Como se preparar para picos de vendas? - Total Express
  BLOG

Como se preparar para picos de vendas?

04 / 05 / 2023 | Ecommerce

Prepare seu e-commerce para picos de vendas

Com o avanço da tecnologia e a mudança nos hábitos de consumo, as lojas virtuais estão cada vez mais populares entre os consumidores. De acordo com uma pesquisa realizada pelo  NZN Intelligence, 64% dos entrevistados manifestaram preferência pelo comércio eletrônico em relação às lojas físicas.

Além da praticidade e comodidade, o e-commerce oferece uma série de vantagens, como maior variedade de produtos, preços mais competitivos e a possibilidade de comparar diferentes opções em um só lugar.

No entanto, é crucial que as empresas do setor estejam preparadas para atender bem seus clientes, especialmente em períodos sazonais, onde há uma grande demanda, evitando assim problemas e prejuízos.

Pensando nisso, neste artigo, vamos apresentar algumas dicas para que você possa se preparar adequadamente para picos de vendas, garantindo satisfação, fidelização e, consequentemente, o sucesso do seu negócio. Continue a leitura!

 

Por que a satisfação dos clientes online diminui em datas sazonais?

Garantir que os consumidores estejam satisfeitos é um aspecto fundamental para o sucesso de qualquer negócio, e isso não é diferente no e-commerce. No entanto, em datas sazonais, como Dia das Mães, Black Friday e Natal, a satisfação dos clientes costuma diminuir, deixando muitos comerciantes preocupados com a imagem de suas marcas.

Existem diversos motivos que levam a essa situação. Em alguns casos, a demora no atendimento pode ser um fator crítico. Em outros, a qualidade dos produtos pode ser insuficiente para as expectativas do consumidor. Além disso, o atraso na entrega, devido à grande demanda, pode deixar muitos clientes frustrados.

É imprescindível que os empreendedores estejam cientes desses fatores e se organizem para minimizar tais problemas. Afinal, colocar o cliente no centro do negócio é efetivo para o sucesso.

 

Dicas para preparar o seu e-commerce para os picos de vendas

Acompanhe essas dicas e esteja sempre pronto:

 

  Planeje as ações com antecedência

Para enfrentar os picos de vendas em períodos sazonais, é essencial um bom planejamento. É preciso avaliar o estoque de produtos disponíveis para as datas em que ocorre o aumento do fluxo de vendas e ajustar a produção ou aquisição para evitar a frustração do consumidor com produtos em falta. Além disso, deve-se definir com clareza as estratégias promocionais para atrair novos clientes e aumentar as vendas.

Desse modo, é recomendável a elaboração de um plano de ação com base em dados históricos de vendas e projeções para o período. É necessário também estar atento às tendências do mercado e do comportamento do consumidor, para criar ações que sejam mais atrativas e eficientes.

 

Garanta um bom atendimento

Oferecer um bom atendimento ao cliente é fundamental em qualquer época do ano, mas é ainda mais importante durante períodos de pico de vendas.

Uma das formas é disponibilizar uma página de perguntas frequentes (FAQ) bem elaborada, que ajuda a esclarecer as principais dúvidas dos clientes e a evitar sobrecarga na equipe de atendimento. Treinar a equipe por meio de simulações e treinamentos práticos.

Outra prática relevante é realizar pesquisas de satisfação para entender as principais demandas dos clientes e identificar possíveis problemas. Por fim, oferecer um atendimento de qualidade no pós-venda pode ser decisivo para fidelizar os consumidores e aumentar as chances de recomendação da marca.

Assista também ao nosso bate-papo com especialistas que falam sobre como as empresas estão mudando a forma de se relacionar com os clientes e colocando-os no centro das decisões:

Total Cast – A importância da Experiência do Cliente para o seu e-commerce

 

Estabeleça parcerias estratégicas

Um dos  principais motivos de reclamações dos consumidores é o atraso nas entregas. Por isso, é indispensável considerar parcerias estratégicas com empresas de logística para lidar com os picos de demanda. Uma transportadora confiável pode reduzir a preocupação com esses problemas.

Sem contar que, ao estabelecer essas parcerias, a empresa pode se concentrar em outras áreas do negócio que são igualmente importantes, como marketing e atendimento ao cliente. Assim, é possível oferecer uma experiência completa e satisfatória para o cliente, desde o momento da compra até a entrega do produto.

Contudo, fica-se claro que, ao enfrentar períodos de alta demanda no e-commerce pode-se encontrar desafios significativos. Entretanto, com a adoção de boas práticas, como as que trouxemos neste artigo, esses momentos podem se transformar em oportunidades para atrair novos clientes e melhorar a reputação da empresa.

 

Total Express: confira a solução logística ideal para você, com a empresa que está há quase 30 anos no mercado.

Conforme citamos, a  parceria estratégica pode ser a chave para o sucesso da empresa em períodos de alta demanda, permitindo que ela se concentre em oferecer produtos e serviços de qualidade, enquanto a empresa de logística cuida da entrega.

E se você estiver procurando um parceiro logístico que atenda todo o Brasil, chegando em lugares que ninguém mais consegue chegar, e que ainda por cima oferece um sistema de segurança e seguro nas encomendas de seus clientes, coleta gratuita e sem volume mínimo, entre outros benefícios, a Total Express é a escolha certa para você, que deseja se destacar em meio à concorrência.

Oferecemos a melhor experiência logística para os pequenos, médios e grandes e-commerces, desde a coleta até a entrega de suas encomendas.

Fale com a gente!

 

como-gerenciar-entregas-passo-a-passo

Fique por dentro de
nossas novidades


     

     

     

     

     

     

    Total Express na mídia

    Fale com nossa assessoria através do e-mail: totalexpress-spa@llorenteycuenca.com