Gestão de negócios online: lições que PMEs podem tirar de grandes empresas para lucrar mais - Total Express
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Gestão de negócios online: lições que PMEs podem tirar de grandes empresas para lucrar mais

17 / 10 / 2023 | Ecommerce

Com o e-commerce em constante crescimento, como evidenciado no relatório da Americas Market Intelligence, que prevê um aumento de 22% nas vendas online, atingindo US$ 341,7 bilhões entre 2021 e 2025, torna-se fundamental para as PMEs buscarem soluções para se destacarem em um mercado concorrido.

Entretanto, no mundo dos negócios, as empresas em desenvolvimento muitas vezes se sentem em desvantagem em relação às grandes corporações. Mas, é importante lembrar que aspectos comuns tidos como negativos, como operações menores, estrutura reduzida e recursos limitados, podem ser transformados em diferenciais para testar novos produtos de forma ágil, evitar perdas expressivas e implementar estratégias assertivas de marketing digital.

Além disso, as empresas e lojas online que estão começando podem aprender com os acertos e erros das grandes empresas, que têm um histórico de sucesso e podem oferecer insights valiosos sobre gestão eficiente, comunicação e experiência do cliente, e é exatamente sobre isso que falaremos neste artigo. Acompanhe!

 

Obtenha lições valiosas das grandes corporações

Como fazer seu negócio se destacar no mercado online? Confira cinco lições que podem ser utilizadas para a gestão de negócios do seu e-commerce e assim obter mais lucratividade:

 

  • Se faça presente no dia a dia dos clientes 

Uma lição valiosa que as PMEs podem aprender das grandes empresas é adotar táticas de experiência do cliente no dia a dia, mesmo antes de eles se tornarem efetivamente clientes. 

Por exemplo, as corporações costumam parabenizar o público em seu aniversário e presenteá-lo com um cupom de desconto. Aqui vale a pena ter mensagens simples e reais para mandar pelo canal preferido do cliente, seja SMS, e-mail, whatsapp e outras mídias sociais. Com essa tática, eles criam uma relação com o cliente e garantem uma venda em uma data propícia para compra.

 

  • Personalize sua comunicação 

Conectado com o tópico anterior, a personalização da comunicação é uma estratégia poderosa que pode ser adotada em todas as etapas do processo de compra e bastante aplicada pelas corporações de sucesso.

Chamar o cliente pelo nome, sugerir produtos com base em compras anteriores e enviar comunicações durante a fase de entrega e pós-venda, buscando obter feedback do cliente, são práticas que geram um sentimento de cuidado e atenção individualizada. Essa abordagem fortalece o relacionamento com o cliente, aumenta a fidelidade e, consequentemente, as chances de retorno para novas compras.


  • Foque em seu diferencial 

Ao invés de tentar abraçar várias frentes ao mesmo tempo, é essencial que as pequenas e médias empresas identifiquem e foquem naquilo que as tornam únicas das demais. 

Isso se evidencia pois, ao compreender e destacar seus pontos fortes, é possível construir argumentos de vendas mais efetivos e atrair o público certo para o negócio. Dessa maneira, concentrar-se em seu diferencial permite que as PMEs se posicionem de forma clara no mercado, atraindo clientes que buscam especificamente o que elas oferecem de melhor.


  • Promova uma boa relação entre frente de loja e estoque 

Muitas PMEs podem ter grande dificuldade em manter os registros atualizados por serem gerenciados por poucas pessoas ou até mesmo uma. Todavia, esse é um ponto que deve ser levado em consideração, com o objetivo de implementar ferramentas eficientes para a gestão do estoque, evitando prejudicar as operações e, consequentemente, a satisfação do cliente.

Isso porque, sem o devido controle nesse sentido, a empresa pode perder oportunidades de vendas e promoções, impactando na experiência do cliente no site. Por exemplo, quando  não há mais estoque de um, mas ele se encontra disponível online, ou até mesmo ter uma quantidade de produtos maior do que o imaginado, gerando custos indevidos. 

Leia também: Como se preparar para picos de vendas?


  • Priorize a etapa de entregas 

A qualidade e a eficiência das entregas têm um impacto significativo nas experiências dos clientes, afinal no e-commerce, essa é a única interação direta que a empresa tem com o consumidor. 

Dessa maneira, além de oferecer produtos de qualidade a preços competitivos, é primordial garantir que os pedidos sejam entregues dentro do prazo combinado e sem avarias. 

Outra dica valiosa que grandes varejos ensinam é proporcionar uma variedade de opções de entrega, pois os clientes apreciam poder escolher a modalidade que melhor se adapta às suas necessidades e preferências.

Ah, não esqueça de ter uma boa estratégia de logística reversa, que consiste no conjunto de processos relacionados ao retorno de um produto ao e-commerce, nos casos de troca e devolução pelo consumidor, fazendo o caminho inverso ao da entrega da encomenda.

 

Prepare-se para alcançar um patamar de sucesso sustentável

O crescimento significativo das vendas online requer que as PMEs estejam atentas a essa tendência e ao comportamento do consumidor digital. Sendo assim, para competir lado a lado com os grandes varejistas, é imprescindível se adaptar às demandas e preferências do mercado, aproveitando sua flexibilidade e agilidade para ganhar destaque no mundo online.

Lembre-se: o sucesso não é determinado pelo tamanho da sua loja online, mas sim pela sua capacidade de aprender, inovar e colocar o cliente no centro das decisões. Com a abordagem correta e a aplicação inteligente das lições aprendidas com grandes empresas, o seu negócio tem todas as condições para aumentar os lucros e prosperar neste cenário competitivo. Além disso, contar com fornecedores de confiança é fundamental para garantir a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

 

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