definir a melhor estratégia para seu negócio e, ainda, gerar insights valiosos para a criação de novos conteúdos.
Um tipo de conteúdo para empresas que rende bem nesse espaço são os bastidores do negócio. Isso gera um laço importante de empatia com o público, mesmo que seja algo tão simples.
Quando você mostra quem são os responsáveis por cuidar dos produtos, os processos de organização etc; é possível criar uma imagem mais humanizada da sua marca, o que tende a gerar efeitos mais positivos e sair do formato “mais do mesmo”, evitando causar fadiga nos consumidores.
Quando falamos em conteúdos de qualidade, não é necessário contratar produtoras e fazer ações gigantes. Bom, se couber na sua estratégia, até pode ser uma opção, mas não é sobre isso que estamos falando.
Nesse caso, produções que tenham conteúdos audiovisuais qualificados e com um bom planejamento, torna-se mais fácil de desenvolver histórias empáticas, gerar emoções nos seus seguidores e, principalmente, aumentar o engajamento da sua conta.
Você já deve ter visto algum case de post pessoal passando pelas redes de uma empresa e os resultados desastrosos que isso proporcionou a imagem do negócio, não é mesmo? Por isso, evitar questões pessoais dentro do perfil da sua empresa é essencial.
Uma dica é ter um dispositivo específico para as gravações dos vídeos para as redes sociais, além de instruir os responsáveis a não acessar as contas pessoais a partir do mesmo equipamento.
Com isso, reduzem-se os riscos de que o responsável, acreditando que está na conta pessoal, poste algo que não condiz com as políticas da sua empresa.
TikTok e Kwai são redes conhecidas por, justamente, ter suas trends do momento. Quando seu negócio participa delas,as chances de ser visto por outros usuários que poderão se tornar seguidores é elevada.
Porém, não é preciso fazer parte de todas! Caso contrário, o efeito pode ser o oposto e afastar seu público. Por isso, escolha aquelas trends que realmente podem ser exploradas, gerando valor para o seu negócio.
Por exemplo, uma trend de “Lookinho do rolê” pode não fazer sentido para uma empresa de produtos de informática. Mas, para quem é lojista do segmento de moda, pode ser uma ótima oportunidade para exibir os produtos. E não se esqueça das hashtags!
Se o perfil da sua empresa ainda não é business nessas redes sociais, seria uma boa ideia considerar o assunto. Com essa opção, você terá acesso às principais métricas de cada uma das plataformas, tornando possível identificar padrões, verificar o que deu certo e o que precisa ser modificado para próximas ações; além de utilizar os posts patrocinados a seu favor!
E que tal vender dentro do próprio TikTok ou no Kwai? Ambas as plataformas contam com a possibilidade de comercializar itens dentro do próprio espaço, como o Kwai Shop e o TikTok Shop, que já conta com um número impressionante de usuários, onde mais de 37% dos pesquisados afirmam que comprariam diretamente na plataforma – segundo dados do Marketing Influence Factory.
Portanto, essa é uma ótima oportunidade para engajar seu público e expandir sua lucratividade, tendo em vista que com as dicas abordadas no decorrer do artigo, seu negócio estará mais preparado para aderir novas estratégias e ampliar seus meios de comunicação; lembrando que é sempre importante avaliar as atitudes que mais fazem sentido para o seu nicho e adaptá-las conforme seus processos.
E, claro, contar com o apoio de quem entende do assunto, como a Total Express, é uma ótima forma para levar sua loja online ainda mais longe! Entre em contato e venha transformar suas operações logísticas e levar a sua empresa para o próximo nível!
Fale com nossa assessoria através do e-mail: totalexpress-spa@llorenteycuenca.com