Black Friday: especialistas da Total Express compartilham 7 maneiras de vender melhor - Total Express
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Black Friday: especialistas da Total Express compartilham 7 maneiras de vender melhor

23 / 11 / 2023 | Black Friday

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A Black Friday é uma das melhores datas para o varejo nacional. É uma ótima oportunidade para impulsionar suas vendas e, ao mesmo tempo, encantar os clientes, suprindo suas demandas.

No Brasil, segundo dados da  Neotrust, estima-se que as vendas no período aumentem 12%, em comparação com o ano de 2022. A expectativa é alcançar R$ 6,92 bilhões em movimentações na data.

E a Total Express entende bem os desafios e demandas da Black Friday! Hoje trouxemos 7 dicas imperdíveis de nossos especialistas, que vão ajudá-lo nesse momento.

Quais os principais desafios enfrentados no período de Black Friday

Fato é que a Black Friday, ainda que seja uma das melhores datas do varejo nacional e internacional, gera muitos desafios para os gestores.

Alguns dos principais desafios que nossos especialistas identificam e que você pode identificar agora e saber como manejá-los. São eles:

  •   Gerenciamento de produtos: um dos desafios é fazer a identificação de quais produtos possuem maior demanda na Black Friday e poderão esgotar mais rapidamente; 
  • Controle de estoque: não controlar bem o estoque pode levar a problemas como disponibilizar itens já esgotados e, depois, precisar cancelar a venda ou postergar o prazo de entrega, prejudicando a satisfação do consumidor; 

  •  Monitoramento em tempo real: outro desafio é manter-se monitorando todos os pontos críticos do seu e-commerce em tempo real a partir do primeiro minuto de ofertas. Isso passa para questões de segurança, monitoramento de estoque, controle de fraude, otimização do tráfego do site, tempo de atendimento, entre outros; 

  • Processamento dos pedidos: o alto volume de pedidos feitos simultaneamente pode gerar demora e eventuais falhas no processamento de pedidos. E se o software utilizado não comportar esse aumento, as chances de indisponibilidade serão altíssimas; 
  • Planejamento estratégico: uma Black Friday eficiente começa a ser planejada no final da data do ano anterior. Se você ainda não começou a olhar para isso, é importante rever o seu planejamento para o ano que vem.

7 maneiras para gerar mais vendas na Black Friday

Nosso time de especialistas separou sete dicas imperdíveis para gerar mais vendas e contornar os principais desafios encontrados na Black Friday. Com elas, seu negócio terá os melhores resultados nesta data.

1. Tenha um bom planejamento

A palavra-chave é ‘planejamento’. A Black Friday se resume em quão bem a empresa consegue se planejar para atender essa enxurrada de pedidos.” – Luis França, Head Comercial da Total Express.

O planejamento de uma Black Friday de sucesso começa já em novembro do ano anterior. Nesse momento, considere questões tais como:

  • conferir se as soluções conseguem atender o aumento no volume de demanda;
  • conferir se os estoques estão voltados para o dimensionamento adequado para esse momento;
  • medir ao  aumento no volume de vendas no período;
  • planejar o treinamento dos times para fazer um atendimento excelente.
  • dimensionar o tráfego do site;

«Olhem para os seus sistemas, é necessário que os sistemas estejam prontos para não colapsarem, pois os sistemas mais do que quintuplicam, porque as trocas de informações são muito maiores no período de Black Friday.» – Eduardo Peixoto – Vice-Presidente Comercial da Total Express.

2. Faça uma promoção atrativa

Lembre-se da transparência. Muitos compradores fazem o monitoramento dos preços de itens que desejam comprar durante todo o ano e sabem identificar quando há uma “promoção fake”. Não prejudique o nome da sua empresa nesse momento.

Evite processos como aumentar o preço e voltá-lo para o patamar depois. Não queira que seu cliente o classifique como um membro da “Black Fraude”. Promova descontos genuínos.

3. Tenha um estoque suficiente

Muitas vezes, o número de vendas de um produto pode ser três vezes mais do que o fluxo em outros momentos do ano. Antecipar esse aumento de demanda e ir aumentando o estoque gradualmente ao longo do ano é fundamental.

É comum que os fornecedores não consigam atender o aumento de demanda tão próximo da data, já que diversos compradores estão solicitando também itens para atender seus estoques.

4. Tenha uma boa comunicação

Forneça canais de comunicação que facilite a troca de informações com seu cliente. Isso passa desde criar um marketing focado para esse momento, caprichando, inclusive, na pré-Black Friday a, também, potencializar o trabalho do suporte.

Principalmente se você está começando, é fundamental mostrar que seu negócio está preparado para esse momento e começar a captar a atenção dos clientes. Tenha uma estratégia dedicada a esse momento.

5. Priorize um atendimento de qualidade

“Seu cliente vai precisar de informação, então não adianta você ter um bom planejamento, estoque, contar com parceiros como a Total Express para vender seu produto Brasil afora, mas não ter um bom atendimento.” – Luis França – Head Comercial

Muitas pessoas podem ter dúvidas no processo de compra, precisando de suporte para saber mais sobre prazos de entrega, funcionamento dos itens, entre outros pontos. O volume de atendimentos aumenta significativamente e demora ou problemas podem provocar o afastamento dele e ir atrás dos concorrentes.

Para isso, contrate profissionais temporários para suprir esse aumento e, também, treine-os. Para dúvidas mais simples, contar com bots pode agilizar, também, a tirada de dúvidas.

6. Entenda o funcionamento das compras múltiplas

Muitos dos seus clientes vão comprar vários itens em sua loja e em outros espaços, que contarão com o mesmo embarcador. Se a sua integração está bem ajustada, enviando a quantidade correta de múltiplos é possível que a transportadora faça o processo com maior fluidez e agilidade para o cliente.

«É importante ter uma expedição bem ajustada porque a gente sabe o volume aumenta, então a carga tem que estar expedida para que empresa que vai transportar não perca tempo ali na coleta. Muitas vezes essa coleta, ela é compartilhada, por conta disso, é necessário entender bastante do múltiplo. É um momento do ano que o consumidor compra vários itens, às vezes do mesmo embarcador. Então muito cuidado. Vê se a sua integração está bem ajustada para mandar o arquivo com a quantidade correta de múltiplos.» – Marcus Tadim – Gerente Regional da Total Express

7. Conheça as limitações do seu negócio

Outro problema comum é tentar dar um passo além do que o seu negócio é capaz. Quanto mais você conhecer suas limitações no momento, saberá como manejar os riscos de forma geral e identificar até onde pode ir.

É fundamental saber o que é possível expedir e o prazo adequado. Muitas vezes, é melhor disponibilizar um dia a mais de entrega para o cliente do que tentar sobrecarregar o time de expedição e acontecerem falhas graves no processo.

“É estar preparado para surpresas e deixar o time todo conectado, porque é certo que problemas vão acontecer e a diferença está na capacidade da resolução de problemas […] é essa a diferenciação que a gente vê dos grandes e-commerces, que conseguem crescer e se adaptar, conseguem ser flexíveis e continuar encantando o consumidor independente da época do ano.” – Eduardo Peixoto, Vice-Presidente Comercial da Total Express  

Otimizando a Eficiência Logística: Estratégias Inovadoras na Mitigação de Não Conformidades de Endereços

No contexto da gestão de não conformidades, destacamos que 60% das ocorrências relacionadas a endereços incorretos são eficazmente abordadas internamente. Utilizamos a plataforma de dados denominada «data tex» como nossa principal base, empregando tecnologia avançada para desenvolver algoritmos que identificam lacunas em endereços, como falhas no logradouro.

A Total Express utiliza o histórico de entregas anteriores que já estão registradas dentro da base e realiza essas correções automaticamente, para que as conformidades apresentem uma redução notável nesses períodos de grandes volumes de entregas. É uma abordagem pensada para aprimorar a eficiência operacional e serve para minimizar sua intervenção como embarcador ou cliente.

«Essa capacidade de correção automática reflete a robustez de nossos processos, contribuindo significativamente para a excelência em nossa cadeia logística» – Marcus Tadim, Gerente Regional da Total Express.

Conte com a solução Smart Label da Total Express para auxiliar seu comércio na Black Friday

E para atender às suas demandas e chegar com todo o potencial de sucesso na Black Friday, conte com a solução Smart Label, da Total Express, que pode ser utilizada nos mais diferentes segmentos. É uma tecnologia de etiqueta inteligente simples, mas que vai revolucionar seu processo logístico.

Ao fazer sua venda e gerar a etiqueta para embarcação, é possível já colocar na sua etiqueta todas as informações da Danfe simplificada e dados que serão utilizados no processo de rastreamento.

Com isso, não é preciso fazer novas etiquetagens no momento da coleta pela transportadora, reduzindo chances de falhas e agilizando ainda mais o processo de entrega e que fazem a diferença no processo de satisfação do cliente e encantá-lo!

Entre em contato e saiba mais sobre como adotar a Smart Label em seu negócio ainda a tempo da Black Friday!

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